Artigos sobre ONGS

Viver com HIV em tempos de SARS-CoV-2
Há quase 40 anos, um vírus até então desconhecido provocou uma pandemia que ainda persiste. Desde então 78 milhões de pessoas foram infectadas em todo o mundo e mais de 30 milhões morreram.

Ana Graça, Coordenadora Residente do Sistema das Nações Unidas em Cabo Verde : A nossa máxima é não deixar ninguém para trás
As Nações Unidas, a maior organização multilateral mundial, estão presentes em Cabo Verde desde os primórdios da independência e têm trabalhado há mais de 40 anos com os sucessivos governos, sociedade civil, sector privado, ONGs e outros parceiros para um desenvolvimento social e económico sustentável do país. Com a situação de crise provocada pela Covid-19 o plano de trabalho das Nações Unidas para 2020 sofreu profundas alterações. Ana Graça, Coordenadora Residente do Sistema das Nações Unidas em Cabo Verde, falou com o Expresso das Ilhas sobre a reorientação do plano de trabalho e dos diferentes tipos de apoios para dar respostas imediatas às cinco medidas prioritárias elencadas pelo governo para fazer face à crise económica, sanitária e social provocada pela pandemia da COVID-19 e sobre as necessidades do pós-pandemia.

Albertino Fernandes, Presidente da FICASE : Não confundir solidariedade com caridade
A pandemia da COVID-19, causada pelo Novo Coronavírus, chegou a quase todos os países do mundo, alterando por completo rotinas e modo de vida. Cabo Verde não foi excepção.

Bolsa de Acesso à Cultura: Três anos a investir no ensino da arte em Cabo Verde
São três anos a levar a arte a todos. Esse é um dos objectivos do programa da Bolsa de Acesso à Cultura que, além de financiar as propinas dos alunos, garante a sustentabilidade das iniciativas escolares de ensino artístico, para que não haja exclusão cultural.

IDSR-III: O retrato das novas mulheres cabo-verdianas: Mais “empoderadas” e menos tolerantes à violência, mas...
Os dados do Inquérito Demográfico e de Saúde Reprodutiva (IDSR-III) mostram que houve ganhos na luta pela igualdade entre homens e mulheres cabo-verdianos e no combate à violência baseada no género (VBG). Contudo, persistem desafios e a violência conjugal, por exemplo, não sofreu grandes alterações. Apesar do muito trabalho que há ainda a fazer, os dados dão “alento” e “alguma satisfação” a quem trabalha com as questões de género.

Alcoolismo, uma luta pouco urgente?
Cabo Verde tem vindo a abraçar o combate ao alcoolismo, problemática que ganhou visibilidade em grande parte graças à campanha “Menos Álcool, mais Vida” que valeu ao Presidente Jorge Carlos Fonseca um prémio das Nações Unidas. Também o governo tem dado passos nesta luta, inclusive com a aprovação de uma proposta de lei que vem estabelecer e rever várias questões relacionadas com o álcool, da venda à publicidade passando pelo consumo. O documento está pronto, foi aprovado em Conselho de ministros em finais de Março, mas só em Agosto deu entrada na Assembleia.

Recenseamento empresarial arranca em Setembro com novidades
O Instituto Nacional de Estatística realiza, de 3 a 30 de Setembro, o V Recenseamento Empresarial.
mais