Artigos sobre Bolsa de Valores de Cabo Verde
Bolsa de Valores regista recorde de transacções no mercado secundário no primeiro semestre de 2024
A Bolsa de Valores de Cabo Verde (BVC) registou um recorde de transacções no mercado secundário no primeiro semestre de 2024, anunciou hoje a instituição financeira que considera o mercado secundário como um dos seus maiores desafios.
Auditor Renato Fernandes renuncia ao cargo na CMP alegando falta de acção contra irregularidades
O auditor Renato Fernandes, que ocupava o cargo de director do gabinete de Auditoria Interna (GAI) na Câmara Municipal da Praia (CMP), formalizou a sua demissão numa carta enviada ao edil Francisco Carvalho na qual expõe a falta de acções efectivas contra irregularidades e corrupção.
Cabo Verde prevê criar obrigações para a diáspora no primeiro semestre de 2024
Cabo Verde está a preparar a criação de obrigações em bolsa, dirigidas exclusivamente à diáspora, a partir do primeiro semestre de 2024 e que podem ser emitidas pelo Estado ou por privados, anunciou hoje o ministro das Comunidades, Jorge Santos.
Governo dá prioridade à agenda de privatizações e parcerias estratégicas
O novo Relatório de Desempenho do Sector Público Empresarial, que detalha uma agenda de processos a concluir, indica que o Governo tem como prioridade implementar privatizações e outras parcerias estratégicas.
Bolsa de Valores suspende cotações da Enacol e da Sociedade de Tabacos
A Bolsa de Valores de Cabo Verde (BCV) suspendeu a cotação dos valores mobiliários da petrolífera Enacol, liderada pela portuguesa Galp, e da Sociedade de Tabacos, após constatar “oscilações anormais” que podem afectar o mercado, disse hoje fonte oficial.
BVC realizou seis séries de emissões de empréstimos obrigacionistas em cerca de 2 mil milhões de escudos
A Bolsa de Valores de Cabo Verde (BVC) emitiu seis séries de empréstimos obrigacionistas diversos, que até o momento ascenderam a cerca de 2,03 mil milhões de escudos. Informação avançada, hoje, pelo presidente do Bolsa de Valores de Cabo Verde (BVC), no acto de apresentação dos resultados da Oferta Particular de Obrigações Verdes (‘Green Bonds’) por parte da Águas de Ponta Preta (APP), realizada pela BVC, na cidade da Praia.
Águas de Ponta Preta realiza primeira emissão de obrigação verde em Cabo Verde
A Águas de Ponta Preta (APP), da ilha do Sal, vai realizar a primeira emissão de obrigação verde em Cabo Verde, no valor de 500 mil contos, para expandir investimentos com uma central solar fotovoltaica em São Vicente.
Bolsa de Valores prevê para próximos meses ter obrigações ou acções no Luxemburgo emitidas por entidades cabo-verdianas
O presidente da Bolsa de Valores de Cabo Verde (BVC), Miguel Monteiro, prevê para Junho ou Julho ter obrigações ou acções no Luxemburgo, emitidas por entidades cabo-verdianas, através da cooperação com a sua congénere luxemburguesa.
Bolsa de Valores de Cabo Verde 25 ANOS
“Ser uma Bolsa de Valores sustentável, acessível, atrativa e relevante a nível nacional e regional (África), com uma reputação global, este é o nosso compromisso para o quinquénio 2021-25.” – Conselho de Administração.
Bolsa angolana recolhe experiências inovadoras em Cabo Verde e Moçambique
A Bolsa de Dívida e Valores de Angola (Bodiva) tem trocado experiências com congéneres africanas, entre as quais Cabo Verde e Moçambique, admitindo que podem vir a replicar algumas das iniciativas consideradas mais inovadoras, referiu o presidente-executivo da instituição.
1ª emissão de Blue Bonds com uma procura de 1,5 vezes superior à oferta
O presidente da Bolsa de Valores de Cabo Verde informou hoje, que a 1ª emissão de Blue Bonds no mercado de Cabo Verde, que decorreu de 23 de Janeiro a 28 de Fevereiro, contou com uma procura de 1,5 vezes superior à oferta, rendendo assim o valor máximo previsto, de 350 milhões de escudos.
Primeira emissão de "obrigações azuis” do IIB em curso até Fevereiro
A Bolsa de Valores de Cabo Verde lançou esta segunda-feira, em São Vicente, a primeira emissão de "obrigações azuis" do país, realizada pelo IIB. São 25 mil obrigações, ao preço de 10 mil escudos cada, com maturidade a cinco anos e taxa de juro de 4%, para financiar projectos na área da economia azul.
“Ficarei satisfeito quando chegarmos às cem emissões por ano, com pequenas e médias empresas a financiarem-se na Bolsa”
Em 2022, a Bolsa de Valores de Cabo Verde (BVC) conseguiu emitir o dobro da média de emissões dos últimos anos. Viu os municípios regressarem. Pela primeira vez teve um produto financeiro derivado. Apresentou a plataforma Blu-X. Atingiu e ultrapassou, pela primeira vez na história da BVC, a cifra dos 100 mil milhões de CVE de Capitalização Bolsista. “Um ano quase extraordinário”, como diz o presidente do Conselho de Administração da BVC, ao Expresso das Ilhas. O balanço do ano que passou e as perspectivas para o que agora começa, são os temas principais desta entrevista com Miguel Monteiro.
Presidente da BVC prevê emissão da primeira obrigação azul e cotação de mais duas empresas na bolsa em 2023
O presidente da Bolsa de Valores de Cabo Verde (BVC) prevê para o ano de 2023 a emissão da primeira obrigação azul, a cotação de pelo menos mais duas empresas na bolsa e ter a primeira edição do Bolsa Awards.
O futuro dos investimentos na bolsa passa pela economia para o desenvolvimento – PCA da Bolsa de Valores de Cabo Verde
Os investidores, principalmente os institucionais, já não procuram só o retorno financeiro, mas também saber que a aplicação dos seus fundos vai resultar na melhoria das condições sociais e ambientais. O novo plano estratégico da Bolsa de Valores de Cabo Verde 2021-2025, aprovado no início deste mês, procura ir ao encontro deste novo perfil de investidores, mas não só. O plano pretende igualmente servir a economia real e apoiar o desenvolvimento sustentável, oferecendo alternativas de financiamento e investimento, em condições favoráveis, a emissores e investidores. O documento está estruturado em quatro eixos estratégicos e um enabler e divide-se em 17 iniciativas, com cinco a serem consideradas prioritárias. Miguel Monteiro, Presidente do Conselho de Administração da Bolsa de Valores de Cabo Verde explica ao Expresso das Ilhas como quer que instituição esteja dentro de três anos.
Fretson Rocha da Rádio Morabeza é o vencedor do Prémio de Jornalismo Financeiro
O jornalista Fretson Rocha, da Rádio Morabeza, foi o vencedor da primeira edição do Prémio de Jornalismo Financeiro, da Bolsa de Valores de Cabo Verde (BVC), com a reportagem “Instituições financeiras de autorização restrita”
A sustentabilidade como arma de combate às alterações climáticas
Cabo Verde, através da Bolsa de Valores, apresentou, na Conferência sobre Clima e Desenvolvimento, a plataforma Blue X.
BVCV anuncia prémio Jornalismo Financeiro
A Bolsa de Valores de Cabo Verde (BVCV) anunciou hoje a instituição do prémio Jornalismo Financeiro, de periodicidade anual, atribuído mediante concurso. Os três primeiros trabalhos classificados receberão um montante de 250, 150 e 100 mil escudos, respectivamente.
Bolsa de Cabo Verde fechou terceiro trimestre de 2020 a valer 79 milhões de contos
A capitalização da Bolsa de Valores de Cabo Verde (BVC) aumentou 3% no terceiro trimestre de 2020, face ao mesmo período de 2019, para o equivalente a 727 milhões de euros, segundo dados da instituição.
Capitalização bolsista na BCV varia positivamente no 3º trimestre de 2020 face a 2019
A 30 de Setembro de 2020 a capitalização bolsista na Bolsa de Valores de Cabo Verde (BVC) situava-se em cerca de 80 mil milhões de escudos, originando uma variação positiva de 3% face ao registado no final do 3º trimestre do ano anterior.
mais