Artigos sobre Electra

Chuvas, relâmpagos e trovoadas afectam redes de electricidade em várias localidades
As chuvas e trovoadas que se sentiram durante a noite de ontem afectaram as redes electricas em localidades como Palmarejo, a Zona de Parque 5 de Julho e Praia Rural, Ribeira Grande de Santiago e Santa Catarina.

Chuvas intensas causam estragos em várias localidades
As últimas chuvas que se fizeram sentir um pouco por todo o país resultaram em desabamentos de terra, danos em muros de protecção e cortes de energia eléctrica. As autoridades locais estão respondendo aos desafios causados por esses eventos e mobilizando recursos para lidar com os danos resultantes.

Electra garante estabilização na produção e distribuição de energia em Santiago
A Electra garantiu hoje que a avaria que ocorreu num dos grupos de maior potência na Central eléctrica do Palmarejo foi resolvida este domingo, 10, após ter envidado todos os esforços financeiros, para trazer do exterior duas peças fundamentais e importantíssimas do grupo.

Chuvas provocam estragos nas redes eléctricas na ilha de Santiago
A empresa de distribuição de electricidade, Electra S.A, informou hoje que as condições atmosféricas adversas, com chuvas fortes e ventos, causaram danos nas redes e infra-estruturas eléctricas na ilha de Santiago.

Reposta a distribuição de energia na Brava
A Electra avançou hoje que a avaria nas celas de protecção de transformadores devido à invasão das águas das chuvas intensas nas caleiras de cabos eléctricos, na Central Elétrica de Favetal na Brava, foram resolvidas e que a energia eléctrica já foi reposta em todas as localidades.

Mau tempo causa danos em central eléctrica na Brava
Comunicado da Electra dá conta de um corte geral de electricidade na ilha.

Problema dos sucessivos cortes de energia vão ser resolvidos ainda esta semana – Electra
O problema dos sucessivos cortes de energia que têm acontecido, nos últimos dias, na Cidade da Praia, vai ser resolvido ainda esta semana, garantiu hoje o administrador executivo da Electra, Antão Cruz.

Chuvas causam avarias nas redes eléctricas da ilha do Fogo afectam distribuição de energia
A Electra avançou hoje que as intensas chuvas que têm assolado a ilha do Fogo resultaram em avarias significativas nas infraestruturas eléctricas, levando à interrupção parcial da distribuição de energia na ilha.

Electra justifica cortes em Santiago com avaria em sistema de produção
A empresa de produção e distribuição de electricidade, Electra, justificou os recentes cortes de energia alternados por localidades na ilha de Santiago com uma avaria no sistema de produção.

Empresa Águas de Ponta Preta realiza primeira emissão de green bond em Cabo Verde
A Águas de Ponta Preta (APP) realizou, ontem, a primeira emissão de obrigação verde (green bond) em Cabo Verde, no valor de 500 mil contos, destinada ao financiamento de uma central solar fotovoltaica em Salamansa, na ilha de São Vicente.

Governo concede aval de 350 mil contos à Electra
Resolução foi publicada esta terça-feira no Boletim Oficial para poder realizar um empréstimo de 350 milhões de escudos junto ao BAI Cabo Verde.

Electra regista perda de electricidade na ordem de 24,8% no primeiro trimestre de 2023
As perdas totais de electricidade produzida pela Empresa de Produção e Distribuição de Energia (Electra), no primeiro trimestre de 2023, foram de 27.380.987 kw, correspondendo a 24,8% da produção nacional, segundo dados divulgados hoje pela empresa.

Electra com aumento de volume de negócios de 14,9% no final de 2022
A Empresa de Eletricidade e Água, S.A (Electra) registou, no quarto trimestre de 2022, um volume de negócios de 3.535.865 de escudos (+14,9%), com um acréscimo de 458.382 de escudos em termos absolutos, apesar de manter sua avaliação em “very high risk”.

Leonilde dos Santos, PCA da ARME: “Toda a regulação visa a eficiência, justiça tarifária e qualidade de serviço”
Com uma actuação transversal, a Agência Reguladora Multissectorial da Economia (ARME) trabalha em várias áreas estratégicas para o desenvolvimento económico do país e com impacto directo na economia doméstica de cada um de nós.

Contra a corrente e a maré
O Governo propõe-se investir 518 milhões de euros em energias limpas, entre 2018 e 2030, para atingir uma taxa de penetração de 50% ou mais no horizonte 2030. Ou seja, pretende o Governo que dentro de sete anos, pelo menos metade da energia eléctrica produzida em Cabo Verde provenha de fontes renováveis, especificamente energia eólica e solar.

Electra inaugura loja da Fazenda
A Electra inaugurou, ontem, 16, a sua nova Loja da Fazenda (Praia). O novo estabelecimento, diz a empresa, é mais um símbolo da modernidade e melhoria contínua nos serviços que a ELECTRA está a tentar levar a cabo.

Sintomas de um mesmo mal social
A questão energética é um dos mais importantes desafios que se colocam a Cabo Verde neste momento. E é assim tanto ao nível da sua sustentabilidade como também da criação de condições para se proceder à transição energética. Uma mudança que se impõe hoje a todos os países por variadíssimas razões entre as quais o potencial catastrófico das alterações climáticas em curso. Em Cabo Verde a transição para as energias renováveis já devia estar num estado muito mais avançado. Infelizmente não está. Tem um sector energético altamente deficitário, perdas horrendas por roubo de energia em particular na Praia e ineficiências outras por falta de investimentos designadamente na rede pública.

'Blackouts' em Cabo Verde caíram 53% em 2022 para 51 horas sem eletricidade
O tempo de interrupções no fornecimento de eletricidade em Cabo Verde diminuiu 53% de 2021 para 2022, para 51,2 horas de 'blackout', continuando a ilha da Brava a ser o maior problema, segundo dados do grupo estatal Electra.

Dependência das centrais térmicas aumentou em 2022
Mais de 83% da electricidade produzida em 2022 pela Electra foi garantida por centrais térmicas, mas praticamente um quarto do total foi dada como perdida, ficando por facturar, segundo o relatório e contas do grupo estatal.

PCA da Electra acredita em “crime organizado” no roubo e venda de electricidade na Praia
O PCA da ELECTRA denuncia o que classifica de “crime organizado” de roubo e venda de energia eléctrica na cidade da Praia. Luís Teixeira fala em “esquemas sofisticados”, utilizados sobretudo por operadores económicos e pessoas da classe média.
mais