Artigos sobre Manel d’Novas
Livro "Manel D'Novas", de César Monteiro apresentado em Lisboa
O livro “Música e Sociedade Cabo-verdiana – Múltiplos Olhares sobre o Perfil e Obra de Manel D’Novas”, de César Monteiro será apresentado este sábado, 26, no Centro Cultural de Cabo Verde, em Lisboa (Portugal). A apresentação da obra estará a cargo de Joaquim Saial e Humberto Ramos.
Porto Memória: ‘Novas de Alegria’ dos Nazarenos e de Manel d’Novas
Homenagem ao marinheiro-trovador Manel d’Novas de Alegria
Cremilda Medina – em tempos de preservar o Folclore e Tradição
Os novos formatos da indústria musical são cada vez mais as apostas em “singles”.
Os novos palcos: música, conceito e paixão
Não é novidade que estamos agora em outros tempos, de outros palcos, que espero virem a ser o complemento dos físicos, que, com certeza, voltarão.
MORNA Veículo de comunicação da identidade Caboverdiana : Interpretação: A Morna acontece e a Alma Aparece
No prefácio ao ´Manel d´Novas’, de César Monteiro (2003, 17) Manuel Faustino define a Alma Caboverdiana como o resultado de um processo único em criação permanente, levado a cabo, em grande parte, pela criatividade dos que transcendem a sua condição individual, para se tornarem numa partícula pela qual outros se reconhecem e comunicam como intérpretes, na condição de criadores, cantores, compositores, perscrutadores de Almas…¹.
Na encruzilhada do património imaterial
Marca primordial da cultura nacional e prática musical dançante, a morna, que precede o fado português, em termos cronológicos, não obstante as semelhanças melódicas e líricas entre ambos os géneros, terá nascido na Boa Vista, no primeiro quartel do século XIX.
mais