Artigos sobre César Monteiro
Edição 1148
Manchete, na edição desta semana do Expresso das Ilhas, para as novas formas de luta que podem vir a ser adoptadas pelos professores.
“Rufino Maurício, o enfermeiro dos mil ofícios” é nova obra de César Monteiro
César Monteiro é um sociólogo eclético, tendo passado sucessivamente da área da sua especialidade, a sociologia das migrações, para a música, a diplomacia e, mais recentemente para a saúde, cujo livro “Rufino Maurício, o enfermeiro dos mil ofícios” será lançado esta sexta-feira, 25, na Cidade da Ribeira Grande, Santo Antão, com apresentação a cargo do médico António Pedro Delgado.
Edição 1134
Faz esta semana 37 anos que em Rincão, Santa Catarina, ocorreu uma tragédia, causada pela ingestão de metanol. As memórias daqueles que a viveram fazem a manchete desta edição.
Livro "Manel D'Novas", de César Monteiro apresentado em Lisboa
O livro “Música e Sociedade Cabo-verdiana – Múltiplos Olhares sobre o Perfil e Obra de Manel D’Novas”, de César Monteiro será apresentado este sábado, 26, no Centro Cultural de Cabo Verde, em Lisboa (Portugal). A apresentação da obra estará a cargo de Joaquim Saial e Humberto Ramos.
Edição 1088
A situação do sector da Justiça faz a manchete da edição desta semana do Expresso das Ilhas
Edição 1081
A edição desta semana tem como manchete Um olhar sobre a Diplomacia Cabo-verdiana.
César Monteiro lança livro sobre música cabo-verdiana e Manel d’Novas
Trata-se de um dos estudos “mais abrangentes e profundos” sobre o papel da música na sociedade cabo-verdiana, dividido em dois volumes. O primeiro, Música e Sociedade Cabo‑Verdiana – Múltiplos Olhares Sobre o Perfil e Obra de Manel d’Novas, é consagrado ao estudo da música cabo-verdiana “e a um dos maiores compositores nacionais de sempre, Manel d’Novas” e será lançado no dia 17 de Dezembro, na Cidade do Porto Novo, Santo Antão. Segue-se Mindelo, dia 20, e Praia, no dia 22. Este primeiro volume aborda ainda diversos géneros musicais cabo-verdianos e coloca a questão se há géneros maiores e menores. Para responder à hipótese levantada no livro, César Monteiro introduz e diferencia dois conceitos essenciais: o de importância social e o de relevância social da música “precisamente para evitar aquilo que tem vindo a acontecer frequentemente em Cabo Verde que é a descriminação dos géneros musicais, tipificados, habitualmente, em géneros musicais maiores ou menores, superiores e subalternos, em razão de determinados contextos sociais”. O especialista em sociologia da cultura e da música conclui que não há géneros musicais maiores e menores, melhores ou piores, porque expressam contextos sociais diferenciados.
Edição 1045
No dia em que se assinala a abertura de mais um Ano Judicial a entrevista com o Bastonário da Ordem dos Advogados faz manchete na edição desta semana do Expresso das Ilhas.
Conter a pandemia : O que é distanciamento social?
A covid-19 trouxe consigo planos de contingência que estão a afectar visivelmente o dia-a-dia dos cabo-verdianos desde constrangimentos de mobilidade exterior até ao novo imperativo de distanciamento social que mudou as nossas vidas de um dia para o outro. Para entender bem a regra do distanciamento social, o Expresso das Ilhas conversou com especialistas das áreas da saúde pública e das ciências sociais.
Morna é Património Cultural Imaterial da Humanidade. Como aconteceu?
Depois de vários trabalhos realizados, podemos dizer que conseguimos dar um grande passo. A Morna é Património Cultural Imaterial da Humanidade. Cabo Verde será divulgado pelo mundo, através da Morna.
Destaques da edição 843
Nesta edição, o Expresso das Ilhas faz manchete com a entrevista a António Espírito Santo, Provedor da Justiça: "a força do cargo vem da opinião pública".
mais