Artigos sobre APESC

“Neste momento, o armador está apenas a tentar sobreviver”
O sector das pescas constitui um pilar estratégico para o desenvolvimento económico e social de Cabo Verde. Tem contribuído para a segurança alimentar da população, sendo considerado a principal fonte de proteína animal do país. Assegura um número considerável de postos de trabalho directos e indirectos. O sector é ainda responsável por uma fileira de negócios que representa mais de 80% das exportações de bens de Cabo Verde. Mas é também, nas palavras do presidente da Associação dos Armadores de Pesca de Cabo Verde (APESC), um sector ao qual os políticos não dão a devida atenção. Na semana em que o ministro da tutela vai ao Parlamento, o Expresso das Ilhas falou com João Lima, líder da APESC.

Edição 1106
A manchete da edição desta semana do Expresso das Ilhas é com a entrevista a Cristina Andrade, Coordenadora Nacional da ONUDC.

Projecto turístico na ONAVE só avança com salvaguarda do interesse nacional – Abraão Vicente
A proposta de construção de um complexo hoteleiro e uma marina nas instalações da ONAVE, em São Vicente, só avança se o promotor estiver disponível para construir um porto de pesca e um estaleiro naval para reparação de barcos de pesca e capaz de prestar serviços aos iates. Garantia deixada hoje pelo Governo.

Governo adopta medidas emergenciais para compensar aumento dos combustíveis no sector das pescas
O Governo vai assumir, através do Fundo de Segurança Marítima, a compensação do aumento dos preços dos combustíveis no sector das pescas, para o mês de Julho, em cerca de 12 mil contos. A medida emergencial vai ser avaliada mês a mês, dado o actual contexto de variação dos preços, anunciou hoje o ministro do Mar.

Armadores de pesca ameaçam parar a frota devido ao aumento do preço do gasóleo
O presidente da Associação dos Armadores de Pesca de Cabo Verde (Apesc) afirma que a classe se sente enganada com o mais recente aumento do preço do gasóleo marítimo e que a solução é parar as embarcações. A decisão saiu de uma assembleia realizada esta segunda-feira, no Mindelo.

APESC expectante quanto ao potencial do camarão soldado
A Associação dos Armadores de Pesca de Cabo Verde (APESC) espera que o camarão soldado venha a ser um nicho de captura e mercado. O potencial de captura do marisco é de mais de 190 toneladas por ano.

APESC quer pescas e toda a economia marítima no centro da atenção do novo ministro do Mar
A Associação dos Armadores de Pesca (APESC) diz-se disponível para trabalhar com Abraão Vicente, que vai assumir o Ministério do Mar, na sequência do pedido de demissão de Paulo Veiga. O líder da organização, João Lima, espera muita dedicação ao sector das pescas e à economia marítima no seu todo, porque há vários dossiês em cima da mesa.

“Estamos a trabalhar para aumentar a capacidade de captura”
Ministro da Economia Marítima, Paulo Veiga, destaca os esforços para a melhoria da frota pesequeira nacional.

Pescas : Pescadores querem melhores embarcações. Armadores destacam progressos no sector
Homens do mar renovam apelos. Associação de Armadores confiante no futuro.

Plano de desenvolvimento sustentável das pescas pronto no início de 2020
O Governo anuncia um plano para o desenvolvimento sustentável das pescas para os próximos 10 anos. O documento deve estar pronto até final do primeiro trimestre do próximo ano, garantiu hoje o executivo.

Governo anuncia para breve plano para desenvolvimento das pescas
O Governo aprova, brevemente, um plano para o desenvolvimento da pesca artesanal e semi-industrial. O projecto inclui, nomeadamente, o apoio aos operadores do sector na aquisição de embarcações para que os armadores possam aproveitar o potencial da vasta Zona Económica Exclusiva (ZEE), garantiu hoje o primeiro-ministro.

Redução da captura leva APESC a pedir plano de mitigação
A Associação dos Armadores de Pesca (APESC) pede ao Governo a adopção, com urgência, de um plano de mitigação para o sector. Em causa, a baixa captura registada este ano, com uma redução de 72% em relação ao mesmo período do ano passado.

APESC assume gestão da ONAVE e quer relançar estaleiros
A APESC quer recuperar a dinâmica das Oficinas Navais de São Vicente (ONAVE), e fazer dos estaleiros uma referencia na reparação naval. A informação é avançada pelo presidente da Associação dos Armadores de Pesca de Cabo Verde (APESC), João de Deus Júnior.

APESC quer acabar com abate de árvores para construção de embarcações de pesca
A Associação dos Armadores de Pesca (APESC) quer acabar com o abate de árvores para construção das embarcações de pesca. Esta é uma das recomendações saídas do workshop que decorreu terça e quarta-feira, no Mindelo, sob o lema “Design de barcos artesanais – novos desafios e novas abordagens”, realizado no âmbito da Ocean Week.

APESC quer legislação de construção naval em madeira
A Associação dos Armadores de Pesca de Cabo Verde (APESC) quer dotar o país de uma legislação de construção naval em madeira. O objectivo é definir as tipologias e padronizar a construção de botes e navios industriais e semi-industriais no arquipélago.

APESC do lado do Governo sobre novo acordo de pesca com a União Europeia
Os armadores nacionais dão o benefício da dúvida ao Governo em relação ao novo protocolo de acordo de pesca entre Cabo Verde e a União Europeia. Posição defendida hoje pelo presidente da Associação dos Armadores de Pesca de Cabo Verde, em conferência de imprensa, realizada no Mindelo.

APESC reafirma confiança em João Lima. “É ridículo responsabilizar o armador”
A Associação dos Armadores de Pesca de Cabo Verde (APESC) reafirma a sua confiança no presidente João Lima que na segunda-feira colocou o cargo à disposição, após o envolvimento de uma embarcação de que é proprietário na pesca de meia tonelada de cavala preta, em pleno período de defeso.

João de Deus Júnior quer continuar à frente da Associação de Armadores de Pesca
João de Deus Júnior recandidata-se a novo mandato na liderança da Associação dos Armadores de Pesca de Cabo Verde. A assembleia geral da APESC está marcada para quinta-feira, 28.
mais