Artigos sobre B. Léza
Para uma linha de investigação sobre a música cabo-verdiana (I)
Da independência a esta parte e, particularmente, desde a década de 90 do século XX, a música cabo-verdiana, enquanto sistema dinâmico, aberto e marcado, cada vez mais, pela diversidade, é um produto da interculturalidade, isto é, das relações interculturais, e, igualmente, da troca de influências de todo o tipo, graças às quais ela se tem conseguido afirmar e consolidar, a despeito dos constrangimentos de vária ordem que os próprios processos de globalização encerram.
Ana Azevedo é uma das vozes escolhidas para assinalar o Dia Nacional da Morna
A cantora é uma das convidadas para actuar no Palácio da Cultura Ildo Lobo no Dia Nacional da Morna. Ana Azevedo irá interpretar mornas de B. Leza, Eugénio Tavares, Manuel d’Novas e de outros compositores cabo-verdianos, num concerto que será transmitido em directo para todo o mundo via live stream.
Corsino António Fortes (1933-2015)
− Uma homenagem singela na passagem do quinto aniversário da sua morte –
O Arquipélago Digital Quanto valem as nossas ilhas no exterior? Ouro!
A ilha precisa evocar a sua história, resgatar os seus valores sociais, económicos e de alta engenharia e lançar-se rumo ao futuro. Tem muito para dar ao arquipélago e ao mundo.
Breves notas sobre a história da morna
O primeiro registo escrito referente à morna consta do Relatório dos Serviços de Saúde da ilha da Boa Vista, de 1875, do diretor Sócrates da Costa. Este classifica-a como uma música “doidejante e ruidosa”.¹
Na encruzilhada do património imaterial
Marca primordial da cultura nacional e prática musical dançante, a morna, que precede o fado português, em termos cronológicos, não obstante as semelhanças melódicas e líricas entre ambos os géneros, terá nascido na Boa Vista, no primeiro quartel do século XIX.
Razão da Amizade Cabo-verdiana pela Inglaterra
Escrevo-o para esta juventude estudiosa que precisa conhecer os assuntos de sua terra, que mais lhe interessa saber.
Morna ganha dia nacional
O dia 3 de Dezembro, aniversário do músico B. Léza, passa a ser oficialmente o Dia Nacional da Morna. O projecto de lei, apresentado pela bancada do MpD, foi ontem (27) aprovado pelo Parlamento. Vasco Martins, autor da ideia, diz-se “muito feliz”.
Cabo Verde estabelece 3 de Dezembro como Dia Nacional da Morna
O Parlamento aprovou esta terça-feira, por unanimidade, a data de 3 de Dezembro como Dia Nacional da Morna, quando o país está prestes a apresentar o processo de candidatura do género musical a Património Imaterial da Humanidade.
mais