Artigos sobre CNAD

Processo de reconhecimento profissional do artesão em fase de implementação
A cidade do Mindelo acolhe, a partir desta terça-feira, 2, o encontro de artesãos para a implementação do Processo de Reconhecimento Profissional do Artesão. Esse encontro tem como objectivo socializar com a classe o processo que visa regulamentar esse sector de actividade.

Dois artesãos e um artista plástico representam Cabo Verde no Salão Internacional de Artesanato de Dakar
Os artesãos Luís Baptista e Aniceto Gomes e o artista plástico Bento Oliveira participam na 2ª edição do Salão Internacional de Artesanato de Dakar (SIAD), levando como destaque a morna como Património Imaterial da Humanidade.

URDI será "um momento especial" - director do CNAD
Está por dias a abertura oficial de mais uma edição da URDI, a primeira a acontecer depois de publicada a portaria que regulamenta o sector do artesanato. Para Irlando Ferreira, director do Centro Nacional de Artesanato e Design (CNAD), trata-se de “um momento especial”.

Residência criativa chama a São Vicente os tambores das ilhas
A quarta edição da Feira do Artesanato e Design de Cabo (URDI) só começa na próxima semana, a 27 de Novembro, mas o Mindelo já se prepara para o evento. No CNAD, a residência artística “Tambor d’Ilha” serve de antecâmara à programação principal.

Ministro promete eliminar artesanato de má qualidade das ilhas turísticas
O ministro da Cultura e das Indústrias Criativas afirmou esta quarta-feira no Mindelo que quando a regulamentação do artesanato nacional estiver pronta o seu ministério fará de tudo para eliminar o artesanato de má qualidade da costa ocidental africana, das ilhas turísticas de Cabo Verde.

URDI 2019: entre o presente e o futuro do artesanato
O Ministro da cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, afirma que a 4ª edição da Feira Nacional de Artesanato e Design de Cabo Verde (URDI) marca um ponto de viragem no sector do artesanato no país. Posição justificada com a publicação, em breve, da portaria que regulamenta o sector e com o lançamento do “Manual do Artesão”.

BCN e CNAD juntam-se e criam linha de crédito específica
O Banco Caboverdiano de Negócios (BCN) assinou hoje, com o Centro Nacional de Arte, Artesanato e Design (CNAD) um protocolo que viabiliza a criação uma linha de financiamento bancário destinada a artesãos e artistas plásticos.

Obras do CNAD com ligeiro atraso. Governo aumenta investimento
As obras de reabilitação e ampliação do Centro Nacional de Arte, Artesanato e Design (CNAD), em São Vicente, estão atrasadas em cerca de dois meses. Em causa, uma “infiltração grave” detectada durante os trabalhos na cave, o que implica um aumento do custo da obra na ordem dos nove mil contos, anunciou o Governo.

Director do CNAD quer ver Prémio Kakoi no palco principal do Carnaval
Já são conhecidos os vencedores do Prémio Kakoi, para o Carnaval espontâneo de São Vicente. O director do Centro Nacional de Artesano e Design (CNAD) espera que, no futuro, o galardão possa ser entregue no mesmo palco onde são premiados os grupos oficiais.

Mindelo em contagem decrescente para o Carnaval
O presidente da Liga Independente dos Grupos Oficiais do Carnaval de São Vicente (LIGOC) garante que tudo estará pronto a tempo da festa do rei Momo, em São Vicente.

Centro Nacional de Artesanato sem muros, uma nova cultura com pintores de dentro e músicos de fora
A propósito da cerimónia do início com pompa e circunstância de obras que vão ser realizadas no emblemático palacete do Senador Vera Cruz em Mindelo, S. Vicente chama atenção o seguinte: “Esta reabilitação, que, conforme a nova concepção, vai deixar de ter os muros de protecção tanto na parte da frente como no pátio, numa ideia, segundo a mesma fonte, de «liberdade» e de se celebrar uma «nova altura» no país, em que «as casas do Estado e do senhorio também passam a pertencer ao povo» cf. Inforpress, despacho de «04/02/19 - 6:23 p.m.».

Começa a nascer o novo CNAD
O Centro Nacional de Arte, Artesanato e Design (CNAD) reabilitado e ampliado, representa o início de um novo momento para a cultura do país e transforma Mindelo num grande pólo artístico. Afirmação do ministro da Cultura e das Indústrias Criativas (MCIC), feita hoje, durante a visita às obras de ampliação e reabilitação do CNAD.

"Manter a identidade do artesanato de Cabo Verde tem sido uma luta de resistência"
O mestre Artesão Marcelino dos Santos afirma que preservar e manter a identidade do artesanato cabo-verdiano tem sido uma luta de resistência. Posição defendida em entrevista a Rádio Morabeza, à margem da URDI 2018, que por estes dias decorre no Mindelo.

Todos à praça, a URDI já começou
A 3ª edição da Feira Nacional de Artesanato e Design de Cabo Verde (URDI), começou quarta-feira e decorre 2 de Dezembro, no Mindelo. O evento reúne mais de 140 criadores, nacionais e estrangeiros, sob o lema “Importância do Centro Nacional de Artesanato na criação de uma identidade visual cabo-verdiana”.

Vasco Martins com mais uma obra dedicada à Morna
A Livraria Pedro Cardoso lançou esta quinta-feira, em São Vicente, o livro “Cabo Verde Ressonâncias - Vol.1 (A Morna, estudos adjutórios)", de Vasco Martins.

Destaques da edição 875
Nesta edição, o Expresso das Ilhas dá destaque à entrevista com Maritza Rosabal, Ministra da Educação: Andamos sempre à procura das boas práticas. A 17 de Setembro arranca um novo ano lectivo.

O percurso de um gestor cultural
Irlando Ferreira, actual director do Centro Nacional de Arte, Artesanato e Design expõe nesta conversa com o Expresso das Ilhas as novas atribuições do recém-reestruturado Centro e o plano de acção para os próximos dois anos e traça o seu percurso académico e profissional como gestor cultural.

Aprovado Fundo Autónomo de Promoção à Cultura e Indústrias Criativas
Com a aprovação do decreto regulamentar que aprova o estatuto do Fundo Autónomo concretiza-se a extinção do Banco da Cultura e canaliza-se para a Direcção Geral de Planeamento, Orçamento e Gestão a gestão da linha orçamental do fundo.

Tutela aponta “credibilização” do sector da cultura como prioridade para 2018
Credibilizar o sector da cultura, formalizar as instituições e classificar os patrimónios imateriais. Este é o foco do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas para 2018, disse hoje Abraão Vicente.
mais