Artigos de Nuno Andrade Ferreira* no nosso arquivo
Ulisses quer recursos oceânicos e costeiros como uma das chaves do desenvolvimento sustentável do país
Na abertura da Ocean Week, Correia e Silva colocou oceano no centro do desenvolvimento nacional.
“Os pescadores estão a ser afastados do mar e das praias”
Desde 2015, o investigador e antropólogo brasileiro, João Paulo Silva, estuda as comunidades piscatórias cabo-verdianas e as práticas de pesca tradicional no arquipélago.
Cabo Verde sem registo de pesca INN, mas realidade pode ser diferente
Dados oficiais não mostram casos de pesca à margem da lei, mas insuficiente fiscalização, pouca informação e inconsistência institucional levam peritos a defender que números não reflectem realidade.
Formação Marítima: Do CFN ao ISECMAR. 40 anos de História
Pioneiros e actuais responsáveis lembram percurso de sucesso e desafios que persistem. País é referência na formação de oficiais de marinha mercante.
Operadores esperam que nova companhia traga estabilidade às ligações domésticas
Sector privado expectante com Linhas Áreas de Cabo Verde. Defesa do consumidor quer regulador atento e leis respeitadas. O sentimento é unânime: todos esperam o fim das dores de cabeça e a normalização dos voos inter-ilhas.
ADECO quer “consciencializar a sociedade de que a causa do consumidor é de todos”
Eleito em Junho novo presidente da Associação para Defesa do Consumidor (ADECO), Nelson Faria assume a ambição de conseguir aumentar a rede nacional da organização, a par da melhoria da cultura de consumo no país, com maior noção de direitos e deveres. Na forja está a proposta para uma Lei do Consumidor mais moderna e adequada às actuais condições de mercado.
Investigador cabo-verdiano faz descoberta fundamental sobre proteína que impede crescimento de tumores
Jay Brito Querido conseguiu desvendar a forma como a proteína Pdcd4 regula a descodificação do mRNA. Descoberta poderá potenciar o desenvolvimento de novos tratamentos que impeçam o crescimento de tumores.
Banco Mundial lembra que diminuição do apoio a empresas públicas é fundamental para redução da exposição a choques externos
PIB cresceu 5,1% em 2022. Crescimento será de 4,7% em 2024. Sector empresarial do Estado continua a ser fonte de preocupação. Economia Azul é oportunidade.
Futuro do Porto Grande em debate no terceiro seminário da Comissão Ad hoc
Movimento da sociedade civil propõe reflexão alargada sobre a orla marítima do Mindelo
“A Inteligência Artificial é um salto qualitativo importantíssimo” - Josep Maria Raventós, director executivo da Cegid para Portugal e África
Depois de um processo de expansão global que incluiu a aquisição da Primavera, a Cegid, empresa especializada em soluções de gestão para empresas, vira-se agora para a Inteligência Artificial (IA) generativa. Na cidade portuguesa de Braga, abriu um campus que, até final de 2025, dará emprego a 150 pessoas. Na primeira visita a Cabo Verde, o novo director executivo para Portugal e África, Josep Maria Raventós, falou com o Expresso das Ilhas sobre a forma como a IA pode aumentar a eficiência e a criatividade das empresas, melhorando os processos de decisão.
EDEC. Habitue-se a este nome, vai passar a vê-lo nas facturas de electricidade
Reestruturação do sector eléctrico está em andamento. Criação de novas empresas abre caminho à privatização. PCA da ELECTRA promete menor custo, melhor serviço e mais transparência.
Transportes, segurança, pescas, Ocidente. PM em balanço de oito anos de governo
No Mindelo, Ulisses Correia e Silva prometeu estabilidade nos voos domésticos até final do ano, fez críticas à comunicação das polícias, garantiu empenho para melhorar frota pesqueira e reafirmou compromisso com aliados ocidentais.
Nos 25 anos da Rádio Morabeza
Éramos todos mais novos (e alguns ainda nem cá andavam). Não estive nesse 1º de Maio de 1999. Porém, em 2024, cabe-me a responsabilidade de organizar uma dúzia de parágrafos, capazes de fazer jus à história da Rádio Morabeza, no dia em que cumpre 25 anos de emissões regulares.
“Um dos maiores desafios é tornar a dívida em investimento produtivo, para que possa impactar positivamente a economia”
A África Subsaariana parece ter entrado no caminho da recuperação. Porém, esta é “tímida e cara”. Nas Perspectivas Económicas Regionais (PER), divulgadas na última sexta-feira, o Fundo Monetário Internacional (FMI) avança que o crescimento médio do Produto Interno Bruto (PIB) na região passará de 3,4 por cento, em 2023, para 3,8 por cento, em 2024, e 4%, em 2025. A inflação mediana diminuiu de quase 10 por cento, em Novembro de 2022, para cerca de 6 por cento, em Fevereiro de 2024. O economista do Departamento Africano do FMI, Thibault Lemaire, comenta ao Expresso das Ilhas as principais linhas do relatório.
Afinal, BestFly continua sem voar pelo menos até 7 de Maio
A TICV (que opera sob a marca BestFly Cabo Verde) anunciou este sábado que todos os voos da companhia continuam cancelados até 7 de Maio. Em comunicado, a empresa, detida maioritariamente pela BestFly World Wide e participada pelo Estado, diz estar "a trabalhar diligentemente para conseguir proteger os passageiros".
FMI lança perspectivas para a África Subsaariana e fala de "uma recuperação tímida e cara"
O Fundo Monetário Internacional (FMI) considera que, depois de "anos turbulentos", a África Subsaariana parece estar finalmente no caminho da recuperação. Contudo, os desafios continuam à espreita. Nas Perspectivas Económicas Regionais (PER), divulgadas esta sexta-feira, a instituição realça que os governos da região continuam a debater-se com escassez de financiamento e elevados custos dos empréstimos, num contexto de baixa capacidade de mobilização de recursos internos.
“A realidade é outra”. Em São Pedro, ninguém duvida que uma tartaruga viva vale mais que uma tartaruga morta
Nos arredores da cidade do Mindelo, observação de tartarugas provoca mudança de comportamento e ajuda a proteger espécie ameaçada. Agora, falta a regulamentação de uma actividade económica e ambientalmente transformadora.
Projecto procura melhorar governança dos ecossistemas marinhos protegidos
Governo trabalha para criar instrumentos de gestão das reservas marinhas. Ambientalistas querem ser parte da solução.
Operadores querem portos mais modernos e serviços mais eficientes
Em pleno processo de escolha do próximo responsável pelos serviços portuários, operadores fazem-se ouvir e definem os seus objectivos para a operação.
Reforma antecipada deverá chegar aos trabalhadores do privado. Sindicatos e patrões concordam com medida
Reformas na legislação laboral e protecção social deverão contemplar possibilidade de reforma antecipada para trabalhadores do sector privado. Parceiros apoiam. Pensão será paga com penalização.
mais