Artigos sobre Estado de Cabo Verde
“Temos um país mais resiliente que foi colocado a toda a prova”
No dia em que o Parlamento debate o estado da Nação, que marca o término do ano político, Ulisses Correia e Silva, traça o retrato de um país hoje mais resiliente depois de ter sido posto à prova pela pandemia da Covid-19 e pela crise inflacionista, provocada pela guerra na Ucrânia. O Primeiro-ministro considera que o país soube fazer face a estas crises, ressaltando o crescimento económico que o país registou nos últimos dois anos pós-pandemia. “Mas não é apenas o crescimento económico. É um crescimento económico com redução do desemprego, redução da taxa da pobreza, acompanhada de políticas inclusivas e activas de empregabilidade e de inclusão e protecção social, o que demonstra que conseguimos fazer face a situações difíceis; conseguimos recuperar, estamos a relançar a economia e há um sentimento de confiança positivo, não só a nível externo, mas também dentro de Cabo Verde”, ressalta. O Chefe do Executivo diz esperar deste estado da Nação um debate clarificador, com menos fricção e com apresentação de alternativas políticas por parte da oposição.
Eugénio Moeda: “Temos uma carteira de investimentos de 180 mil contos”
Com cinco anos de actividade no mercado financeiro, a Pró-Capital já investiu em sectores tão diversos como turismo, hotelaria, pescas e transportes.
Equívocos não trazem paz inclusiva
Equívocos diversos continuam a fazer mossa em Cabo Verde. Às vezes são equívocos à volta da história e da memória. Outras vezes derivam da incompreensão que o país é, de facto, insular e de pequena população, pobre de recursos e localização remota. Ainda há os equívocos de competência entre os órgãos de poder exacerbados pelo crescente protagonismo dos actores políticos.
TACV regressa aos voos domésticos
Agora é oficial, a companhia aérea cabo-verdiana volta a operar voos dentro do país, quase sete anos depois da sua eliminação. Bestfly, a companhia que faz actualmente os voos domésticos, garante que vai continuar em Cabo Verde.
10 Anos do Acordo Jurídico entre o Estado de Cabo Verde e a Santa Sé – Que ilações?
Na conferência sobre os 10 anos do Acordo entre a República de Cabo Verde e a Santa Sé, relativo ao Estatuto Jurídico da Igreja Católica em Cabo Verde, de 10 de junho de 2013, organizada pela entidade governamental responsável pelas relações com as confissões religiosas, em parceria com a paróquia de São Vicente e a vigararia da ilha de São Vicente, abordamos as consequências sociais do referido acordo.
Governo aprova mais um aval à TACV
O Governo aprovou mais um aval do Estado, desta vez de 330.795 contos, à TACV, destinados a investimentos, junto da Caixa Económica, conforme resolução publicada esta quinta-feira, 11.
“A nossa humanidade está no que fomos, no que somos e nos nossos valores éticos”
Com o fim de mais um ano, chega a altura das habituais retrospectivas sobre os últimos 12 meses. Lígia Dias Fonseca, advogada, antiga Primeira Dama, e autora de diversos artigos de opinião, essencialmente sobre questões sociais, foi a convidada escolhida para um balanço comentado dos principais acontecimentos – os maus, mas também os bons – que marcaram o país e o mundo. Uma entrevista em que compartilha a sua visão pessoal sobre 2023, reflecte o presente e antevê o ano que aí vem. E na qual apela também a uma forte aposta na educação, que passe pelos conhecimentos tecnológicos, mas também pela história e filosofia, criando as bases éticas a tomada de decisões certas num futuro desafiante, que, aliás, já está à porta.
Governo garante que Jorge Benchimol nunca esteve envolvido nas negociações da concessão dos aeroportos
O Governo esclareceu hoje que o Jorge Benchimol Duarte, agora presidente da Comissão Executiva da Cabo Verde Airports, não fez parte da equipa negocial da parte do Estado de Cabo Verde durante as negociações da concessão.
Vinci tem até 18 de Julho para iniciar concessão nos aeroportos de Cabo Verde
O grupo Vinci tem até 18 de Julho para cumprir as 21 condições do contrato de concessão para gestão dos aeroportos e aeródromos nacionais assinado há um ano com o Estado, segundo a comissão que acompanha o processo.
Basta de tiro no pé
A Assembleia Nacional deu como aprovado na generalidade, no dia 14 de Abril, o projecto de lei que classifica a língua portuguesa como património cultural e imaterial de Cabo Verde com 27 votos a favor e 26 contra. A nota justificativa que acompanha o projecto lei começa por apresentar a língua portuguesa como parte integrante e estruturante da história, da sociedade e da identidade cabo-verdiana para depois concluir que não se pode ficar “indiferente a sinais de fadiga” na sua utilização que vão em contramão com a valorização que devia merecer como língua de comunicação interna e língua internacional do Estado de Cabo Verde.
21 de fevereiro - Dia de desenredo
Este é o momento do ano em que a língua cabo-verdiana (LCV) se torna o objeto de uma atenção típica do Dia internacional da língua materna.
“Neste momento, o armador está apenas a tentar sobreviver”
O sector das pescas constitui um pilar estratégico para o desenvolvimento económico e social de Cabo Verde. Tem contribuído para a segurança alimentar da população, sendo considerado a principal fonte de proteína animal do país. Assegura um número considerável de postos de trabalho directos e indirectos. O sector é ainda responsável por uma fileira de negócios que representa mais de 80% das exportações de bens de Cabo Verde. Mas é também, nas palavras do presidente da Associação dos Armadores de Pesca de Cabo Verde (APESC), um sector ao qual os políticos não dão a devida atenção. Na semana em que o ministro da tutela vai ao Parlamento, o Expresso das Ilhas falou com João Lima, líder da APESC.
Cabo Verde e Portugal convertem dívida em investimento
Não houve assinatura de acordo entre os primeiros-ministros de Cabo Verde e Portugal, mas o primeiro-ministro português, António Costa, anunciou a vontade de o seu país participar no fundo que está a ser criado por Cabo Verde.
Estado ideologicamente comprometido?
Pelo telejornal da TCV, na segunda-feira à noite, podia-se ficar com a impressão que Cabo Verde teria regredido para a condição de um Estado que, embora afirmando-se uma democracia, vestia as roupagens ideológicas do regime de partido único dos primeiros quinze anos pós-independência.
DGPCP garante que existe apenas um contrato de venda do terreno do novo liceu da Várzea
A Direcção Geral do Património e de Contratação Pública (DGPCP) garantiu, esta terça-feira, através de um comunicado, que não corresponde a verdade a acusação da Câmara Municipal da Praia quanto a existência de dois contratos de compra e venda do terreno onde está a ser construído o novo Liceu da Várzea. Conforme reafirma, o contrato é válido e permanece válido, nos seus devidos termos.
Investimento de 1.200 M€ transforma S. Vicente na “Riviera Mindelo”
Um projecto privado prevê 1.200 milhões de euros de investimento para transformar, em 12 anos, a ilha de São Vicente na “Riviera Mindelo”, com marina para 300 navios de recreio e um campo de golfe internacional.
BCV alarga as garantias dos bancos para conseguirem empréstimos
A nova variante da Covid-19 aumentou ainda mais as incertezas para a economia, com a Ómicron a provocar calafrios nos mercados financeiro. Neste contexto de dúvidas, o Banco de Cabo Verde decidiu ampliar as garantias para as operações monetárias de financiamento (OMF).
Descobrir a origem das coisas
Findo o ciclo eleitoral, as próximas eleições que serão para as câmaras municipais só vão realizar-se no último trimestre de 2024 ficando as legislativas para 2026. Este grande intervalo de tempo sem eleições podia ser uma grande oportunidade para – num quadro plural, mas que também deve ser de convergência em aspectos fundamentais – a sociedade se mobilizar e encontrar vias para a construção de uma prosperidade sólida e sustentável.
Neves acusa governo de postura ilegal e abusiva participando activamente na campanha de Veiga
A candidatura de José Maria Neves acusa o governo de postura ilegal e abusiva “ao tratar de forma desigual” os candidatos e de se envolver na campanha eleitoral de Carlos Veiga. Para esta candidatura, tal atitude do executivo pode condicionar os cidadãos e de pôr em causa a verdade eleitoral do dia 17 de Outubro.
Não se deixar apanhar pelo surreal
O insólito aconteceu na sexta-feira passada, dia 18 de Junho, na Ilha do Sal. A CVA tinha anunciado com fanfarra a retoma da sua actividade com um voo Sal/Lisboa/Sal depois de um ano de paralisia devido à pandemia da Covid-19.
mais