Artigos sobre ares

Cenorf de porta fechada por falta de técnicos ortoprotesistas reconhecidos pela ARES no país
As actividades do Centro Nacional Ortopédico e de Reeducação Funcional (Cenorf) estão encerradas, há mais de dois meses, por decisão da ERIS por falta de técnicos ortoprotesistas para prestar serviço na reabilitação de pessoas com deficiências funcionais, amputações ou malformações congénitas.

Em Cabo Verde, não existia uma cultura de avaliação do Ensino Superior
A Agência Reguladora do Ensino Superior iniciou funções há cerca de cinco anos, os quais podem ser divididos em duas etapas principais. A primeira, criar instrumentos e condições para o seu funcionamento e, depois, o arrancar dos trabalhos propriamente ditos. Entre estes, destaca-se a Avaliação Institucional, cujo processo foi pela primeira vez concluído no país e cujos resultados são agora conhecidos. Não houve grandes surpresas face à percepção que já se tinha, reconhece-se, mas a avaliação vai permitir clarificar as fragilidades e impor a sua resolução. Nesta conversa com o Expresso das Ilhas, o PCA da ARES, João Dias, fala ainda da transição digital, do sonho de um sistema integrado de todo o percurso escolar, académico e profissional e da importância da internacionalização no cenário universitário cabo-verdiano, que passa também por “poder importar qualidade”. O ensino a distância e o não-retorno de muitos estudantes, são também assuntos que marcam esta, que é a primeira grande entrevista da ARES à imprensa nacional.

Edição 1134
Faz esta semana 37 anos que em Rincão, Santa Catarina, ocorreu uma tragédia, causada pela ingestão de metanol. As memórias daqueles que a viveram fazem a manchete desta edição.

Nova reitoria é uma “nova largada” para a UTA
Órgãos de gestão por efectivar, unidades orgânicas por abrir, cursos por acreditar. Em quase dois anos, o processo de instalação da Universidade Técnica do Atlântico (UTA) avançou pouco ou nada, o que levou o governo a substituir a equipa reitoral. João do Monte Duarte, nomeado vice-reitor em 2020, esvaziado de competências pouco depois, assume agora a missão de concretizar o projecto da segunda universidade pública do país. Em entrevista conjunta ao Expresso das Ilhas e Rádio Morabeza, o novo reitor define metas e elenca ambições.

Cabo-verdianos aprendem mandarim a pensar em oportunidades na China
Mais de 5.000 cabo-verdianos aprenderam mandarim e cultura chinesa em Cabo Verde nos últimos seis anos, desde a abertura do Instituto Confúcio, curso que os mais jovens encaram como uma oportunidade de futuro na China.

O sistema de financiamento do ensino superior em Cabo Verde como está não pode continuar
Cabo Verde tem neste momento perto de 16 mil alunos a estudarem em instituições do ensino superior tanto nacionais como estrangeiras, mas as bolsas de estudo disponibilizadas pelo governo cobrem apenas 39% dos alunos. 61% ficam de fora. “Então é preciso debater e saber como criar um fundo, ou onde encontrar recursos para garantir a sustentabilidade da formação superior em Cabo Verde”, defende Aquilino Varela, avançando que dentro em breve um estudo sobre a nova modalidade de financiamento do ensino superior vai ser socializado.

Agências de avaliação do ensino superior de países da CPLP discutem mobilidade em 2020
O presidente da Agência Reguladora do Ensino Superior revela que várias entidades da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) irão reunir-se no primeiro semestre de 2020 para debater os termos técnicos da mobilidade no ensino superior.

Ministra da Educação atribui "grande responsabilidade" à nova ARES
O Governo definiu a implementação de mecanismos de aferição da qualidade do ensino superior, tendo como pressuposto o alinhamento dos parâmetros nacionais aos standards internacionais, como uma das principias funções da nova Agência Reguladora do Ensino Superior (ARES).
mais