Artigos sobre ocde
Acção global pode eliminar o plástico até 2040, diz OCDE
Uma acção global ao longo do ciclo de vida dos plásticos poderá praticamente eliminar a poluição por plástico até 2040, mas sem políticas fortes a produção e utilização aumentará 70%, alerta um relatório da OCDE publicado hoje.
Melhor ensino e formação profissional nos PALOP essencial para mercado de trabalho - OCDE
Os países africanos de língua oficial portuguesa (PALOP) precisam melhorar o ensino e a formação técnica e profissional para responder às necessidades do mercado de trabalho, defende a OCDE num relatório hoje publicado, onde aponta bons exemplos.
OCDE melhora estimativa do crescimento global para 3,1%
A OCDE melhorou hoje a previsão de crescimento global em 2024 para 3,1%, face aos 2,9% projectados em Fevereiro, apoiada em particular pelo dinamismo da recuperação nos Estados Unidos, enquanto para a zona euro avança 0,7%.
PIB aumentou 7,0% em 2021
Já lá vão 3 anos, em 2021 o Produto Interno Bruto (PIB) evoluiu positivamente, traduzindo-se num aumento de 7,0% face ao ano anterior, o da grande queda por causa da pandemia. A evolução da economia cabo-verdiana, em 2021, deveu-se à reabertura gradual da actividade económica, consequência do avanço da taxa de vacinação e do alívio das restrições e das medidas de contenção.
“Não há reformas constantes. É preciso desmistificar”
Com olhos no novo ano lectivo e pés assentes na realidade e limitações cabo-verdianas, o ministro da educação faz o ponto de situação da reforma educativa, iniciada em 2017, e dos caminhos que se pretendem para o ensino cabo-verdiano.
Investimentos nos PALOP continuam muito voláteis e pouco diversificados – OCDE
Os investimentos privados nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) continuam voláteis e centrados nas indústrias extrativas de Angola e Moçambique, constata a OCDE, que recomenda a cooperação com instituições financeiras de desenvolvimento para diversificar e superar obstáculos.
Se não entrarmos em rankings internacionais “vamos ficar sempre nesse achismo de dizer que tudo está mal”
Amiúde, surgem críticas ao sistema de ensino cabo-verdiano e à sua qualidade. Críticas dependem sempre do ponto de vista de quem as faz, e embora possa haver arestas a limar, dizer, por exemplo, que o “sistema educativo está pior do que antes? Só quem realmente não conhece o que está sendo feito…” considera o Director Nacional da Educação. Para Adriano Moreno, o ensino está hoje mais exigente, com docentes mais bem preparados, e melhores condições de ensino-aprendizagem. Os testes à reforma educativa em curso (como o EGRA - Early Grade Reading Assessment) já mostram bons resultados e pretende-se agora levar a cabo uma série de outras avaliações, que irão permitir que todos avaliem a qualidade do ensino, mas com evidências e “critérios claros e comparáveis a nível internacional”.
Aposta africana em cadeias de valor regionais "fundamental" para enfrentar novos choques - OCDE
A aposta dos países africanos em cadeias de valor regionais é "fundamental para acelerar" as respectivas indústrias transformadoras e "melhorar a resiliência das economias aos impactos das crises globais", aponta um relatório da OCDE hoje apresentado em Lisboa.
Desafios e oportunidades de uma crise sem fim à vista
A economia actual faz lembrar, e muito, a célebre frase do filósofo e político romano Cícero: “Mala tempora currunt sed peiora parantur”– São maus os tempos que correm, mas o pior está ainda para vir.
OCDE mantém crescimento global de 3% em 2022 mas corta o de 2023
O crescimento global deverá desacelerar de 3% em 2022 para 2,2% em 2023, reflectindo o impacto da guerra na Ucrânia, prevê a OCDE, que manteve as perspectivas para este ano face a Junho, mas cortou as do próximo.
“A nossa ambição é alinhar o sistema de ensino com os padrões de qualidade dos países mais avançados”
O ano escolar já começou e a 19 de Setembro arranca o ano lectivo. Um ensino de qualidade continua a ser o desiderato maior, e domina grande parte desta conversa com o Ministro da Educação, Amadeu Cruz. As reformas e programas em curso têm como base essa ambição de colocar o ensino cabo-verdiano ao nível dos melhores rankings internacionais. A destacar, depois da reforma já feita no ensino básico e reforma do secundário, em curso, os programas de capital humano e digital, entre outros passos com vista a consolidar todos os pilares da qualidade.
Cartas de condução estrangeiras passam a ser válidas em Portugal
O Código da Estrada português foi alterado com o objectivo de permitir a condução em território nacional, de veículos a motor, por detentores de cartas de condução emitidas por países que sejam parte de convenções ou acordos bilaterais com Portugal.
Contratação Pública Sustentável e Estratégica
No passado dia 21 de março de 2022, foi celebrado o World Sustainable Procurement Day (WSPD) dia mundial de compras sustentáveis, ocasião onde profissionais de compras públicas debateram novas perspetivas e abordagens desde do Trabalho Infantil e Trabalho Forçado, até Diversidade e Inclusão de Fornecedores, Salário Digno, Direitos Humanos, Minerais e Mineração de Conflitos, Tráfico de Pessoas, Emissões de Gases, Descarbonização de Fornecedores(PMEs), Transparência e Rastreabilidade da Cadeia de Suprimentos, Compras Sociais e Gastos Indiretos.
OCDE revê em baixa previsão do crescimento mundial este ano e em alta para 2022
A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) reviu ligeiramente em baixa o crescimento económico mundial para este ano, apontando agora para 5,7% e melhorando as previsões para 2022, com uma estimativa de 4,5%.
Pandemia pode colapsar sistema de financiamento de países mais frágeis - OCDE
A pandemia aumentou o risco de “colapso do sistema de financiamento ao desenvolvimento” das nações mais frágeis, mas os países doadores “têm a obrigação” de reforçar este apoio, dá conta um relatório da OCDE publicado ontem.
A resposta à crise e o futuro da economia
Os próximos tempos vão evoluir de acordo com uma simples premissa: com Covid ou sem Covid. A evolução da economia dependerá do ressurgimento, ou não, da pandemia. No relatório mensal de Junho, a OCDE avança dois cenários. Se os contágios regressarem, a economia mundial pode ter uma contração de 7,6%, se as infecções continuarem contidas, a perda será de 6%. Cabo Verde não foge ao panorama global, o PIB, segundo a Fitch, pode ter uma queda de 14% e a dívida pública vai disparar, segundo o ministro das finanças, para os 150%. Para uma análise ao presente e uma, difícil, projecção do futuro, o Expresso das Ilhas falou com os economistas Carlos Burgo, João Estêvão e Jonuel Gonçalves.
EDITORIAL : Urgências
Nestes dias a atenção do mundo está centrada no coronavírus (Covid-19) e na forma como se alastra por vários países e continentes e ameaça transformar-se numa pandemia com consequências catastróficas globais a vários níveis. Aparentemente trata-se de mais um exemplo daquilo que o autor e professor de finanças Nassim Nicholas Taleb chamou de “cisne negro”, ou seja, um fenómeno raro e imprevisível cujo impacto é incerto e possivelmente de grande gravidade. No seu livro apontou o 11 de Setembro de 2001 e a crise financeira de 2008 como dois cisnes negros.
BIC Cabo Verde beneficiou de autorização excepcional suspensa em 2018 com alteração da lei – ministro das Finanças
O vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças, confirmou hoje que o Banco BIC Cabo Verde beneficiou de autorização excepcional, que, entretanto, foi suspensa em 2018 com a aprovação da lei que acabou com os bancos de licença restrita.
Trabalho infantil representa cerca de um quarto do valor da cadeia de abastecimento em algumas regiões
Parte importante do valor das cadeias de abastecimento à escala global está dependente de trabalho infantil. A conclusão consta de um relatório conjunto, elaborado por três agências da Organização das Nações Unidas (ONU) e publicado esta semana.
Depois de derrota, Bolsonaro diz que Brasil entrará na OCDE dentro de "um ano e pouco"
O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, disse na quinta-feira que o país entrará na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) dentro de "um ano e pouco", argumentando que a selecção é feita "a conta-gotas".
mais