​Exportações aumentaram 18,1% no mês de Fevereiro de 2023 face ao mesmo período de 2022

PorEdisângela Tavares,31 mar 2023 9:56

Os dados provisórios do Comércio Externo relativos ao mês de Fevereiro de 2023 indicaram um aumento das Exportações na ordem de 18,1 por cento (%) relativamente ao mesmo período de 2022, anunciou o Instituto Nacional de Estatísticas (INE).

Conforme uma nota de imprensa do INE, no mês de Fevereiro, as exportações de Cabo Verde totalizaram 475 mil contos, correspondendo a um aumento de 73 mil contos,18,1%, face ao mês homólogo. A Europa, continua sendo o principal cliente de Cabo Verde, absorvendo 91,0% do total das exportações.

Segundo os dados, a Espanha lidera o ranking dos principais clientes de Cabo Verde na zona económica europeia, representando 56,9% no mês de Fevereiro, tendo diminuído 21,6 p.p. face ao mês homólogo de 2022. Portugal ocupa o segundo lugar na estrutura das exportações com percentagem de 18,7%, um aumento de 6,8 p.p. A Itália está no terceiro posto com 14,9% e os Estados Unidos em quarta posição com 8,0%.

Os produtos mais exportados por Cabo Verde foram os preparados e conservas, que lideram o ranking com 65,0%, diminuindo 20,2 p.p., os vestuários ocupam o segundo lugar 11,1%, aumentando 6,2 p.p., e os calçados a terceira posição com 7,6%, aumentando 3,0 p.p. em relação ao registado no mesmo mês do ano anterior.

O continente europeu é o principal fornecedor de Cabo Verde, com um peso de 72,3% do montante total, seguido da Ásia/Oceânia com o peso de 16,0%, América com 8,3%, do Resto do Mundo 2,1% e da África 1,3%. Portugal lidera entre os fornecedores de Cabo Verde, com 46,3% do total das importações, com um aumento de 3,7 p.p. em relação ao mesmo mês do ano anterior, seguido de Espanha com 12,2%, Taiwan 7,2%, Países Baixos 3,7% e China 3,6%.

O INE informou ainda que os dez principais produtos importados, atingiram 53,3% do montante total das importações de Cabo Verde, contra os 48,3% alcançados por esses mesmos produtos no mês homólogo. Os produtos mais importados foram os combustíveis com 15,2%, um aumento de 3,1 p.p., reactores e caldeiras com 6,7%, máquinas e motores com 5,2%, plásticos e suas obras 4,7% e veículos automóveis com 4,4%.

As importações por grandes categorias de bens mostram que, no mês de Fevereiro deste ano, todas as categorias de grupo evoluíram positivamente em relação ao mesmo mês de 2022. Os bens de capital totalizaram 32,6%, os combustíveis 5,9%, os bens intermédios 3,2% e os bens de consumo 0,2%.

Os dados indicaram que os bens de consumo continuam sendo a principal categoria económica de bens importados por Cabo Verde, com um peso de 43,7%, seguido dos bens intermédios, com 32,7%, dos combustíveis, com um peso de 15,2% e bens de capital com 8,4% do total das importações, face ao mês de Fevereiro de 2022.

Autoria:Edisângela Tavares,31 mar 2023 9:56

Editado porAndre Amaral  em  20 dez 2023 23:28