Exportações e importações aumentam em Julho de 2023

PorSheilla Ribeiro,6 set 2023 9:07

Os dados provisórios do Comércio Externo relativos ao mês de Julho de 2023, indicam um acréscimo das Exportações de (36,0%), bem como o aumento das importações em 24,3% em comparação ao mês de Julho de 2022.

Segundo avançou hoje o INE, no mês de Julho de 2023, as exportações de Cabo Verde totalizaram 490 mil contos, correspondendo a um aumento de 129 mil contos (36,0%), face ao mês homólogo.

A Europa continua sendo o principal cliente de Cabo Verde, absorvendo cerca de 95,4% do total das exportações cabo-verdianas.

O INE informa que a Espanha lidera o ranking dos principais clientes de Cabo Verde na zona económica europeia, representando (64,8%) no mês de Julho de 2023. Itália ocupa o segundo lugar na estrutura das exportações (17,5%).

Ainda, no mês em análise, Portugal, no terceiro lugar, registou um decréscimo de 7,1 p.p. (19,5 para 12,5%) e os Estados Unidos da América estão na quarta posição, com (3,1%).

De acordo com a mesma fonte, entre os produtos exportados por Cabo Verde no mês de Julho de 2023, os preparados e conservas de peixes lideram o ranking com (80,0%), os vestuários ocupam o segundo lugar com (6,0%), e os calçados a terceira posição com (5,5%), em relação ao registado no mesmo mês do ano anterior.

Relativamente às importações, o continente europeu continua a ser o principal fornecedor de Cabo Verde, com um peso de (71,5%) do montante total, seguido da Ásia/Oceânia (16,0%), da América (8,4%), do Resto do Mundo (2,2%) e da África (1,8%).

Os dados do INE apontam que Portugal lidera entre os fornecedores de Cabo Verde, com um peso de 40,7% (10,6 p.p. inferior em relação ao mesmo mês do ano anterior), seguido de Espanha, Brasil e China, com respectivamente, (8,5%), (6,7%) e (6,6%) do total das importações.

Os dez principais produtos importados atingiram (56,3%) do montante total das importações de Cabo Verde (contra os 55,0% alcançados por esses mesmos produtos no mês homólogo).

Os produtos mais importados foram reactores e caldeiras (8,5%), veículos automóveis (7,5%), cimentos (4,2%), e leite e lacticínios (3,7%).

Quanto às importações por grandes categorias de bens mostram que, no mês de Julho de 2023, todas as categorias de bens evoluíram positivamente em relação ao mesmo mês de 2022: os bens de capital (77,0%), bens de consumo (21,0%), os combustíveis (20,3%) e os bens intermédios (18,3%).

Já os Bens de Consumo continuam a ser a principal categoria económica de bens importados por Cabo Verde, com 45,9%, seguido dos Bens Intermédios (30,8%), Combustíveis (12,5%) e Bens de Capital, com (10,8%) do total das importações, face ao mês de Julho de 2022.

Autoria:Sheilla Ribeiro,6 set 2023 9:07

Editado porAndre Amaral  em  2 mai 2024 23:28