Artigos sobre acordo de pesca

Oposição quer mais benefícios e sustentabilidade no Acordo de Pesca
O PAICV manifestou-se a favor do acordo de pesca entre Cabo Verde e a União Europeia, mas defendeu que o mesmo deve ser acompanhado por estudos que comprovem a sustentabilidade dos recursos haliêuticos e garantam que não haja impacto negativo nas actividades dos pescadores nacionais. A UCID, por seu turno, afirmou que o país poderia obter mais benefícios se fossem implementadas medidas para fortalecer a frota nacional. Já o MpD defendeu que õ acordo baseia-se nos princípios de transparência, sustentabilidade e partilha equitativa dos benefícios.

Ministro esclarece limites da soberania marítima no acordo de pesca com a UE
O Ministro dos Negócios Estrangeiros, José Filomeno Monteiro, negou que o acordo de pesca com a UE prejudique Cabo Verde, explicando que a ZEE não equivale a águas territoriais e que a passagem de navios estrangeiros é permitida pelo direito internacional. Conforme ressaltou, o acordo abrange espécies migratórias e garante compensação financeira para o sector das pescas e comunidades costeiras.

Com a ajuda externa a retrair-se, impõe-se uma nova atitude
Uma sondagem do jornal Financial Times publicada no início da semana revelou que 60% dos americanos concordaram com a medida de congelamento da ajuda internacional americana sob a direcção da USAID tomada por Donald Trump e implementada por Elon Musk. Só 12% dos sondados discordaram da ideia que montantes significativos dos fundos da ajuda são desperdiçados em corrupção e nos custos administrativos, em detrimento dos realmente necessitados.

Cálculo da Biosfera sobre acordo de pesca ignora taxas adicionais e investimentos, diz Governo
O Governo esclareceu hoje que a afirmação da Biosfera sobre a venda do atum pescado nas águas de Cabo Verde a “13 escudos por quilo” resulta de uma interpretação simplificada da contrapartida financeira do Acordo de Pesca com a União Europeia (UE). Segundo o Executivo, esse valor não reflecte a realidade do acordo, pois desconsidera taxas adicionais pagas pelos armadores europeus, bem como investimentos indiretos em fiscalização, sustentabilidade e no desenvolvimento do setor pesqueiro nacional.

"O problema não é o acordo de pesca mas sim a sua aplicação na prática” – presidente da Apesc
O presidente da Associação dos Armadores de Pesca de Cabo Verde (Apesc) considerou que o problema não está no acordo de pesca que o país tem renovado com a União Europeia, mas sim na sua aplicação prática.

São Vicente: Ministro do Mar diz que “novo acordo de pesca foi o possível”
O ministro do Mar, Jorge Santos, disse esta terça-feira que o novo acordo de pesca entre Cabo Verde e a União Europeia (UE), aprovado pela comissão das Pescas do Parlamento Europeu, “foi o acordo possível”.

Governo pretende retomar diálogo com armadores para criação da frota de pesca industrial
O governo pretende retomar o diálogo com os armadores para a criação de uma frota de pesca industrial. Informação avançada hoje pelo ministro do mar, Abraão Vicente, numa reacção à renovação do novo protocolo de aplicação do acordo de pesca com a União Europeia, publicado esta quarta-feira.

União Europeia quer maior comunicação sobre o acordo de pescas com Cabo Verde
Cabo Verde tem demonstrado conhecimento e eficácia na implementação do acordo de pescas com a União Europeia, mas há um défice de comunicação do acordo no arquipélago. Quem o diz é a embaixadora da União Europeia em Cabo Verde, Carla Grijó, que discursava hoje, à margem da reunião mista sobre o acordo de pescas, que decorre em São Vicente.

Governo garante que está a trabalhar para evitar novos pedidos de derrogação
A União Europeia aprovou uma nova derrogação temporária das regras de origem preferencial, por um período de três anos, “mas provavelmente será a última”. O Governo garante que os investimentos necessários no sector pesqueiro estão a ser feitos para que o arquipélago possa cumprir, em dois anos e meio, os regulamentos de origem aprovados pela Comissão Europeia, anunciou hoje a tutela.

Eurodeputada aprova acordo de pescas UE/Cabo-Verde mas defende montante maior
A eurodeputada Cláudia Monteiro de Aguiar (PSD) considerou que o acordo de pescas entre a União Europeia (UE) e Cabo Verde “resulta num apoio importante” ao sector, mas admitiu que poderia ser de montante superior.

Oposição “desconhece” novo acordo de pesca entre Cabo Verde e a União Europeia
Os partidos da oposição com assento parlamentar não conhecem o novo acordo de pesca assinado entre Cabo Verde e a União Europeia. Tanto o PAICV como a UCID afirmam que o documento ainda não foi disponibilizado, apesar da solicitação feita, e que só conhecem aquilo que foi apresentado pelo Governo.

APESC do lado do Governo sobre novo acordo de pesca com a União Europeia
Os armadores nacionais dão o benefício da dúvida ao Governo em relação ao novo protocolo de acordo de pesca entre Cabo Verde e a União Europeia. Posição defendida hoje pelo presidente da Associação dos Armadores de Pesca de Cabo Verde, em conferência de imprensa, realizada no Mindelo.

Destaques da Edição 882
Nesta edição, o Expresso das Ilhas dá destaque à situação actual do sector da Justiça em Cabo Verde. Conheça os destaques.

Ambientalistas em silêncio sobre novo acordo de pesca
Os ambientalistas não comentam o novo acordo de pesca entre Cabo Verde e a União Europeia (UE), assinado na passada sexta-feira. Contactada hoje pela Rádio Morabeza, fonte da associação ambientalista Biosfera I disse que prefere ficar em silêncio. A mesma posição foi assumida pelo Movimento Contra a Poluição em Cabo Verde.

Ambientalistas querem fim de pesca de tubarão no acordo entre Cabo Verde e UE
Um movimento ambientalista quer que a pesca de tubarão seja banida do acordo entre Cabo Verde e a União Europeia (UE), cuja segunda ronda de negociações para novo documento acontece esta semana, disse à Lusa fonte do grupo.
mais