Artigos sobre História Geral de Cabo Verde
Até ao final do mandato, as nossas prioridades são a formalização e o financiamento do sector da cultura
Há pouco mais de dois meses como titular da pasta da Cultura, na sua primeira grande entrevista ao Expresso das Ilhas, Augusto Veiga expõe as suas prioridades para o sector cujas palavras-chave são a formalização e o financiamento. O ministro sublinha que vai dar especial atenção à inclusão na cultura e anunciou a construção de um novo edifício para o Arquivo Histórico Nacional e de um Data Center para efectivar a transição digital com vista à digitalização de todo o acervo do Arquivo Histórico. Pelo tempo que tem pela frente, Augusto Veiga diz sentir-se um pouco pressionado, “mas nós vamos responder com trabalho, com assertividade e tentar fazer a diferença para haver uma melhoria e uma sustentabilidade a nível do sector, mas, sobretudo, também trazer um bocadinho mais de dignidade e respeito pela classe da Cultura e das Indústrias Criativas”.
Daniel Pereira apresenta livro “Um Mar de Conflitos”, no Sal e na Praia
Foi lançado esta quarta-feira no Sal e quinta-feira na Praia, o livro “Um Mar de Conflitos - Marcellino Rezende Costa Vs Manoel António Martins”, o mais recente livro do diplomata e historiador Daniel Pereira. A obra, com a chancela da Editora Rosa de Porcelana, será apresentada, no Sal, por Júlio Rendall, e na Praia, por Manuel Brito-Semedo e Nardi de Sousa.
Museu Virtual da Música Cabo-verdiana poderá tornar-se um projecto de referência
Já está disponível na internet desde início deste mês o primeiro Museu Virtual da Música Cabo-verdiana, um projecto da autoria da jornalista e antropóloga brasileira Gláucia Nogueira. O Museu Virtual resulta em parte de Cabo Verde & a Música – Dicionário de Personagens, uma obra publicada em 2016, fruto de 20 anos de investigação, com cerca de mil entradas de músicos, intérpretes, produtores e compositores. Mas o Museu Virtual é muito mais do que isso, pois vai além dos textos e fotografias que o livro apresenta.
mais