Artigos sobre Jesus Cristo
MORNA Veículo de comunicação da identidade Caboverdiana : Interpretação: A Morna acontece e a Alma Aparece
No prefácio ao ´Manel d´Novas’, de César Monteiro (2003, 17) Manuel Faustino define a Alma Caboverdiana como o resultado de um processo único em criação permanente, levado a cabo, em grande parte, pela criatividade dos que transcendem a sua condição individual, para se tornarem numa partícula pela qual outros se reconhecem e comunicam como intérpretes, na condição de criadores, cantores, compositores, perscrutadores de Almas…¹.
Dom Ildo Fortes, Bispo da Diocese do Mindelo : “O facto de estarmos privados de algumas coisas essenciais, não nos deve lançar no desânimo”
Devido à pandemia da COVID-19, em Cabo Verde, como em quase todos os países cristãos do mundo, a Páscoa será vivida este ano sob o signo do isolamento social. Dom Ildo Fortes, Bispo da Diocese do Mindelo, encoraja os cristãos a não caírem no desânimo e a tirarem partido desta situação e do novo que poderá daí advir.
CARDEAL DOM ARLINDO FURTADO, BISPO DE SANTIAGO : “A minha dignidade é também a dignidade do outro”
Num mundo marcado pela globalização e pelo materialismo, o Cardeal Dom Arlindo Furtado, Bispo de Santiago, vem-nos lembrar nas vésperas da celebração do Natal que o nosso Deus não é o Deus material e que o respeito pela vida, sua promoção e preservação é a mensagem fundamental do Natal.
Dom Ildo Fortes, Bispo da Diocese do Mindelo: É urgente cuidar e proteger a família
Na semana da celebração da Páscoa o Bispo da Diocese do Mindelo em entrevista ao Expresso das Ilhas, teceu considerações sobre a mais importante festa cristã e manifesta a sua preocupação com a crise que atravessa a família cabo-verdiana. “Temos lares que dificilmente se poderá chamar de lar, com dores e sofrimentos morais e psíquicos terríveis. É caso para perguntar que valor ocupa a vida e a integridade da pessoa em determinados ambientes”, questiona Dom Ildo Fortes. Para o prelado a resposta está na fé cristã que tem de ir para além de uma crença ou de um assunto individual, para se tornar compromisso e cumplicidade na família, na relação com os amigos, no trabalho, na política e em todas as relações sociais.
mais