Edição 1223

PorExpresso das Ilhas,7 mai 2025 0:01

Destaque de manchete, nesta edição do Expresso das Ilhas, para o Índice de Desenvolvimento Humano publicado pelo PNUD.

O Relatório de Desenvolvimento Humano 2024, divulgado ontem pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), alerta para uma desaceleração global sem precedentes e propõe uma abordagem humanizada da Inteligência Artificial como caminho para impulsionar o desenvolvimento e criar novas oportunidades. No Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que é relativo ao ano de 2023, Cabo Verde sobe na pontuação, mas mantém o 135.º lugar.

Também em destaque está a entrevista com Carlos Monteiro, PCA do TechParkCV.

Apesar de estar a funcionar desde 2023, o Parque Tecnológico da Praia – e o de São Vicente –foi inaugurado oficialmente esta semana. Empresa pública, nascida como SA, poderá no futuro abrir à participação privada. O digital, quer o governo, será a próxima âncora económica do país, equiparada, no futuro, ao peso do turismo (25% do PIB). Até lá, regressamos ao presente, aos impactos, ao plano de negócios e aos desafios, nesta entrevista com o PCA do TechParkCV.

Chamada de capa, igualmente, para o Obangame Express, um exercício militar internacional que se realiza em Cabo Verde pela primeira vez e que decorre até ao dia 16 de Maio. Promovido e patrocinado pelo Comando dos Estados Unidos para a África (United States Africa Command – AFRICOM) e facilitado pelas Forças Navais dos Estados Unidos da Sexta Frota, o exercício que envolve toda a região do Golfo da Guiné, mobiliza cerca de 912 meios navais, 11 meios aéreos e 925 militares.

Na economia damos destaque à reportagem sobre os 20 anos de actividade do Grupo RIU em Cabo Verde e à entrevista com o seu Director Executivo, Joan Trian.

O Grupo RIU entrou no mercado turístico nacional em 2005 com a abertura do RIU Funaná no Sal. Hoje é não só o maior operador turístico, como também o principal empregador privado do país. Mas Joan Trian, Director Executivo do Grupo RIU, deixa um alerta: novos investimentos estão associados a melhores infraestruturas. O grupo hoteleiro espanhol foi responsável pela chegada de cerca de um terço do total de turistas que, em 2024, visitaram Cabo Verde. Cadeia hoteleira espanhola tem seis hotéis no país e, segundo o ministro do Turismo, tem um peso significativo na economia nacional.

Esta semana voltamos a abordar o tema da insegurança nas ruas da capital.

A Cidade da Praia vive dias de inquietação.

Numa ronda realizada nos horários de maior movimento nas paragens de autocarro, esta reportagem ouviu dezenas de cidadãos que, com vozes diferentes, partilham sentimentos semelhantes: medo, insegurança e incerteza. A criminalidade, com destaque para os chamados “casobody” (assaltos), parece estar a ganhar terreno, deixando a população à mercê da violência urbana.

A ler, igualmente, os artigos de opinião ‘Quotas em dia versus pagamento regular de quotas’ de António Ludgero Correia; ‘A Fragilidade do Dólar e os Desafios de um Novo Ciclo Económico Global’ de Paulo Veiga; ‘Nós somos o Oceano’ de Catherine Mancip, Embaixadora de França em Cabo Verde; ‘80º Aniversário da Vitória na Grande Guerra Patriótica’ de Yury Materiy, Embaixador da Rússia em Cabo Verde; ‘Humanismo e Renascimento’ escrito por Carlos Bellino Sacadura; e ‘O Bairro da Terra Branca: Onde Culturas se Encontram e Talentos Florescem’ da autoria de Homero Baleno Brito.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,7 mai 2025 0:01

Editado porAndre Amaral  em  7 mai 2025 14:37

pub.
pub
pub.

Rotating GIF Banner

pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.