Artigos sobre Sistema Integrado de Gestão Escolar
“Não há reformas constantes. É preciso desmistificar”
Com olhos no novo ano lectivo e pés assentes na realidade e limitações cabo-verdianas, o ministro da educação faz o ponto de situação da reforma educativa, iniciada em 2017, e dos caminhos que se pretendem para o ensino cabo-verdiano.
Se não entrarmos em rankings internacionais “vamos ficar sempre nesse achismo de dizer que tudo está mal”
Amiúde, surgem críticas ao sistema de ensino cabo-verdiano e à sua qualidade. Críticas dependem sempre do ponto de vista de quem as faz, e embora possa haver arestas a limar, dizer, por exemplo, que o “sistema educativo está pior do que antes? Só quem realmente não conhece o que está sendo feito…” considera o Director Nacional da Educação. Para Adriano Moreno, o ensino está hoje mais exigente, com docentes mais bem preparados, e melhores condições de ensino-aprendizagem. Os testes à reforma educativa em curso (como o EGRA - Early Grade Reading Assessment) já mostram bons resultados e pretende-se agora levar a cabo uma série de outras avaliações, que irão permitir que todos avaliem a qualidade do ensino, mas com evidências e “critérios claros e comparáveis a nível internacional”.
Praia: Escola do EBI de Achada São Filipe assaltada e ladrões levaram todo equipamento informático
A escola Júlia Costa em Achada São Filipe, na cidade da Praia, foi assaltada na madrugada de hoje, tendo os ladrões levado todo o equipamento informático da secretaria e uma certa quantia em dinheiro.
Governo quer colocar “tecnologia ao serviço das pessoas” e transformar Cabo Verde num país digital
“O Digital representa uma grande oportunidade para Cabo Verde”, disse ontem Olavo Correia no acto de entrega do Projecto e-Gov II para o reforço e melhoria de Redes e Comunicações de Acesso do Sector Público.
“Estamos em intensa mudança, uma mudança de paradigma”
A educação está a passar por uma mudança estrutural, num curto período de tempo, aponta a Maritza Rosabal, nesta conversa com o Expresso das Ilhas, que tem como espinha dorsal o projecto educativo que se está a implementar. A par com o desenvolvimento curricular, e toda a reforma que está a ser feita a nível de conteúdos, abordagens pedagógicas e gestão escolar, a vertente da inclusão social reforça-se este ano lectivo. Aliás, o próprio lema que marca 2019/2020 demostra o foco norteador das acções educativas em curso e previstas: “Juntos pela qualidade sem deixar ninguém para trás”. A ministra da Educação (que tutela também a Inclusão Social) fala dessas medidas inclusivas e também da qualidade, outro destaque do mote. Quanto ao início do ano lectivo, que é o pretexto para este olhar sobre a educação, admitem-se pequenos constrangimentos, mas nada generalizado que ponha em causa o bom arranque das aulas, garante.
mais