Artigos sobre Bolsa de Valores de Cabo Verde

Primeira emissão de "obrigações azuis” do IIB em curso até Fevereiro
A Bolsa de Valores de Cabo Verde lançou esta segunda-feira, em São Vicente, a primeira emissão de "obrigações azuis" do país, realizada pelo IIB. São 25 mil obrigações, ao preço de 10 mil escudos cada, com maturidade a cinco anos e taxa de juro de 4%, para financiar projectos na área da economia azul.

“Ficarei satisfeito quando chegarmos às cem emissões por ano, com pequenas e médias empresas a financiarem-se na Bolsa”
Em 2022, a Bolsa de Valores de Cabo Verde (BVC) conseguiu emitir o dobro da média de emissões dos últimos anos. Viu os municípios regressarem. Pela primeira vez teve um produto financeiro derivado. Apresentou a plataforma Blu-X. Atingiu e ultrapassou, pela primeira vez na história da BVC, a cifra dos 100 mil milhões de CVE de Capitalização Bolsista. “Um ano quase extraordinário”, como diz o presidente do Conselho de Administração da BVC, ao Expresso das Ilhas. O balanço do ano que passou e as perspectivas para o que agora começa, são os temas principais desta entrevista com Miguel Monteiro.

Presidente da BVC prevê emissão da primeira obrigação azul e cotação de mais duas empresas na bolsa em 2023
O presidente da Bolsa de Valores de Cabo Verde (BVC) prevê para o ano de 2023 a emissão da primeira obrigação azul, a cotação de pelo menos mais duas empresas na bolsa e ter a primeira edição do Bolsa Awards.

O futuro dos investimentos na bolsa passa pela economia para o desenvolvimento – PCA da Bolsa de Valores de Cabo Verde
Os investidores, principalmente os institucionais, já não procuram só o retorno financeiro, mas também saber que a aplicação dos seus fundos vai resultar na melhoria das condições sociais e ambientais. O novo plano estratégico da Bolsa de Valores de Cabo Verde 2021-2025, aprovado no início deste mês, procura ir ao encontro deste novo perfil de investidores, mas não só. O plano pretende igualmente servir a economia real e apoiar o desenvolvimento sustentável, oferecendo alternativas de financiamento e investimento, em condições favoráveis, a emissores e investidores. O documento está estruturado em quatro eixos estratégicos e um enabler e divide-se em 17 iniciativas, com cinco a serem consideradas prioritárias. Miguel Monteiro, Presidente do Conselho de Administração da Bolsa de Valores de Cabo Verde explica ao Expresso das Ilhas como quer que instituição esteja dentro de três anos.

Fretson Rocha da Rádio Morabeza é o vencedor do Prémio de Jornalismo Financeiro
O jornalista Fretson Rocha, da Rádio Morabeza, foi o vencedor da primeira edição do Prémio de Jornalismo Financeiro, da Bolsa de Valores de Cabo Verde (BVC), com a reportagem “Instituições financeiras de autorização restrita”

A sustentabilidade como arma de combate às alterações climáticas
Cabo Verde, através da Bolsa de Valores, apresentou, na Conferência sobre Clima e Desenvolvimento, a plataforma Blue X.

BVCV anuncia prémio Jornalismo Financeiro
A Bolsa de Valores de Cabo Verde (BVCV) anunciou hoje a instituição do prémio Jornalismo Financeiro, de periodicidade anual, atribuído mediante concurso. Os três primeiros trabalhos classificados receberão um montante de 250, 150 e 100 mil escudos, respectivamente.

Bolsa de Cabo Verde fechou terceiro trimestre de 2020 a valer 79 milhões de contos
A capitalização da Bolsa de Valores de Cabo Verde (BVC) aumentou 3% no terceiro trimestre de 2020, face ao mesmo período de 2019, para o equivalente a 727 milhões de euros, segundo dados da instituição.

Capitalização bolsista na BCV varia positivamente no 3º trimestre de 2020 face a 2019
A 30 de Setembro de 2020 a capitalização bolsista na Bolsa de Valores de Cabo Verde (BVC) situava-se em cerca de 80 mil milhões de escudos, originando uma variação positiva de 3% face ao registado no final do 3º trimestre do ano anterior.

Estado arrecada 108 mil contos com venda de acções da CVA a emigrantes
Depois dos funcionários, o segundo lote de acções da Cabo Verde Airlines que o Estado colocou no mercado foi vendido a emigrantes. Ao todo entram na empresa 44 novos accionistas.

Interesse de privados já garante venda de 39% da companhia aérea de Cabo Verde – Bolsa de Valores
O presidente da Bolsa de Valores de Cabo Verde afirmou hoje à Lusa que já há manifestações de interesse de privados suficientes para comprar a quota de 39% que o Estado cabo-verdiano ainda detém na antiga transportadora aérea TACV.

Presidente da Bolsa de Valores acredita que processo de venda de acções da Cabo Verde Ailines será completamente subscrito
A poucos dias de fechar o dossiê da venda de 7,65% de acções da Cabo Verde Airlines junto da Diáspora, o presidente da Bolsa de Valores disse acreditar que o processo será completamente subscrito.

Governo cabo-verdiano deixa cair 'golden share' da Enacol e quer encaixar 760 mil euros
O Estado cabo-verdiano espera encaixar 83 milhões de escudos (760 mil euros) com a venda da participação de 2,1% na distribuidora de combustíveis Enacol, mas os direitos dessa ‘golden share’ não transitam para os novos accionistas.

Governo adia acto público para venda das acções da Enacol
O acto público para o lançamento da Oferta Pública de Venda das ações que o Estado de Cabo Verde detém na ENACOL, inicialmente agendado para hoje, 20 de novembro, foi alterado para uma data, a ser posteriormente comunicada, anunciou o governo.

Governo vende acções da Enacol
O Governo vai iniciar hoje o processo de venda da participação de 2,1% que detém na distribuidora de combustíveis Enacol, detida pelas petrolíferas portuguesa Galp e angolana Sonangol.

Investment Forum apresentado na Praia
500 milhões de euros é o montante mínimo de investimento que o Governo espera mobilizar, junto dos parceiros, durante a primeira edição do Cabo Verde Investment Forum (CVIF), em Julho, no Sal. Contas feitas pelo vice-Primeiro-Ministro, Olavo Correia, esta manhã, na Praia.

BVC aplaude medidas para dinamizar mercado secundário da dívida
A administração da Bolsa de Valores de Cabo Verde (BVC) congratula-se com as medidas adoptadas pelo Governo para dinamizar o mercado secundário da dívida pública, na medida em que vai aumentar os títulos negociados a nível da bolsa.

"Sem financiamento às empresas não há condições para que estas prosperem"
O ministro de Estado, Fernando Elísio Freire de Andrade, afirmou quarta-feira, na Cidade da Praia, que o contexto actual interpela Cabo Verde quanto à necessidade de “uma solução urgente” para o desafio do financiamento da economia do País.

A bolsa é o barómetro da economia nacional
Duas décadas de Bolsa de Valores de Cabo Verde, um país onde os empresários são conservadores e os investidores não gostam de arriscar. Para assinalar a data, o Expresso das Ilhas entrevistou Manuel Lima, o presidente da instituição, para falar do passado, mas essencialmente do futuro.

Destaques da edição 844
Nesta edição, o Expresso das Ilhas faz manchete com a entrevista a Manuel Lima, Presidente da Bolsa de Valores de Cabo Verde: a Bolsa é o barómetro da economia nacional.
mais