Artigos sobre Director nacional da Educação

Se não entrarmos em rankings internacionais “vamos ficar sempre nesse achismo de dizer que tudo está mal”
Amiúde, surgem críticas ao sistema de ensino cabo-verdiano e à sua qualidade. Críticas dependem sempre do ponto de vista de quem as faz, e embora possa haver arestas a limar, dizer, por exemplo, que o “sistema educativo está pior do que antes? Só quem realmente não conhece o que está sendo feito…” considera o Director Nacional da Educação. Para Adriano Moreno, o ensino está hoje mais exigente, com docentes mais bem preparados, e melhores condições de ensino-aprendizagem. Os testes à reforma educativa em curso (como o EGRA - Early Grade Reading Assessment) já mostram bons resultados e pretende-se agora levar a cabo uma série de outras avaliações, que irão permitir que todos avaliem a qualidade do ensino, mas com evidências e “critérios claros e comparáveis a nível internacional”.

Taxa de alfabetização da população situa-se nos 88,9%
O Director Nacional da Educação (DNE), Adriano Moreno, disse hoje que, em Cabo Verde, a taxa de alfabetização da população situa-se nos 88,9%, sendo que os homens são mais alfabetizados do que as mulheres.

Ano lectivo 2022/2023 arranca no dia 19 com 113.720 alunos no básico e secundário a nível nacional
Um total de 113.720 alunos, distribuídos em dois níveis, sendo 81.222 no Ensino Básico e 32.498 do Ensino Secundário, iniciam as aulas no dia 19 em Cabo Verde sob a orientação de 6.266 mil professores.

Escolas podem incorporar natação como oferta extracurricular
O director nacional da Educação Adriano Moreno disse hoje que o plano curricular da disciplina de educação física está em desenvolvimento e que pode ser discutido com as escolas caso entendam incorporar a natação como oferta extracurricular.
mais