A ligeira melhoria na morosidade, o processo kafkiano de introdução do SIJ e as alterações legislativas em curso são alguns dos temas aqui mostrados.
Em destaque está também o acordo de pesca renovado recentemente por Cabo Verde e União Europeia. Na primeira vez que um governante dá uma entrevista sobre o tema, Paulo Veiga, Secretário de Estado da Economia Marítima, explica os contornos do acordo, as razões que levaram ao aumento da tonelagem de pesca permitida e esclarece que o acordo abrange apenas uma espécie: os tunídeos.
Ainda neste número, a criminalidade e as diferentes leituras feitas dos números apresentados que motivaram uma reacção do governo. O ministro da Administração Interna convocou na manhã de ontem os jornalistas para “clarificar os dados relativos às ocorrências criminais, face às notícias que recentemente vieram a público”. Números apresentados por Paulo Rocha são substancialmente diferentes do Relatório do Ministério Público.
Outro destaque esta semana vai para a Cabo Verde Airlines que anunciou o regresso às ligações entre a Praia e Lisboa no período de inverno esta decisão levou o autarca de São Vicente, Augusto Neves, que em conferência de imprensa exigiu, ontem, do Governo os mesmos quatro voos da Cabo Verde Airlines entre São Vicente e Lisboa.
No interior, destaque para o artigo de opinião da autoria de Agnelo Barbosa, antigo Administrador da Agência de Aviação Civil, que fala “Sobre a Taxa de Segurança Aérea (TSA)”.