Artigos sobre Paulino Vieira
Ministro da Cultura rejeita acusações de Paulino Vieira
O ministro da Cultura, Abraão Vicente, disse esta quinta-feira que a candidatura da morna a património mundial da UNESCO é um “grande ganho” para o país e recusou a existência de histórias falsas no processo.
Abraão Vicente diz que Cesária Évora continua a ser figura incontornável da cultura cabo-verdiana
O Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas fez esta afirmação ontem, quinta-feira, depois da assinatura de protocolo com a Harmonia, quando questionado sobre as declarações que o músico Paulino Vieira fez em Portugal, aquando do seu concerto.
Paulino Vieira diz que sucesso de Cesária condenou a música de Cabo Verde ao extermínio
O músico Paulino Vieira considera que existe uma “farsa” em torno do sucesso de Cesária Évora, promovida por “máfias” que não deixam os outros artistas brilharem, e que reduziu a música de Cabo Verde à morna, condenando-a ao extermínio.
Paulino Vieira no Centro Cultural de Belém
O concerto do dia 20 no CCB, para o qual Paulino Vieira foi o músico escolhido, assinalou o 10º aniversário do projecto “Ao Sul do Mundo”, uma plataforma cultural que trabalha com artistas de vários países - Fausto Bordalo Dias, Selma Uamusse, Conan Osíris, Filipe Sambado, Moullinex, Tristany ou Paulo Flores, entre outros, e que já assegurou a actuação de vários nomes internacionais de peso como a saudosa Elza Soares, Bombino, Anthony Joseph ou Gyedu-Blay Ambolley e Gregory Porter.
Paulino Vieira lançou hoje tema inédito que tocará no Centro Cultural de Belém
O mestre da música cabo-verdiana Paulino Vieira lançou hoje um tema inédito, com letra e música da sua autoria, para antecipar o espectáculo de segunda-feira, 20, no Centro Cultural de Belém (CCB), em Portugal, que assinala o seu regresso aos palcos.
Paulino Viera com concerto em Lisboa em 2023
O cantor, compositor, produtor e arranjador cabo-verdiano Paulino Vieira tem um concerto agendado para o dia 20 de Fevereiro de 2023, no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa (Portugal).
Betú e a Morna: “É preciso distinguir os verdadeiros criadores dos meros reprodutores de ideias musicais”
O primeiro aniversário da elevação da morna a Património Imaterial da Humanidade foi o pretexto para uma conversa com um dos mais consagrados compositores contemporâneos de morna. Músico-poeta do Amor, Djarmai e Cabo Verde, Betú fala da sua própria experiência, mas também da história, suas reflexões e escolhas em torno deste “género avançado” de música, que é mais um milagre dos ‘grãozinhos de terra’.
O poeta do sol de (a)manhã, em raios de música
Heróis musicais – expressão insuficiente para definirmos quem admiramos musicalmente.
Kretcheu, nha Kretcheu. Qual é a morna mais romântica de sempre?
Neste dia dos namorados, momento de celebração do Amor, desafiamos várias personalidades cabo-verdianas, principalmente do mundo da música, a elegerem a morna mais romântica de sempre. Há uma vencedora quase, quase consensual. Advinha qual é?
Morna, Amor e Morte
Ondas de paixão: sonhado diálogo entre o compositor cabo-verdiano Eugénio Tavares e Kate (que chegou no iate americano Fabulous à Ilha Brava)
mais