Artigos sobre ares
Em Cabo Verde, não existia uma cultura de avaliação do Ensino Superior
A Agência Reguladora do Ensino Superior iniciou funções há cerca de cinco anos, os quais podem ser divididos em duas etapas principais. A primeira, criar instrumentos e condições para o seu funcionamento e, depois, o arrancar dos trabalhos propriamente ditos. Entre estes, destaca-se a Avaliação Institucional, cujo processo foi pela primeira vez concluído no país e cujos resultados são agora conhecidos. Não houve grandes surpresas face à percepção que já se tinha, reconhece-se, mas a avaliação vai permitir clarificar as fragilidades e impor a sua resolução. Nesta conversa com o Expresso das Ilhas, o PCA da ARES, João Dias, fala ainda da transição digital, do sonho de um sistema integrado de todo o percurso escolar, académico e profissional e da importância da internacionalização no cenário universitário cabo-verdiano, que passa também por “poder importar qualidade”. O ensino a distância e o não-retorno de muitos estudantes, são também assuntos que marcam esta, que é a primeira grande entrevista da ARES à imprensa nacional.
Edição 1134
Faz esta semana 37 anos que em Rincão, Santa Catarina, ocorreu uma tragédia, causada pela ingestão de metanol. As memórias daqueles que a viveram fazem a manchete desta edição.
Nova reitoria é uma “nova largada” para a UTA
Órgãos de gestão por efectivar, unidades orgânicas por abrir, cursos por acreditar. Em quase dois anos, o processo de instalação da Universidade Técnica do Atlântico (UTA) avançou pouco ou nada, o que levou o governo a substituir a equipa reitoral. João do Monte Duarte, nomeado vice-reitor em 2020, esvaziado de competências pouco depois, assume agora a missão de concretizar o projecto da segunda universidade pública do país. Em entrevista conjunta ao Expresso das Ilhas e Rádio Morabeza, o novo reitor define metas e elenca ambições.
Cabo-verdianos aprendem mandarim a pensar em oportunidades na China
Mais de 5.000 cabo-verdianos aprenderam mandarim e cultura chinesa em Cabo Verde nos últimos seis anos, desde a abertura do Instituto Confúcio, curso que os mais jovens encaram como uma oportunidade de futuro na China.
O sistema de financiamento do ensino superior em Cabo Verde como está não pode continuar
Cabo Verde tem neste momento perto de 16 mil alunos a estudarem em instituições do ensino superior tanto nacionais como estrangeiras, mas as bolsas de estudo disponibilizadas pelo governo cobrem apenas 39% dos alunos. 61% ficam de fora. “Então é preciso debater e saber como criar um fundo, ou onde encontrar recursos para garantir a sustentabilidade da formação superior em Cabo Verde”, defende Aquilino Varela, avançando que dentro em breve um estudo sobre a nova modalidade de financiamento do ensino superior vai ser socializado.
Agências de avaliação do ensino superior de países da CPLP discutem mobilidade em 2020
O presidente da Agência Reguladora do Ensino Superior revela que várias entidades da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) irão reunir-se no primeiro semestre de 2020 para debater os termos técnicos da mobilidade no ensino superior.
Ministra da Educação atribui "grande responsabilidade" à nova ARES
O Governo definiu a implementação de mecanismos de aferição da qualidade do ensino superior, tendo como pressuposto o alinhamento dos parâmetros nacionais aos standards internacionais, como uma das principias funções da nova Agência Reguladora do Ensino Superior (ARES).
mais