Artigos sobre Electra
Brava: Diagnóstico aponta problemas, autarca quer ver lado positivo
Relatório elaborado por uma técnica da Câmara Municipal de Oeiras (Portugal), a pedido da Câmara Municipal da Brava, destaca problemas como o abandono escolar ou a redução de população na ilha. Francisco Tavares, autarca da Brava defende que mais do que olhar para os aspectos negativos é necessário ver os aspectos positivos que o documento destaca.
EDEC, nova empresa de distribuição de energia, iniciou operação no dia 1 de Julho
A Empresa de Distribuição de Eletricidade de Cabo Verde( EDEC) entrou em funcionamento nesta segunda-feira, 1, segundo informou o Conselho de Administração da empresa através de um comunicado.
Tarifa de electricidade da AEB diminui, ELECTRA mantém preços
A partir de hoje, 1, a tarifa de electricidades da Águas e Energia da Boa Vista (AEB)diminui 1,03 ECV/kWh, enquanto a da Electra mantém-se, conforme informou a Agência Reguladora Multissetorial da Economia (ARME).
Electra: Menos cortes de energia em 2023, mas mais prolongados
O número de interrupções gerais no fornecimento de electricidade no país diminuiu 18%, de 2022 para 2023, mas as falhas duraram mais tempo, chegando a 64,2 horas, segundo a eléctrica estatal.
Transição energética, será desta?
A começar no dia 1º de Junho a Electra, SA será separada (unbundled) em três empresas, uma dirigida para a produção de electricidade, outra para a comercialização e a outra ainda de gestão da rede pública e também de compra, transporte e distribuição da electricidade. As mudanças segundo o governo visam conseguir ganhos de eficiência na produção e distribuição de energia e criar as condições para a transição energética, limitando a produção térmica e privilegiando as energias renováveis. Nesse sentido, as metas já estabelecidas são de atingir 30% de penetração das renováveis, solar e eólica, até 2025 e de 54% em 2030. Em 2040 espera-se chegar aos 100% com o apoio de parceiros internacionais.
EDEC. Habitue-se a este nome, vai passar a vê-lo nas facturas de electricidade
Reestruturação do sector eléctrico está em andamento. Criação de novas empresas abre caminho à privatização. PCA da ELECTRA promete menor custo, melhor serviço e mais transparência.
Edição 1173
Destaque de manchete nesta edição do Expresso das Ilhas para o Especial sobre o Dia de África com as entrevistas a Paulino Dias e Odair Varela.
ELECTRA deixa de estar dividida em Norte e Sul. Empresa reagrupada por áreas de negócio
A extinção das filiais ELECTRA Norte e Sul acontece a 31 de Maio. As três novas empresas criadas no quadro da reestruturação da Empresa de Electricidade e Água, com vista à privatização, entram em funcionamento a 1 de Junho.
Fogo: Presidente da Electra diz que central solar de 1.4 megawatts vai mudar a ilha em matéria de transição energética
A construção da central solar com capacidade de 1.4 megawatts e com baterias de dois megawatts/hora vai mudar a ilha em transição energética, disse hoje o presidente do conselho de administração da Electra.
ELECTRA aposta na requalificação da iluminação em São Vicente
A empresa responsável pela iluminação pública, ELECTRA, tem direccionado uma série de investimentos substanciais para aprimorar as infraestrutura luminosas na ilha de São Vicente. De Janeiro a Abril de 2024, a empresa investio um total de 5.648.000 contos para fortalecer as estruturas de iluminação, demonstrando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e a segurança da população.
Aumento de produção eólica permite poupar um milhão de contos em combustíveis fósseis
Governo e a Cabeólica assinaram, no passado dia 5, o contrato de expansão do parque eólico de Santiago. Projecto está orçado em mais de 5 milhões de contos e vai permitir alcançar taxa de penetração de 30% de energias renováveis.
Electra suspende vendas de ‘tokens’ de energia elétrica pré-paga devido a actulização do sistema
A Electra informou hoje que vai suspender nos dias 10 e 11 de Abril os ‘tokens’ de energia eléctrica pré-paga.
Electra anuncia redução na produção de água em São Vicente devido à manutenção nas unidades dessalinizadoras
A Electra informou, este domingo, que entre 27 de Março e 01 de Abril haverá uma diminuição considerável na produção de água em São Vicente, afectando a sua normal distribuição, devido à realização de manutenção preventiva nas duas unidades dessalinizadora da ilha.
Curto-circuito causa cortes de energia na Praia, informa Electra
Os cortes de energia registados na tarde desta terça-feira, nos bairros de Ponta D'Agua, Bela Vista, parte de Terra Branca e Bairro resultaram de um curto-circuito na rede de média tensão, segundo informou a Electra.
ADECO: Cabo-verdianos fizeram 42 reclamações em 2023. Electra volta a liderar queixas
Entre Janeiro e Dezembro de 2023, a Associação para Defesa do Consumidor (ADECO), registou 42 reclamações, contra 29 empresas de vários sectores de actividade. O ‘ranking’ voltou a ser liderado pela Electra.
Electra liga falta de água na cidade da Praia a perdas da AdS
A Electra afirmou que os 12 mil metros cúbicos de água que entrega diariamente na cidade da Praia, não são suficientes para atender à demanda crescente, considerando especialmente as perdas registadas pela empresa AdS, que chegam até 60%.
Electra garante que blackout na ilha de Santiago não tem a ver com combustíveis
O administrador executivo da Electra, Antão Cruz, afirmou hoje que as interrupções no fornecimento de energia em toda a ilha de Santiago, no passado final de semana, não estão ligadas a problemas de combustíveis, mas sim com dificuldades na central de energia em Palmerejo, provocadas por falhas na ligação de acessórios.
Corte de energia na ilha de Santiago devido a avaria técnica na Central do Palmarejo
A ilha de Santiago registou, neste domingo, um corte geral de electricidade, causado por uma avaria técnica no Centro Produtor de Eletricidade da Central do Palmarejo.
Federação Cabo-verdiana de Futebol recebe patrocínio da Electra
FCF vai receber patrocínio em Energia por parte da Electra. Anuncio foi feito hoje após o encontro entre o PCA da Electra, Luís Teixeira, e o Presidente da Federação, Mário Semedo.
Governo quer fechar privatizações até à primeira metade de 2025
Caixa Económica deu o tiro de partida, as outras empresas públicas na calha incluem a CV Handling, a ENAPOR, Emprofac/Inpharma, Electra, Cabnave, TACV, Água e Energia de Boa Vista e a alienação da participação detida pela Empresa Nacional de Aeroportos e Segurança Aérea (ASA) e Instituto Nacional de Previdência Social (INPS) na Cabo Verde Telecom.
mais