Preços dos produtos importados aumentaram 0,3% em Setembro de 2022

PorDulcina Mendes,24 out 2022 11:08

O índice de preços da importação situou-se em 118,7, tendo registado um acréscimo de 0,3% relactivamente ao mês anterior. Esses dados são resultados do índice de preços do comércio externo referente ao mês de Setembro de 2022, divulgados hoje, pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE).

Segundo o INE, os índices subjacente e volátil na importação registaram, igualmente, variações de 0,3%, em relação ao mês anterior.

O INE indicou que esse aumento dos preços ocorreu nas seguintes categorias de grupo como “Bens de Consumo” (0,6%), que se justifica com a subida dos preços de “produtos alimentares primários” (4,0%), nos “Bens de capital” (1,4%), que se deveu à subida de preços de “automóveis para uso particular” (6,8%) e “Combustíveis” (0,9%) que corresponde ao aumento registado pela única subcategoria denominada “Combustíveis”.

Por outro lado, mostrou que houve diminuição na categoria “Bens Intermédios” (-1,9%), explicando-se, essencialmente, pela descida dos preços registada na subcategoria “produtos transformados para a carpintaria” (-24,2%).

Em Termos homólogos, o INE apontou que os índices de preço da importação aumentaram 20,5%, relativamente ao mês de Setembro de 2021.

E comparativamente ao mês de Setembro 2021, os dados mostram que os índices subjacente e volátil na importação registaram acréscimos de 20,4% e 20,8%, respectivamente.

Quanto aos índices de preços da exportação, a mesma fonte indicou que no mês de Setembro de 2022, o índice de preços nas exportações situou-se em 106,0 correspondendo a um acréscimo de 1,1% face ao mês anterior e que em Setembro de 2022, o índice subjacente e o volátil na exportação registaram um acréscimo de 1,4% e 0,1% respectivamente, face ao registado no mês anterior.

Em Termos homólogos, em Setembro de 2022, conforme indicou a taxa de variação homóloga do índice de preços das exportações fixou-se em 6,8% e comparativamente ao mês de Setembro de 2021, os índices subjacente e volátil na exportação aumentaram 7,7% e 4,0% respectivamente.

Relativamente aos índices de termos de troca, no mês de Setembro de 2022, o Índice de Termos de Troca (ITT) situou-se em 89,3 registando-se um aumento de 0,8%, comparativamente ao mês anterior;

E em termos homólogos, o Índice de Termos de Troca (ITT) registou variação de -11,4%.

Autoria:Dulcina Mendes,24 out 2022 11:08

Editado porAndre Amaral  em  14 jul 2023 23:28