Conforme os dados divulgados, os índices subjacente e volátil na importação aumentaram em 1,7% e 2,3%, respectivamente, relativamente ao mês anterior.
O aumento de preços foi observado em "Bens de Consumo" (2,6%), impulsionado pelos preços mais altos de "produtos alimentares transformados" (4,3%).
Por outro lado, houve uma diminuição de preços em "Bens Intermédios" (-1,6%), principalmente devido à queda nos preços de "produtos transformados para a construção" (-1,1%).
Em termos homólogos, os índices de preço da importação aumentaram 7,5% em relação a Março de 2023.
Já o índice de preços nas exportações aumentou 1,4% relativamente ao mês anterior, com o índice subjacente aumentando 1,9% e o volátil diminuindo 0,4%, conforme a mesma fonte.
Em termos homólogos, a taxa de variação do índice de preços das exportações foi de 16,7%, com aumentos significativos nos índices subjacente (19,8%) e volátil (7,9%).
O Índice de Termos de Troca (ITT) registou uma diminuição de 0,5% relativamente ao mês anterior, situando-se em 95,4 e em termos homólogos, ficou em 9,4%, destacando a evolução das condições de troca ao longo do último ano.