Artigos sobre pesca
Câmara Municipal e Ministério do Mar inauguram casa do pescador do Tarrafal
A Câmara Municipal e o Ministério do Mar procederam hoje à inauguração da casa do pescador do Tarrafal, que visa satisfazer uma reivindicação da comunidade piscatória do município.
APESC pede investimentos ao Governo para aumentar capacidade de captura
A Associação dos Armadores de Pesca (APESC) defendeu, hoje, o equipamento da frota existente com sonares e sistema de frio a bordo para aumentar a capacidade de captura. A ideia é, a curto prazo, conseguir que as cerca de três dezenas de embarcações semi-industriais tenham capacidade de servir à indústria da pesca, e assim deixar de depender da derrogação do acordo de pesca com a União Europeia.
Falta de isco preocupa pescadores de todo o país
A escassez de iscos está se tornando uma preocupação crescente entre os pescadores de todo o país, incluindo Porto Mosquito, Boa Vista, Porto Novo, São Filipe e Maio. Além disso, a ausência de infraestruturas básicas como câmaras frias, máquinas de gelo e motores para as embarcações, limita ainda mais a capacidade dos pescadores de manter a qualidade e a frescura dos produtos capturados.
Porto Novo: Obras de conclusão do centro de transformação do pescado retomadas no âmbito do projecto Terra Azul
As obras de remodelação da unidade de transformação do pescado no município do Porto Novo, em Santo Antão, já foram retomadas no âmbito do projecto Terra Azul, constatou a Inforpress no local.
“Gostávamos de diversificar e estamos abertos a todos os sectores, sobretudo os mais estratégicos”, Pedro Barros
A funcionar há pouco mais de um ano, o Fundo Soberano de Garantia do Investimento Privado (FSGIP) já atribuiu garantias a dois projectos que significam cerca de 700 postos de trabalho. O FSGIP, que está efectivamente operacional desde Janeiro de 2023, é um fundo direccionado para os grandes investimentos e dá a possibilidade às empresas comerciais privadas de direito cabo-verdiano de poderem ter acesso ao financiamento junto das entidades financeiras fora do país, actuando por duas vias: a primeira através da emissão de valores mobiliários, nomeadamente as obrigações, podendo ser realizado em Cabo Verde ou fora do país, e a segunda garantir financiamento através do crédito, quer sejam créditos junto da banca nacional ou junto das instituições financeiras externas. O FSGIP arrancou com um capital de 100 milhões de euros – 5% do PIB cabo-verdiano –, mas o Governo prevê, a curto prazo, capitalizar o fundo para um montante de 200 milhões de euros e, a médio prazo, chegar aos 500 milhões de euros. Como consta do preâmbulo da Lei que cria o FSGIP, afasta-se o suporte ao investimento meramente especulativo ao determinar que o Fundo será gerido de forma a nunca ter uma notação inferior a “A” atribuída pelas agências de notação financeira. Ou seja, pretende-se dar uma orientação indirecta às empresas, que ficam assim obrigadas a robustecer a sua organização, a apresentarem indicadores de solidez económico–financeira e a prestarem grande cuidado na avaliação dos seus projectos, tendo em conta a necessidade de lhes garantir a viabilidade económico-financeira num quadro de minimização dos riscos associados. Com um mandato de cinco anos, o presidente do FSGIP, Pedro Barros, falou com o Expresso das Ilhas sobre o presente e o futuro do Fundo Soberano de Garantia do Investimento Privado.
PR apela à união no sector das pescas para superar desafios
O Presidente da República, José Maria Neves, instou a uma colaboração colectiva, destacando a importância de superar os obstáculos persistentes., sublinhando que apenas através da cooperação será possível implementar melhorias e garantir um futuro mais promissor para a comunidade pesqueira.
Ministério do Mar pretende consolidar políticas no sector das pescas em 2024
O ministro do Mar disse hoje que pretende consolidar as políticas em andamento para o sector das pescas, em 2024, mas está a ouvir intervenientes da área para tomar os inputs necessários e melhorar as linhas programáticas do sector.
Navio com 19 tripulantes retido na Namíbia por suspeita de pesca ilegal
Uma embarcação de pesca de Angola, com 19 tripulantes, incluindo um português e angolanos, três dos quais se encontram detidos foi apreendida por suposta pesca ilegal nas águas da Namíbia, tendo sido detidas três pessoas, anunciaram hoje as autoridades angolanas.
Governo esclarece que não há intenção de aumentar IVA no gelo
A directora Nacional de Receitas do Estado, Liza Vaz, garantiu esta quinta-feira que não há qualquer intenção ou proposta de aumentar o IVA.
Aplicação do IVA de 15% no preço do gelo preocupa CCS
O presidente da Câmara de Comércio de Sotavento, Marcos Rodrigues, diz-se preocupado com o aumento de preço do gelo devido à implementação do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) de 15% e o seu impacto nos sectores críticos, especialmente nas pescas e na agricultura.
Governo prepara certificado de origem para produtos de pesca
O Governo quer desenvolver um certificado de origem para produtos de pesca, para dar mais visibilidade ao sector e promovê-lo, em especial, junto do mercado turístico, segundo um pedido de propostas para uma consultoria dedicada.
Governo já entregou à UE pedido para nova derrogação para exportação de produtos da pesca – ministro do Mar
O ministro do Mar revelou hoje à Inforpress, no Mindelo, que o Governo já entregou formalmente junto da União Europeia (UE) um pedido para ter uma nova derrogação para exportação de produtos da pesca.
Governo admite utilização de parte do Fundo Climático e Ambiental para financiar a investigação pesqueira
O primeiro-ministro considerou hoje que “seguramente” parte do Fundo Climático e Ambiental, em processo de montagem, será destinado ao financiamento e investigação pesqueira e agrária, no âmbito dos “grandes objectivos” do País relativamente à sustentabilidade.
Cabo Verde aprovado como candidato à iniciativa global de transparência das pescas
Cabo Verde foi aprovado como candidato à Iniciativa de Transparência das Pescas (FiTI), tornando-se no quinto país a receber este estatuto, num "importante passo" para manter altos níveis de transparência na gestão do setor, foi esta sexta-feira anunciado.
Abraão Vicente garante que não há pesca ilegal em Cabo Verde
O ministro do Mar, Abraão Vicente garantiu hoje que não há nenhum barco a pescar de forma ilegal em Cabo Verde e avançou que apenas este ano, o governo já assinou 56 licenças.
PAICV chama atenção para possível suspensão de derrogação de pesca com UE
O PAICV chamou hoje a atenção de que há riscos iminentes da suspensão da derrogação de pesca com a União Europeia. O deputado João do Carmo Brito disse que o partido vai utilizar todos os meios ao seu dispor para pressionar o Governo e exigir respostas claras sobre este processo e as garantias em como o interesse nacional será efectivamente salvaguardado.
Governo adopta medidas emergenciais para compensar aumento dos combustíveis no sector das pescas
O Governo vai assumir, através do Fundo de Segurança Marítima, a compensação do aumento dos preços dos combustíveis no sector das pescas, para o mês de Julho, em cerca de 12 mil contos. A medida emergencial vai ser avaliada mês a mês, dado o actual contexto de variação dos preços, anunciou hoje o ministro do Mar.
Governo apoia aquisição de motores, construção e reparação de embarcações de pesca artesanal
O Ministério do Mar lança no próximo mês um edital para a compra de motores, para a construção e reparação de embarcações de pesca artesanal. Para as peixeiras, será lançado, no mesmo edital, a possibilidade de aquisição de malas térmicas.
Um morto em colisão entre duas embarcações de pesca
Uma colisão ocorrida por volta da meia-noite de domingo, 06, entre duas embarcações de pesca no canal entre Porto Novo e São Vicente resultou na morte de um tripulante.
APESC quer pescas e toda a economia marítima no centro da atenção do novo ministro do Mar
A Associação dos Armadores de Pesca (APESC) diz-se disponível para trabalhar com Abraão Vicente, que vai assumir o Ministério do Mar, na sequência do pedido de demissão de Paulo Veiga. O líder da organização, João Lima, espera muita dedicação ao sector das pescas e à economia marítima no seu todo, porque há vários dossiês em cima da mesa.
mais