Artigos sobre PNUD
Mais de mil milhões vivem em pobreza, metade em países em guerra
Pelo menos 1,1 mil milhões de pessoas vivem na pobreza, das quais quase metade (455 milhões) estão em países em guerra ou em paz frágil, indica um relatório publicado hoje pela ONU em colaboração com a Universidade de Oxford.
Agora, a nossa prioridade é apoiar Cabo Verde na implementação da nova agenda para os SIDS
Assinala-se hoje o dia Mundial do Ambiente, efeméride que tem ganhado destaque à medida que os impactos anunciados das Mudanças Climáticas se tornam cada vez mais fortes. A efeméride, cujo lema, este ano, se centra na restauração da terra e luta contra desertificação, deu o mote para uma conversa com a coordenadora da ONU, em que se fala do trabalho das agências da organização, no âmbito do ambiente. Incontornável, pela condição arquipelágica do país, a recém aprovada Agenda de Antígua e Barbuda para os SIDS (ABAS) foi também um dos temas abordados. Uma agenda que Patrícia Portela de Souza avalia positivamente, e que considera ser “reflexo das demandas dos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento”.
Bolsa de Valores premiada em Londres
Bolsa de Valores de Cabo Verde foi galardoada com dois prémios internacionais pela sua actuação “no âmbito da promoção da sustentabilidade por via da emissão de instrumentos financeiros sustentáveis”, anunciou, esta terça-feira, o Presidente da Bolsa de Valores, Miguel Monteiro.
Governo reafirma compromisso de protecção e conservação dos ecossistemas marinhos
O ministro da Agricultura e Ambiente reafirma o compromisso do governo na protecção e conservação dos ecossistemas marinhas. Gilberto Silva intervinha na I reunião do Comité de Pilotagem do Projecto Gestão de Ameaças Sectoriais Múltiplas nos Ecossistemas Marinhos, realizado hoje, em São Vicente.
Países de rendimento médio pedem acesso preferencial a financiamento internacional
Cerca de 40 países de rendimento médio pediram hoje condições preferenciais no acesso ao financiamento internacional e uma reforma do sistema financeiro global que considere as suas necessidades, no final de uma reunião de organismos da ONU.
Gestão dos riscos naturais na Sociedade do Conhecimento
No Leviatã, obra fundadora do conceito de Contrato Social, Thomas Hobbes salientava já em 1651 que “a finalidade da República é a segurança dos cidadãos”. Cerca de um século depois, o Desastre de Lisboa de 1755 levou Jean Jacques Rousseau, na sua obra Discours sur l’origine et les fondements de l’inégalité parmi les hommes, a alertar para as responsabilidades do Estado na prevenção dos riscos naturais.
Primeira emissão de "obrigações azuis” do IIB em curso até Fevereiro
A Bolsa de Valores de Cabo Verde lançou esta segunda-feira, em São Vicente, a primeira emissão de "obrigações azuis" do país, realizada pelo IIB. São 25 mil obrigações, ao preço de 10 mil escudos cada, com maturidade a cinco anos e taxa de juro de 4%, para financiar projectos na área da economia azul.
Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses vai custar 146 mil contos
A implementação do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses vai custar 146 mil contos. A informação foi avançada pela ministra da Justiça, em declarações aos jornalistas à margem de um fórum sobre o tema, na cidade da Praia.
Governo apresenta projecto para alcançar crescimento azul sustentável
Sobre-exploração das espécies marinhas, expansão rápida do desenvolvimento das zonas costeiras que coloquem em risco habitats marinhos e mudanças climáticas. Estas são as três grandes ameaças enfrentadas pela biodiversidade marinha em Cabo Verde, as quais o Governo quer mitigar através de um projecto lançado hoje em São Vicente.
Sensação de insegurança atormenta seis em cada sete pessoas no mundo, indica novo relatório do PNUD
O Relatório do PNUD sobre a segurança humana 2021 divulgado hoje indica que seis em cada sete pessoas em todo o mundo vivem atormentadas por sentimentos de insegurança.
“A integração só acontecerá se os nossos jovens ao porem os olhos em África disserem: aí está a minha oportunidade”
A comemoração do Dia do Desporto Cabo-Verdiano deu o pontapé de saída para uma entrevista com o ministro-adjunto para a Juventude e Desporto. Num momento em que arranca a retoma desportiva, com 45 mil contos destinados à mesma (dos quais 10 mil voltados para o Desporto Escolar), há também vários estudos e projectos estruturantes em jogo, que prometem uma nova largada no desporto nacional. “É como se estivéssemos agora a construir os alicerces onde se vai sustentar o nosso desporto”, explica Carlos Monteiro. No que toca à Juventude, esta semana foi também de reflexão e celebração, no Fórum Nacional, que decorreu a 16 e 17 de Novembro, em Ribeira Brava. O ministro volta os olhos para África e destaca as grandes oportunidades que surgem no quadro continental. África quer aproveitar a sua juventude, e Cabo Verde quer que os seus jovens aproveitem as oportunidades que há no continente.
Mães antes do tempo
Os números sobre gravidez precoce no Inquérito Demográfico de Saúde Reprodutiva III (IDSR) do INE indicavam que em 2018 havia 9.593 grávidas, entre os 10 e os 19 anos. No momento do inquérito, 12% das adolescentes de 15 a 19 anos de idade já tinham tido, pelo menos, um filho (nado-vivo), contra 15,2% em 2005. Três anos depois deste estudo, a gravidez na adolescência continua sendo uma preocupação. Neste sentido, o ICIEG lançou, no passado mês do Julho, a campanha “Adolescência primeiro, gravidez depois”.
Trocar ou não trocar
Uma troca de dívida pode ser definida como o cancelamento da dívida em troca de outra coisa. Formulado em termos mais técnicos, “Uma troca de dívida envolve a troca voluntária, por um credor com o seu devedor, de dívida por dinheiro, outro activo ou uma nova obrigação com prazos de reembolso diferentes”. Ou, de acordo com uma definição usada pelo PNUD, “Uma troca de dívida (ou conversão de dívida) é definida como o cancelamento da dívida externa em troca do compromisso do governo devedor de mobilizar recursos internos (moeda local ou outro ativo) para um propósito acordado”. Há vantagens e desvantagens nas reconversões, sejam de dívida por activos, por natureza ou por desenvolvimento. Mas há também um factor considerado fundamental: devedores e credores devem sempre dizer a verdade.
Pequenos estados insulares em desenvolvimento devem continuar a ter acesso a empréstimos concessionais
Há um novo método para calcular a vulnerabilidade dos pequenos países arquipélago. A maior parte dos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento (SIDS, na sigla em inglês) não são elegíveis para financiamento concessional porque estão classificados como países de rendimento médio ou alto, mas são mais frágeis do que os dados de rendimento, por si, podem sugerir. Na verdade, os SIDS enfrentam desafios estruturais devido à sua localização remota, concentração económica e dependência de fluxos externos, como remessas, investimento directo estrangeiro e receitas do turismo. Cabo Verde é considerado um país de alta vulnerabilidade.
Guias de turismo recebem certificado de formação profissional
Vinte e oito guias turísticos da ilha de Santo Antão receberam este sábado os certificados de formação profissional “Guia de Turismo”, promovida pelo Ministério do Turismo e Transporte, em parceria com PNUD e a Câmara de Comércio de Barlavento.
Ana Graça, Coordenadora Residente do Sistema das Nações Unidas em Cabo Verde : A nossa máxima é não deixar ninguém para trás
As Nações Unidas, a maior organização multilateral mundial, estão presentes em Cabo Verde desde os primórdios da independência e têm trabalhado há mais de 40 anos com os sucessivos governos, sociedade civil, sector privado, ONGs e outros parceiros para um desenvolvimento social e económico sustentável do país. Com a situação de crise provocada pela Covid-19 o plano de trabalho das Nações Unidas para 2020 sofreu profundas alterações. Ana Graça, Coordenadora Residente do Sistema das Nações Unidas em Cabo Verde, falou com o Expresso das Ilhas sobre a reorientação do plano de trabalho e dos diferentes tipos de apoios para dar respostas imediatas às cinco medidas prioritárias elencadas pelo governo para fazer face à crise económica, sanitária e social provocada pela pandemia da COVID-19 e sobre as necessidades do pós-pandemia.
Governo vai investir cerca de 100 milhões de escudos na formação do sector informal
O governo vai investir cerca de 100 milhões de escudos cabo-verdianos na formação do sector informal, para a capacitação e melhoria da competitividade, conforme avançou esta segunda-feira o Secretário de Estado das Finanças, Gilberto de Barros.
Startup Weekend com edição online
Devido à pandemia do novo coronavírus, o Startup Weekend, que acontece nos dias 1 a 3 de Maio, sob o tema "Unidos Contra a COVID-19", terá pela primeira vez uma edição online.
Nações Unidas mobilizam 120 milhões de dólares para ajudar Cabo Verde
A coordenadora residente do sistema Nações Unidas disse hoje que Cabo Verde poderá receber nos próximos meses cerca de 120 milhões de dólares dos parceiros internacionais, para fazer face aos impactos da pandemia da COVID-19.
RMPCV socializa Lei da Paridade com magistrados e secretários judiciais
Juízes, Procuradores do Ministério Público e Secretários Judiciais recebem hoje, na Praia, uma formação para socialização da Lei da Paridade, promovida pela Rede de Mulheres Parlamentares Cabo-verdianas (RMPCV).
mais