Artigos sobre fitch
Fitch eleva rating de Cabo Verde de 'B-' para 'B'
A Fitch Ratings anunciou a elevação do Rating de Longo Prazo do Emissor (IDR) de Cabo Verde de ‘B-’ para ‘B’. A perspectiva é estável. Esta actualização reflecte a robusta perspectiva de crescimento económico e o desempenho fiscal forte de Cabo Verde, que se espera que suportem a consolidação fiscal.
Edição 1173
Destaque de manchete nesta edição do Expresso das Ilhas para o Especial sobre o Dia de África com as entrevistas a Paulino Dias e Odair Varela.
Fitch prevê crescimento de 4% para a África subsaariana em 2024
A agência de notação financeira Fitch Ratings prevê um crescimento de 4% na África subsaariana em 2024, com a inflação na região a abrandar para 4,9%, e a dívida pública a manter-se nos 67%.
Fitch mantém perspectiva de evolução negativa para conjunto dos 'ratings' da África subsaariana
A agência de notação financeira Fitch Ratings decidiu manter Negativa a perspectiva de evolução dos ‘ratings’ para a África subsaariana, devido aos riscos de financiamento, subida das taxas de juro e pressões sobre os câmbios.
Edição 1123
A entrevista com a ministra da Coesão Territorial faz a mancheta da edição desta semana do Expresso das Ilhas.
Fitch revê notação de Cabo Verde de Estável para Positivo
A Agência de Notação Financeira anunciou hoje que melhorou a sua classificação da economia nacional.
Angola: Fitch prevê quebra de 25% na produção de petróleo até 2031
A consultora Fitch Solutions prevê que a produção de petróleo em Angola caia cerca de 250 mil barris diários até 2031, antecipando uma queda de 0,9% já este ano para o total da região.
África subsaariana pagará 22,3 mil milhões de dólares em juros da dívida em 2023
A agência de notação financeira Fitch Ratings disse hoje que os 19 países que analisa na África subsaariana vão ter de pagar 22,3 mil milhões de dólares de dívida em 2023, representando 65% do PIB.
Destaques da Edição 994
Nas vésperas de se assinalar mais um Dia Mundial de Luta Contra a Violência Contra as Profissionais do Sexo o Expresso das Ilhas traz-lhe uma reportagem sobre este “assunto” arriscado e “silencioso”.
Efeito da Pandemia Covid-19 e o aumento do Endividamento Mundial (previsão de maior peso da dívida no PIB)
“Sem confiança, não há compromisso, sem confiança não há futuro” (D. Pinheiro)
Necessidades de financiamento em África duplicam este ano para 14% do PIB
A agência de 'rating' Fitch considerou hoje que as necessidades de financiamento externo em África vão duplicar este ano, passando de 7,4% do PIB, no ano passado, para quase 14% este ano e 12% em 2021.
A resposta à crise e o futuro da economia
Os próximos tempos vão evoluir de acordo com uma simples premissa: com Covid ou sem Covid. A evolução da economia dependerá do ressurgimento, ou não, da pandemia. No relatório mensal de Junho, a OCDE avança dois cenários. Se os contágios regressarem, a economia mundial pode ter uma contração de 7,6%, se as infecções continuarem contidas, a perda será de 6%. Cabo Verde não foge ao panorama global, o PIB, segundo a Fitch, pode ter uma queda de 14% e a dívida pública vai disparar, segundo o ministro das finanças, para os 150%. Para uma análise ao presente e uma, difícil, projecção do futuro, o Expresso das Ilhas falou com os economistas Carlos Burgo, João Estêvão e Jonuel Gonçalves.
Banco de Cabo Verde não mexe na livre circulação de capitais
As economias emergentes estão a sofrer um efeito colateral com a crise da Covid-19, uma fuga de capitais em massa. de acordo com os cálculos do Instituto de Finanças Internacionais, as perdas já ultrapassam os 29,3 mil milhões de dólares. Em Cabo Verde, diz o Banco Central ao Expresso das Ilhas, não se nota este efeito, e não estão previstas quaisquer alterações ou restrições ao regime de movimentação de capitais em vigor.
Coronavírus e o impacto no turismo : Além das medidas imediatas é importante programar o futuro.
A crise não só é irreversível como já está sentada no camarote a assistir à derrocada do edifício económico. Com as pessoas impossibilitadas de viajar, o turismo é um dos sectores que mais está a apanhar os efeitos adversos. Victor Fidalgo, consultor especialista na área do turismo, diz ao Expresso das Ilhas que o sector, em Cabo Verde, “está morto”. Pelo menos até Outubro. Mas, mais do que chorar pelos danos, avisa, convém começar já a pensar o pós-crise.
Fitch revê em alta o rating de Cabo Verde
Agência de notação faz revisão positiva do rating de Cabo Verde, anunciou esta segunda-feira o governo.
Angola vai continuar a depender do financiamento da China durante os próximos anos
O analista da consultora Fitch Solutions que segue a economia angolana considerou, em entrevista à Lusa, que Angola vai manter a tendência de dependência da assistência financeira da China pelo menos nos próximos cinco anos.
mais