Artigos de José Martins no nosso arquivo
MORNA Veículo de comunicação da identidade Caboverdiana : Interpretação: A Morna acontece e a Alma Aparece
No prefácio ao ´Manel d´Novas’, de César Monteiro (2003, 17) Manuel Faustino define a Alma Caboverdiana como o resultado de um processo único em criação permanente, levado a cabo, em grande parte, pela criatividade dos que transcendem a sua condição individual, para se tornarem numa partícula pela qual outros se reconhecem e comunicam como intérpretes, na condição de criadores, cantores, compositores, perscrutadores de Almas…¹.
Em busca da alma caboverdiana
Há que saber despoletar ou aproveitar a força centrípeta da melodia em execução, deixar arrastar-se para dentro da mansão cultural existente no seu seio e reencontrar o que lhe confere beleza própria.
Da analogia da música com a linguagem verbal à riqueza simbólica da morna
No ensaio anterior procura-se em termos essenciais demonstrar a similitude entre a linguagem humana e a linguagem da música, de acordo com o Professor Herculano de Carvalho (1983).
Morna Veículo de comunicação da identidade Caboverdiana
A analogia entre a linguagem da música e a linguagem humana
MORNA Veículo de comunicação da identidade Caboverdiana
O texto que a seguir se publica trata-se de um pequeno extracto de um trabalho de pesquisa sobre a música vista como veículo de comunicação cultural de um povo, baseando-se, neste caso concreto, num dos géneros da música popular caboverdiana – Morna.
mais