Artigos sobre ENACOL

O ano de todas as perdas
Éramos felizes e não sabíamos. As regras ditam que não se devem usar frases feitas num texto jornalístico, mas nenhuma é mais certeira para iniciar um balanço económico de 2020. O ano passado, por esta altura, a maior parte de nós desconhecia conceitos como “confinamento”, “máscara obrigatória” e “distanciamento social”. A crise económica de 2008/2009 era uma memória longínqua e em Cabo Verde havia um optimismo suportado por anos de crescimento acima dos 4 por cento e pela perspectiva de se atingir o milhão de turistas. Depois… Depois veio a pandemia.

Empresas de alimentação e petróleo à espera do regresso da confiança no mercado cabo-verdiano
Não há volta a dar, a crise do novo coronavírus deixou de joelhos sectores importantes da economia nacional. É uma crise que tem uma característica diferente das anteriores, todos estão a apanhar por tabela. João Santos, empresário e administrador da Sociave, e Abílio Madalena, director-geral da ENACOL, contam ao Expresso das Ilhas como é que a pandemia afectou os sectores alimentar e petrolífero.

Destaques da edição 981
Nesta edição, o Expresso das Ilhas dá destaque às alterações que a COVID-19 trouxe ao dia a dia de todos nós incluindo a forma como lidamos com a internet.

Vivo e Enacol garantem stock de gás
As duas distribuidoras de combustíveis de Cabo Verde garantem ter ‘stock’ suficiente de gás butano e pede a colaboração dos clientes perante um aumento da procura nos postos de venda por causa do novo coronavírus.

Venda das acções da Enacol rende 87 mil contos ao Estado
A procura, no processo de alienação das 21 mil acções da Empresa Nacional de Combustíveis (Enacol) foi 6 vezes mais do que a oferta dos 2,1% que o Governo detinha na distribuidora de combustíveis.

Pressão externa a espevitar o país
Os encontros semi-anuais do governo com o Grupo de Apoio Orçamental (GAO) têm-se revelado momentos interessantes para se confrontar a visão oficial sobre a situação do país com o olhar dos parceiros que financeiramente suportam o Orçamento do Estado.

Governo cabo-verdiano deixa cair 'golden share' da Enacol e quer encaixar 760 mil euros
O Estado cabo-verdiano espera encaixar 83 milhões de escudos (760 mil euros) com a venda da participação de 2,1% na distribuidora de combustíveis Enacol, mas os direitos dessa ‘golden share’ não transitam para os novos accionistas.

Governo lança oferta pública de venda das acções da Enacol
O Governo lançou sexta-feira,22, a Oferta Pública de Venda das acções do Estado de Cabo Verde na Enacol, numa cerimónia presidida pelo secretário de Estado das Finanças, Gilberto Barros, na sede da Bolsa de Valores, na Praia.

Governo adia acto público para venda das acções da Enacol
O acto público para o lançamento da Oferta Pública de Venda das ações que o Estado de Cabo Verde detém na ENACOL, inicialmente agendado para hoje, 20 de novembro, foi alterado para uma data, a ser posteriormente comunicada, anunciou o governo.

Governo vende acções da Enacol
O Governo vai iniciar hoje o processo de venda da participação de 2,1% que detém na distribuidora de combustíveis Enacol, detida pelas petrolíferas portuguesa Galp e angolana Sonangol.

Clínica Privada oferece mamografias gratuitas a mulheres carenciadas
Todos os anos, por esta altura, a Urgimed faz um desconto no exame da mamografia para os seus sócios. Este ano, a campanha foi mais longe. A clínica aceitou o desafio da House Wives Productionz, e aliou-se a esta uma associação de mulheres cabo-verdiana residentes nos EUA para proporcionar mamografias grátis a mulheres com fracos recursos económicos.

Estado concessiona serviços petrolíferos à ENACOL por 30 anos
Abílio Madalena, director-geral da petrolífera nacional, quer que a empresa continue a "colaborar para o desenvolvimento do negócio e obviamente do país". Cerimónia de assinatura do contrato de concessão decorreu hoje, no Ministério das Finanças.

“É fundamental fazer os portos mais competitivos a nível da qualidade do serviço e das infra-estruturas”
“Um país, dez ilhas, a mesma energia” é a assinatura com que a Enacol se apresenta aos consumidores, depois de um processo de renovação da imagem corporativa.

Destaques da edição 915
Nesta edição, o Expresso das Ilhas destaca as entrevistas com os responsáveis das petrolíferas em Cabo Verde.

Cidadela: Enacol cumpre os "mais exigentes padrões de segurança"
Poluição sonora e ambiental, insegurança. Reclamações expressas pelos moradores de Cidadela, ontem, no Parlamento. Em causa, o posto de abastecimento da Enacol, instalado no bairro. Agora, a petrolífera reage, para garantir que cumpre "com os mais exigentes padrões de segurança".

Palmarejo ganha novo posto de abastecimento da ENACOL
A cidade da Praia conta, deste 14 de Dezembro, com um novo posto de abastecimento. A ENACOL está ainda mais perto dos seus clientes.

Atraso no fornecimento levou a controlo de stocks de combustível nos aeroportos. Governo garante que não há ruptura
O Governo garante que não existe neste momento qualquer falta de combustível, nem no Sal, nem em qualquer aeroporto do país. Atraso no fornecimento internacional obrigou a gestão mais cuidadosa de stocks por parte das petrolíferas internacionais.

ENACOL tem novo logotipo
A empresa distribuidora de produtos petrolíferos apresentou na tarde desta sexta-feira sua nova imagem com vista ao reposicionamento da marca no mercado.
mais