Artigos sobre Marco
Preços dos importados aumentaram 1,8% em Março
Os preços dos produtos importados aumentaram 1,8% em março de 2024, valor superior em 1,4 pontos percentuais (p.p.) face ao registado no mês anterior, segundo revelou hoje o INE.
O março das nossas vidas
1. «Não tinha tempo para viver como as minhas colegas. Quando as aulas terminavam tinha de correr para casa para fazer a janta para os meus irmãos. Os nossos pais tinham emigrado e eu tinha de cuidar dos mais novos. Acabei o curso muito mais tarde, porque tinha a responsabilidade pelos meus irmãos». «Primeiro, a minha tarefa começou por ser limpar a casa de banho. Depois, também fiquei responsável por limpar a cozinha. Quando todos terminavam de almoçar, eu tinha de lavar a loiça e arrumar tudo. Quando a minha irmã mais velha foi estudar, fiquei eu com as tarefas dela. Pouco a pouco, as tarefas domésticas iam aumentando, até ficar responsável pela janta do meu pai. Tinha dois irmãos machos, mas a eles não lhes eram dadas estas tarefas». «Eu era melhor aluna, mas os meus pais não podiam suportar os custos escolares dos dois e por isso decidiram que o meu irmão é que devia ir estudar. Sei que seria uma grande médica, mas a vida não permitiu. Agora tenho a minha família e não penso mais nisso. Trabalho para que todos os meus filhos possam estudar».
Março, Mês da Mulher – Mulheres empreendedoras Luísa Lobo uma vida, vários “ramos”
Rosto conhecido do activismo social e ambiental e de múltiplas iniciativas de solidariedade, Maria Luísa Lobo foi, durante muitos anos, Presidente da Fundação das Aldeias SOS em Cabo Verde. Foi também quem lançou um projecto de plantação de árvores fruteiras nas cidades, que se tornou mediático, cativou seguidores e hoje é repercutido por várias pessoas. Mas para lá do seu “rosto” mais visível, é uma empresária de sucesso, dona da Tipografia Santos, uma empresa de referência no sector, em Cabo Verde.
Mulheres que desafiam normas e conquistam espaço
No mês dedicado à celebração e reconhecimento das conquistas femininas, o Expresso das Ilhas recolheu trajectórias inspiradoras de mulheres que desafiam estereótipos e moldam o cenário da igualdade de género em sectores muitas vezes considerados atípicos para o feminino. Nesta reportagem, destacamos histórias marcantes de mulheres que conquistaram seus lugares no mercado de trabalho.
Março e o chefe de família que não quer partir
Março deixou-nos, discretamente, depois de comemorações que colocaram a mulher no primeiro plano das notícias e discussões. Até ao próximo ano querido Março, na expectativa de inovações nas comemorações e arejamento nos discursos, sob pena de se instalar a sensação de mais do mesmo, ou seja, não vale a pena irmos escutar quase sempre as mesmas pessoas e os mesmos dizeres.
Cotação do Brent para entrega em Março sofre forte queda
A cotação do barril de petróleo Brent para entrega em Março continuou hoje a sua descida no mercado londrino de futuros, com uma forte desvalorização de 5,18%, que a colocou nos 77,84 dólares, próximo do mínimo de 2022.
Março, mês da mulher (no Desporto) – III
Neste último artigo que abordo o tema do empoderamento feminino e aumento da sua participação no Desporto, referirei-me ao conjunto de iniciativas e atividades válidas e com provas de sucesso para este objetivo.
Março Mês do Teatro assinalado com actuação de diversos grupos
O Março Mês do Teatro leva ao palco vários grupos de teatro. Existe uma programação diversificada a ser implementada em vários pontos do país.
Março, mês da mulher (no Desporto) – II
No seguimento do artigo da semana passada sobre a importância do desporto na promoção da igualdade de género, irei fazer uma reflexão sobre os estereótipos em relação à participação e liderança da mulher no ecossistema desportivo.
Março, mês da mulher (no Desporto) - I
Estamos a assinalar o mês da mulher a nível internacional. Nesta e nas próximas semanas realizarei um conjunto de reflexões sobre o papel do Desporto no incentivo de políticas de igualdade de género. Um dos objetivos da política de desenvolvimento é aproveitar o poder do desporto e exercê-lo da forma eficaz. Esta política também tem o objetivo de criar oportunidades de desenvolvimento pessoal para pessoas de todas as idades e reforçar a coesão social.
Debate com ministro da Juventude e Desporto marca sessão que arranca quarta-feira
O debate com o ministro Adjunto do Primeiro Ministro para a Juventude e Desporto, Carlos Monteiro, marca a primeira sessão parlamentar do mês de Março, que arranca esta quarta-feira.
Selecção de Cabo Verde com três jogos amigáveis em Março
A selecção nacional de futebol tem agendados, para finais do mês de Março, três jogos amigáveis, confirmou o presidente da Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF).
Março em mulher-beleza
O mês de Março é das mulheres.É. Contudo nunca o senti como desta vez.
Núcleo Associação Cabo-Verdiana de Luta Contra o Cancro criado na ilha do Maio
Associação Cabo-Verdiana de Luta Contra o Cancro quer criar um núcleo da associação na ilha do Maio.
Preços sem variação em relação ao mês passado
Taxa de inflação não sofreu qualquer alteração entre Fevereiro e Março. Já a variação homóloga foi de 1,6%.
Medidas fiscais estipuladas pelo governo não abrangem calendário fiscal de Março
Obrigações fiscais relativas a Março devem ser cumpridas. Medidas de alívio fiscal, ainda não foram regulamentadas, e só deverão ser válidas a partir de Abril.
Destaques da edição 955
Nesta edição, o Expresso das Ilhas destaca o coronavírus e o fecho temporário de Cabo Verde. Há a entrevista com o ministro da saúde, Arlindo do Rosário: “As crises devem ser aproveitadas como oportunidade para crescermos”.
Destaques da edição 953
Nesta edição, o Expresso das Ilhas destaca a entrevista com Ulisses Correia e Silva, por ocasião do XII Congresso do MpD: “Estar na política é uma missão de serviço ao país, o partido é apenas um instrumento”.
A psicologia do erro
Podia começar a crónica desta forma: para nós outros a alegoria é um erro estético. Meu primeiro propósito foi escrever «a alegoria não é outra coisa que um erro da estética», mas logo notei que a sentença comportava uma alegoria.
Testemunho “O ambiente das aldeias SOS é verdadeiramente familiar”
A história de Marco, hoje líder dos jovens das Aldeias SOS, não é igual a nenhuma outra, pois cada caso é, como se costuma dizer, um caso. Mas tem semelhanças com a de muitos outros meninos que por aí passaram e permite conhecer, pelos olhos de um ex-interno, o funcionamento desta ONG. Marco nasceu em Lém-Ferreira, na cidade da Praia, em 1989. Era o segundo filho da parte da mãe, primeiro do lado do pai.
mais