Preços dos produtos importados aumentaram 3,1% em Março de 2022

PorSheilla Ribeiro,22 abr 2022 10:00

Em Março de 2022 o índice de preços da importação situou-se em 109,7 tendo registado um acréscimo de 3,1% relativamente ao mês anterior, segundo o Instituto Nacional de Estatísticas.

De acordo com os dados do Índice de Preços do Comércio Externo, os índices subjacente e volátil na importação registaram acréscimo de 2,6% e de 4,3% respectivamente, face ao registado no mês anterior.

O aumento dos preços ocorreu em todas as categorias de grupo “Bens de Consumo” (3,5%) justificada pela subida de preços de produtos alimentares primários (3,3%); “Bens Intermédios” (1,6%), explicada, essencialmente, com a subida dos preços de “produtos transformados para construção” (3,3%); “Bens de capital” (3,5%) justificada pela subida de preços de “automóveis para uso particular” (10,2%) e “Combustíveis” (3,3%), justificada com a subida da única subcategoria denominada “Combustíveis” (3,3%).

O INE informa que os índices de preço da importação aumentaram 18,9%, relativamente ao mês de Março de 2021. Já os índices subjacente e volátil na importação registaram acréscimos de 18,2% e 21,0%, respectivamente, em comparação ao Março de 2021.

Quanto às exportações, os dados mostram que no mês de Março de 2022, o índice de preços situou-se em 102,7 correspondendo a um acréscimo de 0,5% face ao mês anterior;

Em Março de 2022 o índice subjacente na exportação registou acréscimo de 0,7% e o volátil decresceu 0,1%, face ao registado no mês anterior.

Em termos homólogos, a taxa de variação de preços das exportações fixou-se em 5,1%, enquanto os índices subjacente e volátil aumentaram 6,1% e 2,4% respectivamente, comparativamente ao mês de Março de 2021.

No que tange aos Índices de Termos de Troca, no mês de Março de 2022 situou-se em 93,6 registando-se uma diminuição de 2,5%, comparativamente ao mês anterior. Já em termos homólogos fixou-se em -11,6%.

Autoria:Sheilla Ribeiro,22 abr 2022 10:00

Editado porA Redacção  em  4 jan 2023 23:28