Comércio externo regista acréscimo nas exportações na ordem dos 13,3%

Os dados provisórios do comércio externo relativos ao mês de Outubro de 2022 indicam um acréscimo das exportações na ordem de 13,3% relativamente ao registado em Outubro de 2021, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatísticas (INE).

Os dados indicam que as importações aumentaram 48,2% face ao mês de Outubro de 2021, tendo sido registada uma diminuição das reexportações em 34,0%, aumento do deficit da balança comercial em 51,5% e decréscimo da taxa de cobertura em 2,1 pontos percentuais (p.p.) comparativamente ao mesmo período do ano passado.

No mês de Outubro de 2022, as exportações de Cabo Verde totalizaram 585 mil contos, correspondendo a um aumento de 69 mil contos (13,3%), face ao mês homólogo. A Europa continua a ser o principal cliente de Cabo Verde, absorvendo cerca de 89,3% do total das exportações cabo-verdianas.

A Espanha lidera o ranking dos principais clientes de Cabo Verde na zona económica europeia, representando 50,1% no mês de Outubro de 2022, seguido da Itália que ocupa o segundo lugar na estrutura das exportações com 19,8%, Portugal no terceiro lugar com 18,9% e em quarta posição os Estados Unidas da América com 10,5%.

O documento refere que no mês de Outubro de 2022, os produtos mais exportados por Cabo Verde foram os preparados e conservas de peixes, representando 61,8%, os vestuários ocupam o segundo lugar 10,9% e os peixes crustáceos e moluscos a terceira posição, com 9,1%.

Em relação às importações, os dados revelam que o continente europeu continua a ser o principal fornecedor de Cabo Verde, com um peso de 74,0% do montante total, seguido de Ásia/Oceânia com 17,8%, América 5,7%, África 1,4% e do Resto do Mundo 1,1%.

O INE indica ainda que Portugal lidera entre os fornecedores de Cabo Verde, com 41,4% do total, (5,4 p. p. inferior em relação ao mesmo mês do ano anterior), seguido de Espanha 10,2%, Índia 8,2%, Países Baixos e Bélgica 7,5%.

Já os dez principais produtos importados, atingiram 52,9% do montante total das importações de Cabo Verde (contra os 53,8% alcançados por esses mesmos produtos no mês homólogo).

De acordo com os dados do INE, os produtos mais importados foram os combustíveis correspondendo a 20,6%, os reactores e caldeiras 5,3%, máquinas e motores 5,2%, carnes e miudezas comestíveis 4,4%, ferro e suas obras 3,7% e os veículos automóveis 3,1%.

Por outro lado, as importações por grandes categorias de bens mostram que no mês de Outubro de 2022, todos os bens evoluíram positivamente em relação ao mesmo mês de 2021.

O INE esclarece ainda que os bens de consumo continuam a ser a principal categoria económica de bens importados por Cabo Verde, com 44,7%, seguidos dos bens intermédios com 26,6%, combustíveis com um peso de 20,6% e bens de capital com 8,1% do total das importações.

Autoria:Edisângela Tavares (Estagiária),30 nov 2022 11:04

Editado porSara Almeida  em  22 ago 2023 23:28