Artigos sobre Liceu da Várzea
Novo Liceu da Várzea entra hoje em funcionamento
A Delegação do Ministério da Educação de Praia anunciou este domingo, 15, a entrada em funcionamento do novo Liceu da Várzea, Escola Secundária Cónego Jacinto, com uma série de actividades que marcam a abertura do ano lectivo.
“Não há reformas constantes. É preciso desmistificar”
Com olhos no novo ano lectivo e pés assentes na realidade e limitações cabo-verdianas, o ministro da educação faz o ponto de situação da reforma educativa, iniciada em 2017, e dos caminhos que se pretendem para o ensino cabo-verdiano.
Realocação temporária de alunos do Liceu Cónego Jacinto não causará instabilidade, afirma MpD
O secretário-geral do Movimento para a Democracia (MpD), Luís Carlos Silva, tranquilizou, hoje, pais e alunos garantindo que a mudança dos estudantes do Liceu Cónego Jacinto, na Várzea, para os liceus de Terra Branca e Achada Santo António (ASA) não causará instabilidade, uma vez que se trata de uma medida temporária e os alunos serão realocados para um novo e moderno edifício. Silva também manifestou inquietação em relação ao que considerou uma ameaça aos interesses maiores de Cabo Verde.
PAICV preocupado com instabilidade que realocação de alunos do Liceu Cónego Jacinto poderá provocar
O PAICV mostrou-se hoje preocupado com a realocação dos alunos do Liceu Cónego Jacinto, na Várzea, para os liceus de Terra Branca e Achada Santo António (ASA), apontando a possibilidade de desencadear um cenário de instabilidade tanto nos alunos como em relação aos professores
Alunos do Liceu da Várzea serão acomodados em Terra Branca e ASA até conclusão do novo estabelecimento em Dezembro
Os alunos do Liceu Cónego Jacinto, na Várzea, vão ser acomodados nos liceus de Terra Branca e Achada Santo António (ASA), até a conclusão no novo estabelecimento junto ao Memorial Amílcar Cabral, ao Auditório Nacional e à Biblioteca Nacional, em Dezembro. Até lá, o Ministério da Educação garante atribuir passe escolar aos 1200 alunos daquela escola.
DGPCP garante que existe apenas um contrato de venda do terreno do novo liceu da Várzea
A Direcção Geral do Património e de Contratação Pública (DGPCP) garantiu, esta terça-feira, através de um comunicado, que não corresponde a verdade a acusação da Câmara Municipal da Praia quanto a existência de dois contratos de compra e venda do terreno onde está a ser construído o novo Liceu da Várzea. Conforme reafirma, o contrato é válido e permanece válido, nos seus devidos termos.
Obras do novo Liceu da Várzea irão custar mais de 580 mil contos e deverão ser concluídas em 12 meses
O lançamento das obras para a construção do novo Liceu na Várzea, na Cidade da Praia, foi hoje presidido pelo primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, e irão custar 580.9 mil contos, devendo estar concluída em 12 meses.
A judicialização da política em Cabo Verde
O maior partido da oposição, através da sua presidente, Janira Hopffer Almada, e numa lógica sem precedentes, tem procurado que eventuais conflitos que relevam de decisões políticas, em vez de serem dirimidos nos espaços da política (Parlamento por exemplo) ou no limite, pelo sufrágio directo, passem a ser resolvidos pelos tribunais, expondo claramente o seu Partido à acusação pública de estar a judicializar a política em Cabo Verde.
Pressão populista
Na semana passada o foco da atenção foi o Liceu da Várzea. O governo fez saber através de uma portaria que autorizava que o terreno de 12 mil metros quadrados ocupados pelo liceu fosse cedido por 5,8 milhões de dólares às autoridades americanas para completar a área necessária para construir uma embaixada de raiz em Cabo Verde.
Destaques da edição 910
Nesta edição, o Expresso das Ilhas destaca a mobilidade e fala com Eurico Monteiro, embaixador de Cabo Verde em Portugal: “Modelo permite aos Estados ajustar a mobilidade na CPLP à sua realidade interna”.
mais