Artigos sobre Redy Lima
Sociólogo diz que Ilha do Maio tem uma juventude com vontade de aprender, mas destaca falta de oportunidades
O sociólogo Redy Lima considerou este sábado que a ilha do Maio tem uma juventude com vontade de aprender, no entanto destaca a preocupação com a falta de oportunidades e de cultura reivindicativa entre os jovens da ilha.
São Vicente habitua-se a viver com medo
Por estes dias, em São Vicente, difícil mesmo é falar com alguém que não conheça uma história, em nome próprio ou de alguém próximo, relacionada com a mais recente onda de criminalidade que afecta Mindelo e tudo à volta. Na rua, nas lojas, em casa… parece não existir lugar seguro. Será este o ‘novo normal’?
2022 em Análise, 2023 em Perspectiva
A menos de uma semana do início do novo ano, o Expresso das Ilhas traz nesta edição a leitura de um conjunto de personalidades de diversos quadrantes políticos, sociais e económicos, do ano de 2022, e uma antevisão de 2023, num momento marcado pela guerra na Ucrânia, pela escalada dos preços e por muitas incertezas quanto ao futuro próximo.
“Na prática, nunca passamos da repressão para a prevenção”
Os dados das ocorrências registadas pela Polícia Nacional em 2021 mostram um aumento na ordem dos 33%. Retoma da vida económica e maior conflitualidade social estão entre as razões apontadas pelas autoridades para a acentuada subida, face a 2020. Em entrevista ao Expresso das Ilhas, o sociólogo Redy Wilson Lima comenta os dados e as justificações, alerta para os perigos das “operações especiais” que se querem implementar e lamenta que a prevenção nunca tenha passado do discurso e coffee breaks.
MpD analisa trajectória e desafios do poder local democrático para assinalar os 30 anos das primeiras eleições autárquicas
A Comissão Política Concelhia da Praia do MpD realiza esta segunda-feira, 13, uma conferência subordinada ao tema “Trajectória e desafios do poder local democrático”, para assinalar os 30 anos sobre as primeiras eleições autárquicas em Cabo Verde.
Desconfinar : “A culpa é sempre do outro”
Do “fascismo social” ao desafio da sobrevivência, o Cabo Verde que emerge da pandemia, no olhar do sociólogo Redy Lima.
Redy Lima: “Homens a matar homens é também violência de género”
O sociólogo Redy Lima anda há anos a falar na violência e na hipermasculinidade, numa sociedade, a cabo-verdiana, onde, a todo o momento, o “verdadeiro homem” tem de provar a sua virilidade, demarcando território, conquistando, possuindo e, não raras vezes, passando à agressão para demonstrar que é “matxu”. A sociedade cobra e os homens acabam “vítimas” dessas construções que se reproduzem. Agora, defende, é necessária uma nova abordagem para o fenómeno.
VBG: Menos violência e menos feminicídios em Cabo Verde
Diminuíram os casos de Violência Baseada no Género em Cabo Verde. Um estudo realizado pelo ICIEG, em parceria com o PNUD, mostra uma redução de cerca de 51 por cento (%) de 2014 para 2018 e de 52,6% de 2016 para 2019. Menos VBG tem igualmente implicância na queda dos casos de feminícidio.
Destaques da edição 939
Nesta edição, o Expresso das Ilhas destaca a conversa com Redy Lima: “Homens a matar homens é também violência de género”.
mais