Preços dos importados aumentaram 2% em Dezembro

PorSheilla Ribeiro,23 jan 2023 9:42

Os preços dos produtos importados aumentaram 2,0% em Dezembro de 2022, valor superior em 0,9 pontos percentuais (p.p.) face ao registado no mês anterior, segundo dados do Instituto Nacional de Estatísticas (INE).

Conforme o estudo do INE, em Dezembro de 2022o índice de preços da importação situou-se em 124,2, tendo registado um acréscimo de 2,0% relativamente ao mês anterior. Já os índices subjacente e volátil na importação registaram acréscimo de 2,1% e de 1,7% respectivamente, face ao registado no mês anterior.

O aumento dos preços ocorreu nas categorias “Bens de Consumo” (0,4%) justificada com a subida dos preços de “produtos alimentares primários” (4,5%) e “Bens Intermédios” (6,4%) explicada, essencialmente, com a subida dos preços de “produtos transformados para a construção” (11,0%).

Também houve um aumento na categoria “Combustíveis” (2,5%) devido a subida da única subcategoria, denominada “Combustíveis” (2,5%).

Em contrapartida, houve uma descida na categoria “Bens de capital” (-3,8%)devido à descida dos preços de “máquinas” (-4,6%).

Em Termos homólogos, a mesma fonte refere que os índices de preço da importação aumentaram 20,4%, relativamente ao mês de Dezembro de 2021, enquanto os índices subjacente e volátil na importação registaram acréscimos de 19,8% e 22,1%, respectivamente.

No período em análise, o índice de preços nas exportações situou-se em 111,7, correspondendo a um acréscimo de 2,9% face ao mês anterior

“Em Dezembro de 2022, os índices subjacente e volátil na exportação registaram acréscimos de 3,9% e de 0,2% respectivamente, face ao registado no mês anterior”, lê-se no comunicado do INE.

Em Termos homólogos, a mesma fonte informa que em Dezembro, a taxa de variação do índice de preços das exportações fixou-se em 11,2%.

Comparativamente ao mês de Dezembro de 2021, os índices subjacente e volátil na exportação aumentaram 9,9% e 15,0% respectivamente.

Quanto aos índices de Termos de Troca, o INE aponta que situou-se em 90,0 registando-se um aumento de 0,8%, comparativamente ao mês de Novembro e que em termos homólogos, fixou-se em -7,4%.

Autoria:Sheilla Ribeiro,23 jan 2023 9:42

Editado porAndre Amaral  em  13 out 2023 23:28