Artigos sobre b.leza

Carnaval do Mindelo, Carnaval d’intentaçon
Povo de Sonvicente Boces bem tude Nô bem cabá quess Viçarada dess carnaval d’intentaçon Oh que sabe na munde Oh que sabe na munde

Titina, cantora de B.Léza, Ti Goy e Frank Cavaquim
Faleceu em Setúbal (Portugal), aos 74 anos, a “Menina de Ouro” do Largo John Miller, da Rua do Castilho e do Matadouro Velho, Mindelo, que cantou as Mornas de B.Léza e as Coladeiras de Ti Goy e Frank Cavaquim. Foi nesses dois géneros que Titina Rodrigues fixou o seu repertório.

Dia Nacional da Morna celebrado hoje
Celebra-se hoje, 03 de Dezembro, o Dia Nacional da Morna.

Março em mulher-beleza
O mês de Março é das mulheres.É. Contudo nunca o senti como desta vez.

Gravações inéditas de B. Léza vão ser editadas em livro-disco
Trata-se de um conjunto de acetatos gravados em S.Vicente entre finais dos anos 1940 e princípios dos 1950. O livro-disco será lançado no mês de Dezembro por ocasião do segundo aniversário da classificação da morna como Património Imaterial da Humanidade.

Música : Eutrópio Lima da Cruz recorda compositor Mané Razuedje
“Recordando Mané Razuedje”, a nova obra do investigador cultural Eutrópio Lima da Cruz, traça o percurso de um dos mais genuínos compositores da Boa Vista, conhecido hoje apenas como autor de ‘Avezinha de Rapina’, embora tenha composto mais 17 outras mornas. A obra foi apresentada, no mês de Dezembro, em três localidades da Boa Vista e será lançada proximamente na Cidade da Praia.

Betú e a Morna: “É preciso distinguir os verdadeiros criadores dos meros reprodutores de ideias musicais”
O primeiro aniversário da elevação da morna a Património Imaterial da Humanidade foi o pretexto para uma conversa com um dos mais consagrados compositores contemporâneos de morna. Músico-poeta do Amor, Djarmai e Cabo Verde, Betú fala da sua própria experiência, mas também da história, suas reflexões e escolhas em torno deste “género avançado” de música, que é mais um milagre dos ‘grãozinhos de terra’.

Dia Nacional da Morna, Recordando B.Léza
Francisco Xavier da Cruz (B.Léza) (S. Vicente, 03 de Dezembro de 1905 – 14 de Junho de 1958)

Morna no Expresso das Ilhas
Por ocasião da elevação da Morna a Património Imaterial da Humanidade e para assinalar os 8 anos sem a Cesária Évora, o Expresso das Ilhas reedita os editoriais publicados pelo Dia Nacional da Morna, em 2018, e pela a morte da Cize, em 2011.

Dia Nacional da Morna comemorado com várias actividades
Comemora-se hoje, 3 de Dezembro, o Dia Nacional da Morna. A data será celebrada com várias actividades culturais.

Morna: Alma de um Povo
A colecção Morna: Música Rainha de nôs terra (5 livros + CD) começa a ser distribuída em Cabo Verde pelo Expresso das Ilhas a partir do dia 27 de Novembro e, em Portugal, pelo jornal Público a partir de 29 de Novembro, durante cinco semanas.

Jenifer Solidade no palco do B.leza
Jenifer Solidade regressa sábado ao B.leza, em Lisboa. O concerto de dia 9 está agendado para as 22:30, no espaço das mais famosas noites africanas da capital portuguesa.

Dia Nacional da Morna, o símbolo musical maior da cabo-verdianidade
A nação cabo-verdiana não poderia fechar de melhor forma o ano de 2018, do que a celebrar o primeiro Dia Nacional da Morna, que aconteceu no passado dia 3 de Dezembro e que foi celebrado com concertos musicais um pouco por todo o país.

O contributo de B.Léza para a Morna
O Ministério da Cultura entregou em Março de 2016, na UNESCO, em Paris, o dossiê técnico para a inscrição da morna como candidata a Património Imaterial da Humanidade. A decisão sobre este dossiê será conhecida em Dezembro de 2019. 3 de Dezembro foi o Dia Nacional da Morna.

B.Léza, O Mito
Frank de Nha Rosa ou B.Léza, de seu nome próprio Francisco Xavier da Cruz (São Vicente, 03.12.1905 – 14.06.1958), rapaz de Soncent, mais precisamente, mnine do Lombo, sport de cinema, rascon, jovial, músico e boémio, era um apaixonado pela Inglaterra e pelo Brasil e por tudo o que dali vinha.

Destaques da edição 888
Nesta edição, o Expresso das Ilhas dá destaque ao Dia da Morna, Dia de B.Léza.

Cremilda Medina leva “Folclore” à Portugal
A cantora cabo-verdiana Cremilda Medina vai apresentar o seu primeiro álbum, “Folclore”, em Portugal. Primeiro, nas lojas FNAC e depois, no B.Leza.
mais