Artigos sobre DNE
2022/2023 foi “bastante satisfatório” Cerca de 130 mil alunos e 6 mil professores preparam-se para 2023/2024
Com o fim das férias escolares é tempo de ultimar os preparativos para um início tranquilo do novo ano lectivo, mas também de tirar ilações sobre os resultados do ano transacto. No ano de 2022/2023, mais alunos tiveram aproveitamento positivo no Secundário, mas assistiu-se também a um aumento da taxa de abandono, que preocupa. Quanto ao ano lectivo, que começa no próximo dia 18, as escolas abrem as portas a quase 130 mil alunos, do pré-escolar ao 12.º ano, que serão orientados por cerca de 6.000 professores. A aprendizagem digital das línguas, os laboratórios tecnológicos e a formação contínua dos professores são algumas das apostas para este ano 2023/2024.
Se não entrarmos em rankings internacionais “vamos ficar sempre nesse achismo de dizer que tudo está mal”
Amiúde, surgem críticas ao sistema de ensino cabo-verdiano e à sua qualidade. Críticas dependem sempre do ponto de vista de quem as faz, e embora possa haver arestas a limar, dizer, por exemplo, que o “sistema educativo está pior do que antes? Só quem realmente não conhece o que está sendo feito…” considera o Director Nacional da Educação. Para Adriano Moreno, o ensino está hoje mais exigente, com docentes mais bem preparados, e melhores condições de ensino-aprendizagem. Os testes à reforma educativa em curso (como o EGRA - Early Grade Reading Assessment) já mostram bons resultados e pretende-se agora levar a cabo uma série de outras avaliações, que irão permitir que todos avaliem a qualidade do ensino, mas com evidências e “critérios claros e comparáveis a nível internacional”.
“Interrupção das aulas não tem nada a ver com o Carnaval e Quarta-feira de Cinzas”, DNE
O director Nacional de Educação (DNE), Adriano Moreno explicou hoje, à RCV que a interrupção das aulas entre os dias 28 de Fevereiro a 2 de Março nada tem a ver com o período do Carnaval e de Cinzas.
Ministério da Educação e directores esperam um ano lectivo normal
Há um ano, o Ministério da Educação (ME) antevia um ano lectivo atípico devido à pandemia da COVID-19. No passado dia 1 de Setembro arrancaram as actividades lectivas para 2021/2022, com a formação dos professores, sendo que as aulas começam hoje. Serão presenciais e a tempo integral, como não acontece há dois anos.
mais