Artigos de Nuno Andrade Ferreira no nosso arquivo
Dez vezes URDI. Principal evento de artesanato e design de Cabo Verde arranca hoje no Mindelo
São Vicente volta a ser palco maior da criatividade nacional. URDI abre portas para cinco dias de celebração, reflexão e encontro.
Agricultores e criadores de gado de Porto Novo encontram respostas a um clima em mudança
Mudança nas práticas agrícolas e florestais reforçam resiliência e aumentam sustentabilidade, combinando investigação, experimentação e partilha de conhecimento.
Projecto em São Vicente resgata o Pano d’Obra do esquecimento anunciado
Conhecido pelos seus padrões complexos e muito precisos, este tecido, feito em tear manual, não é produzido há mais de vinte anos. No Madeiral, está agora a ser resgatado.
Cabo Verde com novos meios para enfrentar “tempos de muitos desafios” no domínio da segurança marítima
País conta com duas novas embarcações para reforço da segurança marítima. Entrega aconteceu no Mindelo.
Ocean Week: “A finalidade é fazer a economia funcionar”
Desenvolvimento de competências, prioridade a sectores “de muito alto crescimento”, salvaguarda da diversidade entre ilhas. A Ocean Week deixa pistas sobre o futuro da economia azul.
Mindelact 2025 - Uma ilha, tantos palcos
Mindelact volta a resistir, agora à tempestade. “Aurora” arranca segunda-feira.
FMI destaca “boas políticas macroeconómicas” em Cabo Verde, mas continua a alertar para riscos da dívida das empresas estatais
António David, subchefe da Divisão de Estudos Regionais do Departamento Africano do Fundo Monetário Internacional, analisa o desempenho da economia cabo-verdiana e comenta as perspectivas para a África Subsaariana.
FMI destaca resiliência da África subsaariana “num contexto externo difícil”
A África Subsariana deverá crescer 4,1% em 2025, em linha com o crescimento de 2024 (4,1%) e ligeiramente abaixo da estimativa para o próximo ano (4,4%), avança o Fundo Monetário Internacional (FMI) nas Perspectivas Económicas Regionais de Outubro, divulgadas hoje, em Washington.
PM enaltece contributo da diáspora no desenvolvimento do país
O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, destacou sábado, em Madrid, o "contributo inestimável" da diáspora cabo-verdiana residente em Espanha para o desenvolvimento nacional, reafirmando o compromisso do Governo em fortalecer os laços com as comunidades emigradas.
Erin comprometeu modalidades. Clubes e atletas adaptam-se à realidade difícil
Com o Adérito Sena fora de jogo, os treinos decorrem em campos que estão operacionais, no caso do futebol, ou nas ruas da cidade para outros praticantes.
Como refazer São Vicente?
Um mês e alguns dias depois da tempestade Erin, São Vicente enfrenta agora o desafio de reconstruir de forma segura e resiliente. Especialistas apontam caminhos e concordam na importância da participação comunitária.
Empresários atingidos pelas cheias querem taxas de juro mais baixas
Operadores da ilha esperam que seja possível ir mais longe nos apoios públicos. Juros mais baixos e “tempo” são as principais exigências de quem teve negócios destruídos.
Recuperar, aprender, reconstruir
Ilha recupera com grande envolvimento comunitário, espera que responsáveis aprendam com erros e prepara-se para a reconstrução
Mau tempo em São Vicente : E do céu veio a morte e a devastação
Mortos, desalojados e enormes prejuízos. São Vicente vive um dos momentos mais dramáticos da sua história.
Nova maternidade do HBS de portas abertas
São Vicente ganha a mais moderna infra-estrutura de saúde do país. Edifício acolhe vários serviços, incluindo pediatria e ginecologia. China, que construiu e equipou a unidade, celebra com Cabo Verde cooperação por um “futuro comum”.
Corda ganha unidade de valorização alimentar e esplanada para degustação de produtos locais
Projecto permitirá elevar oferta de produtos agrícolas e melhorar colocação no mercado
Porto de Cruzeiros é inaugurado sábado. E agora?
Governo e operadores antecipam as potencialidades do novo terminal e elencam o que falta fazer para aproveitar a infra-estrutura ao máximo.
Um mês de Leão XIV. O Evangelho e a paz
Insistentes apelos à paz, o Evangelho no centro do discurso e da acção. A Igreja aos olhos de Robert Prevost é, para já, conciliadora e caritativa. O resto, logo veremos.
Cléo Diára : “Costumo dizer que tenho muitas águas”
Nasceu na Praia, brincou nas ruas do Paiol, mas ainda criança mudou-se para Lisboa, onde cresceu e se fez actriz. Acaba de vencer o prémio de melhor interpretação feminina na secção Un Certain Regard, do Festival de Cannes. Está “aos poucos” a entender a dimensão do que lhe aconteceu. Falou ao Expresso das Ilhas sobre isso e muito mais.
Parque tecnológico, agência e fundação. Reforço institucional da economia azul deve passar por aqui, dizem estudos
Novos estudos colocam em cima da mesa a necessidade do reforço do quadro institucional da economia azul em Cabo Verde. Parque tecnológico, agência de desenvolvimento e fundação científica podem ser o caminho
mais
homepage







