Artigos sobre Estado de Cabo Verde

Cabo Verde e Portugal convertem dívida em investimento
Não houve assinatura de acordo entre os primeiros-ministros de Cabo Verde e Portugal, mas o primeiro-ministro português, António Costa, anunciou a vontade de o seu país participar no fundo que está a ser criado por Cabo Verde.

Estado ideologicamente comprometido?
Pelo telejornal da TCV, na segunda-feira à noite, podia-se ficar com a impressão que Cabo Verde teria regredido para a condição de um Estado que, embora afirmando-se uma democracia, vestia as roupagens ideológicas do regime de partido único dos primeiros quinze anos pós-independência.

DGPCP garante que existe apenas um contrato de venda do terreno do novo liceu da Várzea
A Direcção Geral do Património e de Contratação Pública (DGPCP) garantiu, esta terça-feira, através de um comunicado, que não corresponde a verdade a acusação da Câmara Municipal da Praia quanto a existência de dois contratos de compra e venda do terreno onde está a ser construído o novo Liceu da Várzea. Conforme reafirma, o contrato é válido e permanece válido, nos seus devidos termos.

Investimento de 1.200 M€ transforma S. Vicente na “Riviera Mindelo”
Um projecto privado prevê 1.200 milhões de euros de investimento para transformar, em 12 anos, a ilha de São Vicente na “Riviera Mindelo”, com marina para 300 navios de recreio e um campo de golfe internacional.

BCV alarga as garantias dos bancos para conseguirem empréstimos
A nova variante da Covid-19 aumentou ainda mais as incertezas para a economia, com a Ómicron a provocar calafrios nos mercados financeiro. Neste contexto de dúvidas, o Banco de Cabo Verde decidiu ampliar as garantias para as operações monetárias de financiamento (OMF).

Descobrir a origem das coisas
Findo o ciclo eleitoral, as próximas eleições que serão para as câmaras municipais só vão realizar-se no último trimestre de 2024 ficando as legislativas para 2026. Este grande intervalo de tempo sem eleições podia ser uma grande oportunidade para – num quadro plural, mas que também deve ser de convergência em aspectos fundamentais – a sociedade se mobilizar e encontrar vias para a construção de uma prosperidade sólida e sustentável.

Neves acusa governo de postura ilegal e abusiva participando activamente na campanha de Veiga
A candidatura de José Maria Neves acusa o governo de postura ilegal e abusiva “ao tratar de forma desigual” os candidatos e de se envolver na campanha eleitoral de Carlos Veiga. Para esta candidatura, tal atitude do executivo pode condicionar os cidadãos e de pôr em causa a verdade eleitoral do dia 17 de Outubro.

Não se deixar apanhar pelo surreal
O insólito aconteceu na sexta-feira passada, dia 18 de Junho, na Ilha do Sal. A CVA tinha anunciado com fanfarra a retoma da sua actividade com um voo Sal/Lisboa/Sal depois de um ano de paralisia devido à pandemia da Covid-19.

Governo quer assumir controlo da Cabo Verde Airlines
Governo avança para a reversão da privatização da companhia aérea. Accionistas privados e sindicatos apreensivos.

“Caso formos eleitos, não vamos trabalhar para o PTS, vamos trabalhar para servir a população”
Fundado nos finais dos anos 90, por Onésimo da Silveira, esta é a quarta vez que o PTS concorre às legislativas, tendo como cabeça de lista Cláudio Sousa. O presidente interino do partido apresenta-se como agricultor e historiador. Aos 29 anos, diz ainda ser um jovem militante de causa, que, há cerca de oito anos, tem estado a fazer trabalhos de activismo social e político. Nasceu, cresceu e vive no Tarrafal, o concelho mais a Norte da ilha de Santiago e diz querer mudar Cabo Verde “para melhor”.

“Queremos um país com mais inclusão e com oportunidades partilhadas por todos” - Janira Hopffer Almada
Presidente do PAICV não poupa críticas ao governo de Ulisses Correia e Silva e mantém as acusações feita ao longo do mandato de que os negócios relativos aos transportes, quer aéreos quer marítimos foram, intransparentes. Em tempos de pandemia, as prestações sociais que o governo atribuiu às famílias carenciadas só aconteceram por sugestão do PAICV.

Emigrantes cabo-verdianos em dificuldade em cinco países africanos recebem pensão
Os emigrantes cabo-verdianos em situação de vulnerabilidade económica, sem emprego ou apoio familiar, residentes em cinco países africanos vão passar a receber uma pensão do Estado de Cabo Verde de até 40 euros.

Mário Silva, ex-ministro da Administração Interna : “Os municípios são adultos e responsáveis, o conceito de tutela deve ser eliminado”
Muito se tem escrito e debatido sobre as formas e os modelos para o exercício do poder autárquico em Cabo Verde que no próximo ano completa 30 anos da sua institucionalização. Mário Silva, na altura Secretário de Estado da Administração Interna e depois Ministro da Administração Interna (1991-1996) e autor material do projecto do Estatuto dos Municípios, falou com o Expresso das Ilhas sobre a evolução, as fragilidades e os desafios do poder autárquico em Cabo Verde.

Francisco Tavares, ex-presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina de Santiago : “O municipalismo é a primeira grande vaga de descentralização”
Para o ex-autarca, essa vaga de descentralização é um dos maiores ganhos da democracia cabo-verdiana “por expandir as possibilidades de acesso aos órgãos de poder, promover a partilha de poder e por consequência maior responsabilização dos agentes políticos”. Entre os grandes desafios do municipalismo cabo-verdiano Francisco Tavares aponta o reforço da sua capacidade institucional através de uma profunda reforma da administração municipal, com foco nos recursos humanos e nos processos e assim poder contribuir para a melhoria da eficiência global do Estado.

EDITORIAL : Deixar de repetir os mesmo erros
Aproximam-se as eleições e para a má sorte de todos a questão da TACV ameaça tornar-se outra vez um foco importante de discórdia entre os partidos remetendo outras matérias para um plano secundário. O problema é que sempre se quis confundir a transportadora aérea com a política de transportes no país e não se vê qualquer solução para os problemas de deslocação das pessoas entre as ilhas e para o estrangeiro que não passam por salvar de uma forma ou de outra a “companhia de bandeira”.

Cabo Verde fechou 2019 com menos quartos e menos trabalhadores nos hotéis - INE
Cabo Verde terminou 2019 com 284 unidades hoteleiras, tal como no ano anterior, mas o total de quartos e de trabalhadores desceu, face a 2018, segundo dados do inventário anual do sector do Turismo, revelado hoje.

O Amor, o Machismo e a Traição do Estado
Nas ilhas de Cabo Verde, durante séculos, o machismo configurou um quadro normativo, simbólico e ideológico, que deu forma e substância à construção dos ideais de homem, de mulher e de relações íntimas legítimas, matizadas por propósitos de classe, de raça e da religião hegemónica.

Cabo Verde Airlines deixa de voar para Salvador da Bahia em 01 de Março
A Cabo Verde Airlines (CVA) anunciou hoje a suspensão por tempo indefinido, a partir de 01 de Março, da rota entre a ilha do Sal e Salvador da Bahia, no Brasil, reestruturação justificada com novos destinos.

Icelandair espera lucros na Cabo Verde Airlines em 2021
O grupo Icelandair, que lidera a Cabo Verde Airlines (CVA), anunciou a que a companhia aérea cabo-verdiana deverá apresentar resultados positivos em 2021, mas necessita de contrair um financiamento de longo prazo.

Estado de Cabo Verde já adquiriu acções da Geocapital na Caixa Económica
O Estado de Cabo Verde já adquiriu a totalidade das acções da sociedade macaense Geocapital na Caixa Económica do país, tornando-se assim o segundo maior accionista do banco cabo-verdiano, foi hoje anunciado.
mais