Artigos sobre Património Imaterial da Humanidade

Praia Branca, Festival de Morna e....Mulheres!
Quando debruço sobre o termo identidade penso automaticamente nas experiências sensitivas que estão guardadas na nossa memória.

Gravações inéditas de B. Léza vão ser editadas em livro-disco
Trata-se de um conjunto de acetatos gravados em S.Vicente entre finais dos anos 1940 e princípios dos 1950. O livro-disco será lançado no mês de Dezembro por ocasião do segundo aniversário da classificação da morna como Património Imaterial da Humanidade.

Consagração da Morna é ganho que vai perdurar séculos - Abraão Vicente
A celebração do primeiro aniversário da consagração da Morna a Património da Humanidade, é também uma celebração de Cabo Verde e dos artistas, considera o Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas. E a consagração, sublinha Abraão Vicente “é um ganho irrevogável” de todos “que vai permanecer anos e anos, séculos e séculos sob a cultura cabo-verdiana.”

Betú e a Morna: “É preciso distinguir os verdadeiros criadores dos meros reprodutores de ideias musicais”
O primeiro aniversário da elevação da morna a Património Imaterial da Humanidade foi o pretexto para uma conversa com um dos mais consagrados compositores contemporâneos de morna. Músico-poeta do Amor, Djarmai e Cabo Verde, Betú fala da sua própria experiência, mas também da história, suas reflexões e escolhas em torno deste “género avançado” de música, que é mais um milagre dos ‘grãozinhos de terra’.

Destaques da Edição 993
Na edição desta semana a manchete vai para a Morna e para um dos seus maiores compositores/interpretes. Na entrevista ao Expresso das Ilhas Betu defende que é “preciso distinguir os verdadeiros criadores dos meros reprodutores de ideias musicais”.

O Arquipélago Digital Quanto valem as nossas ilhas no exterior? Ouro!
A ilha precisa evocar a sua história, resgatar os seus valores sociais, económicos e de alta engenharia e lançar-se rumo ao futuro. Tem muito para dar ao arquipélago e ao mundo.

Morna, Amor e Morte
Ondas de paixão: sonhado diálogo entre o compositor cabo-verdiano Eugénio Tavares e Kate (que chegou no iate americano Fabulous à Ilha Brava)

Morna no Expresso das Ilhas
Por ocasião da elevação da Morna a Património Imaterial da Humanidade e para assinalar os 8 anos sem a Cesária Évora, o Expresso das Ilhas reedita os editoriais publicados pelo Dia Nacional da Morna, em 2018, e pela a morte da Cize, em 2011.

Destaques da edição 942
Nesta edição, o Expresso das Ilhas destaca a elevação da morna a Património da Humanidade: De Cabo Verde para o Mundo.

Comissão Técnica e Científica do processo Morna vai receber medalha de mérito cultural
O governo vai atribuir a medalha de mérito cultural de primeiro grau à comissão técnica e científica do processo de candidatura da morna a Património Imaterial da Humanidade. A decisão foi tomada ontem, em Conselho de Ministros.

"O meu país celebra a inscrição da sua alma na alma da Humanidade".
Agora é que é mesmo. A Morna foi hoje proclamada Património Imaterial da Humanidade. “Para todo o Cabo Verde, hoje é um dia feliz, em que nos sentimos felizes de ser cabo-verdianos”, destacou o Ministro da Cultura e Indústrias Criativas, Abraão Vicente, em língua cabo-verdiana, no discurso de celebração, perante o Comité do Património Cultural Imaterial da UNESCO.

Praia recebe Morna Fest
Já está tudo a postos para o arranque do Morna Fest, que vai na sua 7ª edição e chega à cidade da Praia pela primeira vez.

Morna recebe tributo do Orfeão da Praia
O grupo de coral Orfeão da Praia realiza este sábado, 7, na cidade da Praia, uma “Noite de Morna”.

Moacyr Rodrigues avisa para a necessidade de se preservar a Morna
O etnomusicólogo Moacyr Rodrigues disse hoje esperar que Abrãao Vicente continue a ser ministro da Cultura, para prosseguir o trabalho iniciado em torno da Morna, candidata a Património Imaterial da Humanidade. Para o especialista, que falava ao Expresso das Ilhas, em São Vicente, há muito por fazer na salvaguarda do género musical.

Vuca Pinheiro: “Torna-se absolutamente necessária a inclusão do estudo da morna no currículo escolar”
O compositor e músico Vuca Pinheiro considerou “absolutamente necessária” a inclusão do “estudo sério” da morna, “com seus autores e intérpretes”, no currículo escolar, e um trabalho de divulgação “mais coerente” com a distinção da UNESCO.

Celebrações, só depois de votação final, diz Ministro da Cultura
O ministro da Cultura, Abraão Vicente, afirmou à Lusa que “só se acontecer algo muito estranho aos procedimentos da UNESCO” é que a morna não será classificada como património da humanidade em 12 de Dezembro. Quanto a celebrações oficiais pelo esperado feito, só após essa votação final, avança.

Consagração da Morna como património da humanidade dá brilho ao país - PR
Para Jorge Carlos Fonseca, a consagração da morna como Património da Humanidade é uma maneira do país ter protagonismo e brilho.

Inscrição da Morna como Património da Humanidade é certa, falta concluir processo
A UNESCO apenas avisou ao Estado de Cabo Verde que a classificação da morna como Património Imaterial da Humanidade tem apenas uma indicação positiva prévia, remetendo a decisão final para o comité intergovernamental, que reúne entre 9 e 14 de Dezembro, em Bogotá, avança a Lusa. Ministro diz que documento da Unesco é claro, público e transparente.

Bau e Voginha, satisfeitos com aprovação da Morna a Património Humanidade, apelam à valorização ... cá dentro
Os músicos congratulam-se com a aprovação da candidatura da Morna a Património Imaterial da Humanidade, anunciada ontem ao final da noite. Num momento, que é de satisfação e alegria, deixam porém também a advertência de que é preciso valorizar mais este género musical, cá dentro, principalmente junto aos mais jovens.

Dino D’Santiago: “Num ano senti o reflexo de tudo que sempre ambicionei como artista”
Nasceu em Portugal mas é filho de pais cabo-verdianos. Com o lançamento do CD “Mundu Nôbu”, em 2018, Claudino Pereira, de nome artístico Dino D’Santiago, está a viver os melhores momentos da sua carreira. Desde o ano passado que o artista está a ser galardoado no mundo da música. Na véspera do primeiro aniversário do seu álbum Dino recebeu mais um prémio, na quinta gala do Somos Cabo Verde, que aconteceu na passada sexta-feira, na Cidade da Praia
mais