Artigos sobre Adriano Moreno
Novo ano lectivo deverá arrancar com cerca de 115 mil alunos dando especial atenção à supervisão pedagógica
O novo ano lectivo 2024/2025 deverá arrancar no dia 16 de Setembro com 115 mil alunos para mais de sete mil professores, com foco na supervisão pedagógica, conforme atestou hoje o director-geral da Educação, Adriano Moreno.
A gratuidade do ensino básico em Cabo Verde – desinformação e desafios
O início do ano lectivo é um período crítico para muitas famílias em Cabo Verde e a gratuidade do ensino básico alivia o peso financeiro das famílias. No entanto, a realidade nas escolas da Cidade da Praia demonstra alguma desinformação sobre esta política, com muitos pais enfrentando cobranças inesperadas e falta de clareza sobre o que é realmente gratuito. Ao Expresso das Ilhas, o director nacional da Educação, Adriano Moreno, explicou que as contribuições voluntárias não são obrigatórias e devem ser acordadas em reuniões formais no Conselho Escolar, onde há a representação de pais e professores.
Santo Antão: Director nacional da Educação destaca ganhos conseguidos no ano lectivo 2023-2024
O director nacional da Educação referiu-se hoje, no Porto Novo, aos ganhos conseguidos durante o ano lectivo 2023-2023 em todo o País, apesar de várias vicissitudes, destacando a reforma curricular a nível do décimo primeiro ano.
2022/2023 foi “bastante satisfatório” Cerca de 130 mil alunos e 6 mil professores preparam-se para 2023/2024
Com o fim das férias escolares é tempo de ultimar os preparativos para um início tranquilo do novo ano lectivo, mas também de tirar ilações sobre os resultados do ano transacto. No ano de 2022/2023, mais alunos tiveram aproveitamento positivo no Secundário, mas assistiu-se também a um aumento da taxa de abandono, que preocupa. Quanto ao ano lectivo, que começa no próximo dia 18, as escolas abrem as portas a quase 130 mil alunos, do pré-escolar ao 12.º ano, que serão orientados por cerca de 6.000 professores. A aprendizagem digital das línguas, os laboratórios tecnológicos e a formação contínua dos professores são algumas das apostas para este ano 2023/2024.
Se não entrarmos em rankings internacionais “vamos ficar sempre nesse achismo de dizer que tudo está mal”
Amiúde, surgem críticas ao sistema de ensino cabo-verdiano e à sua qualidade. Críticas dependem sempre do ponto de vista de quem as faz, e embora possa haver arestas a limar, dizer, por exemplo, que o “sistema educativo está pior do que antes? Só quem realmente não conhece o que está sendo feito…” considera o Director Nacional da Educação. Para Adriano Moreno, o ensino está hoje mais exigente, com docentes mais bem preparados, e melhores condições de ensino-aprendizagem. Os testes à reforma educativa em curso (como o EGRA - Early Grade Reading Assessment) já mostram bons resultados e pretende-se agora levar a cabo uma série de outras avaliações, que irão permitir que todos avaliem a qualidade do ensino, mas com evidências e “critérios claros e comparáveis a nível internacional”.
Edição 1117
A entrevista com a ministra da Saúde, Filomena Gonçalves, faz a manchete da edição desta semana do Expresso das Ilhas.
Taxa de alfabetização da população situa-se nos 88,9%
O Director Nacional da Educação (DNE), Adriano Moreno, disse hoje que, em Cabo Verde, a taxa de alfabetização da população situa-se nos 88,9%, sendo que os homens são mais alfabetizados do que as mulheres.
Ano lectivo 2022/2023 arranca no dia 19 com 113.720 alunos no básico e secundário a nível nacional
Um total de 113.720 alunos, distribuídos em dois níveis, sendo 81.222 no Ensino Básico e 32.498 do Ensino Secundário, iniciam as aulas no dia 19 em Cabo Verde sob a orientação de 6.266 mil professores.
Escolas podem incorporar natação como oferta extracurricular
O director nacional da Educação Adriano Moreno disse hoje que o plano curricular da disciplina de educação física está em desenvolvimento e que pode ser discutido com as escolas caso entendam incorporar a natação como oferta extracurricular.
Ministério da Educação tem pautado por “tolerância zero” as acções de abusos sexuais contra menores, defende Adriano Moreno
O Ministério da Educação tem pautado por “tolerância zero” com as acções de abusos sexuais contra menores e agido através da inspecção do sector, independentemente da responsabilidade judicial. O director nacional de Educação, Adriano Moreno fez essa declarações à Inforpress no âmbito da assinalação do Dia Mundial da Criança, que se celebra hoje.
Ano lectivo 2022/2023 terá digitalização como realidade, garante director nacional de Educação
Adriano Moreno, assegurou, no Mindelo, que assim “todos os professores” terão acesso às formações.
“Interrupção das aulas não tem nada a ver com o Carnaval e Quarta-feira de Cinzas”, DNE
O director Nacional de Educação (DNE), Adriano Moreno explicou hoje, à RCV que a interrupção das aulas entre os dias 28 de Fevereiro a 2 de Março nada tem a ver com o período do Carnaval e de Cinzas.
Adriano Moreno vai ser o novo Director Nacional de Educação
Adriano Moreno, que nos últimos cinco anos vem exercendo o cargo de Delegado do Ministério da Educação na Praia, vai ser “brevemente” nomeado Director Nacional de Educação.
mais