Preços dos importados diminuíram 0,9% em Junho

PorSheilla Ribeiro,19 jul 2024 10:14

Os preços dos produtos importados diminuíram 0,9% em Junho de 2024, valor inferior em 1,4 pontos percentuais (p.p.) face ao registado no mês anterior, segundo revelou hoje o INE.

Nos dados do Índice de Preços do Comércio Externo, o Instituto Nacional de Estatísticas aponta que em Junho de 2024, o índice de preços da importação situou-se em 140,3, tendo registado um decréscimo de 0,9% relativamente ao mês anterior.

Os índices subjacente e volátil na importação registaram ambos decréscimos de 0,9%, face ao registado no mês anterior.

Segundo o documento, o aumento dos preços ocorreu nas seguintes categorias “Bens de Consumo” (4,6%)justificada com a subida dos preços de “Produtos alimentares primários” (1,4%).

Por outro lado, a diminuição dos preços ocorreu nas categorias “Bens Intermédios” (-4,3%) explicada, essencialmente, com a descida dos preços de “Produtos transformados para a construção” (-6,3%); “Bens de capital” (-3,2%): devido à descida de preços de “máquinas” (-2,9%) e “Combustíveis” (-3,1%): prende-se com a descida da única subcategoria, denominada “Combustíveis” (-3,1%).

“Os índices de preço da importação aumentaram 3,9%% relativamente ao mês de Junho de 2023; comparativamente ao mês de Junho de 2023, os índices subjacente e volátil na importação aumentaram 3,4% e 5,0%, respectivamente”, lê-se.

Índices de Preços da Exportação

No mês de Junho de 2024, o índice de preços nas exportações situou-se em 134,8, correspondendo a um decréscimo de 0,3% face ao mês anterior.

Ainda segundo o INE, os índices subjacente e volátil na exportação registaram decréscimos de 0,2% e 0,9%, respectivamente, face ao registado no mês anterior.

Em Junho de 2024, a taxa de variação homóloga do índice de preços das exportações fixou-se em 17,1%; comparativamente ao mês de Junho de 2023, os índices subjacente e volátil na exportação aumentaram 21,4% e 4,7%, respectivamente.

Índices de Termos de Troca

No mês de Junho de 2024, o Índice de Termos de Troca (ITT) situou-se em 96,1, registando- se um aumento de 0,6%, comparativamente ao mês anterior; em termos homólogos, o Índice de Termos de Troca (ITT) fixou-se em 12,7%.

Autoria:Sheilla Ribeiro,19 jul 2024 10:14

Editado porAndre Amaral  em  7 set 2024 22:20