Importações aumentam e exportações diminuem no 3º trimestre de 2022

PorSheilla Ribeiro,31 out 2022 12:09

Dados provisórios do INE mostram que no 3º trimestre de 2022, houve um aumento de importações na ordem de 31,2% e um decréscimo das exportações na ordem de 17,8%, relativamente ao mesmo período de 2021.

A informação foi hoje avançada pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE), através de um comunicado.

“No 3º Trimestre de 2022, as exportações de Cabo Verde totalizaram 1254 mil contos, correspondendo a uma diminuição de cerca de 272 mil contos (- 17,8%) face ao período homólogo”, lê-se.

A Europa continua sendo o principal cliente de Cabo Verde, absorvendo cerca de 93,7% do total das exportações, liderada por Espanha com 56,2% do total das exportações; seguida da Itália com um peso de 20,6% e Portugal com 16,6%.

Os produtos mais exportados por Cabo Verde foram os Preparados e conservas de peixes, (70,5%), os Vestuários (8,0%) e os peixes, crustáceos e moluscos (7%).

Por seu turno, as Importações aumentaram 31,2% face ao 3º Trimestre de 2021 e as reexportações aumentaram 114,5% no mesmo período.

O continente europeu continua a ser o principal fornecedor de Cabo Verde, com 67% do montante total, seguido de Ásia/Oceânia (20,6%), América (8,5%), Resto do Mundo (2,0%) e África (1,9%).

O INE mostra que os produtos mais importados foram Combustíveis (21,9%), ferro e suas obras (5,9%), máquinas e motores (5%), reatores e caldeiras (4,8%) e veiculo automóveis (4,2%).

“As importações por grandes categorias de bens mostram que, no 3º trimestre de 2022, os Bens de Consumo (15,2%), os bens Intermédios (28,0%) e os Combustíveis (124,3%), evoluíram positivamente em relação ao mesmo período de 2021. Os Bens de Capital (-1,8%) evoluíram negativamente em relação ao período homólogo.

De acordo com a mesma fonte, os Bens de Consumo continuam sendo a principal categoria económica de bens importados por Cabo Verde (42,3%), seguido dos Bens Intermédios (28,2%), Combustíveis (21,9%), e Bens de Capital (7,6%) face ao mesmo período de 2021.

No terceiro trimestre de 2022, o deficit da balança comercial aumentou 35,4% e a taxa de cobertura diminuiu em 3,0 pontos percentuais.

Os dados provisórios do Comércio Externo relativos ao mês de Setembro indicam um aumento de 33,5% nas exportações, face ao mês de Setembro de 2021. As importações também aumentaram 9,2%.

Autoria:Sheilla Ribeiro,31 out 2022 12:09

Editado porAndre Amaral  em  22 jul 2023 23:27