Este evento acontece numa altura em que os cabo-verdianos estão a aguardar ansiosamente pela consagração da morna com Património Cultural Imaterial da Humanidade. A "Noite de Morna" acontece às 21h00, na Assembleia Nacional.
A “Noite de Morna” contará com um repertório dedicado a este género musical. Para este evento, o Orfeão da Praia terá como convidado especial o músico Manuel de Candinho, que vai brindar o público com as suas mestrias.
De referir que Cabo Verde apresentou à Unesco, em Março do ano passado a candidatura da Morna a Património Imaterial da Humanidade.
O dossiê da candidatura contou com o apoio técnico de Portugal e colaboração do antropólogo Paulo Lima, especialista português na elaboração de processos de candidatura a Património Imaterial da Humanidade.
O Orfeão da Praia é um grupo coral que desde 2009 tem trabalhado em prol da divulgação da música cabo-verdiana não só na ilha de Santiago, mas também em outros países. Este grupo tem realizado, na cidade da Praia, o Internacional FestiCoral Praia, um evento que reúne grupos corais de vários países num só palco.