Artigos sobre Criminalidade

Desporto e prevenção da criminalidade - I
A cidade da Praia tem sido palco de vários assaltos diurnos, por vezes, recorrendo a armas de fogo nas últimas semanas. Esta prática tem se intensificando e a resposta das forças de segurança não tardou a ser notícia nos principais noticiários. Contudo, desde 2017 que o Governo de Cabo Verde lançou um programa nacional de segurança, com foco na prevenção e com uma forte componente social e educativa, para diminuir a criminalidade e a violência no país.

6 detidos e 50 suspeitos identificados em operação policial na Praia
Uma operação especial da Polícia Nacional na Praia, levou à detenção, em flagrante delito, de seis pessoas e à apreensão de armas de fogo, drogas e objectos provenientes de furtos e roubos. Foram identificados 50 indivíduos suspeitos.

MpD quer propor ao governo protocolo com Associação Amigos de Safende para prevenção de criminalidade
Os deputados do MpD de Santiago Sul comprometeram-se hoje a propor ao governo, nas jornadas parlamentares, a assinatura de protocolos entre o Ministério da Família, Ministério da Administração Interna, Ministério da Justiça e a Associação Amigos de Safende para trabalhar na prevenção da criminalidade naquele bairro.

A criminalidade em Cabo Verde é gritante – PAICV
A situação da criminalidade em Cabo Verde é gritante e as pessoas vivem de forma extremamento intranquila. A afirmação é do conselheiro da comissão Política do PAICV, esta manhã em conferência de imprensa na cidade da Praia

“Na prática, nunca passamos da repressão para a prevenção”
Os dados das ocorrências registadas pela Polícia Nacional em 2021 mostram um aumento na ordem dos 33%. Retoma da vida económica e maior conflitualidade social estão entre as razões apontadas pelas autoridades para a acentuada subida, face a 2020. Em entrevista ao Expresso das Ilhas, o sociólogo Redy Wilson Lima comenta os dados e as justificações, alerta para os perigos das “operações especiais” que se querem implementar e lamenta que a prevenção nunca tenha passado do discurso e coffee breaks.

Edição 1062
A entrevista de Jorge Santos, ministro das Comunidades, faz a manchete desta edição do Expresso das Ilhas.

Os custos invisíveis do roubo
Por ano, há em Cabo Verde milhares de caçubodis, furtos, assaltos a residências. Para além dos danos e perdas monetárias, são actos que, em menor ou maior grau, têm também custos psicológicos para as vítimas. Geralmente o “trauma é leve, e ultrapassa-se sem ajuda, em curto tempo. Outras vezes, é algo que condiciona a qualidade de vida e bem-estar das vítimas por longo período. Depende da personalidade e estado emocional das vítimas, bem como da intensidade do acontecimento, e cada caso é, pois, diferente. Mas importa olhar esse lado esquecido da chamada pequena criminalidade e o preço pago por quem a sofre.

Medidas de combate à criminalidade anunciadas pelo governo são repetitivas
O PAICV considerou hoje que o aumento do nível de operacionalidade e de tolerância zero para com a criminalidade anunciadas pelo governo não são mais do que a repetição do discurso que vem sendo feito desde 2016, “sem sucesso nenhum”.

Governo cria figura de Secretário de Segurança Interna
O governo vai promover a reestruturação de arquitectura e do modelo de funcionamento do sistema de segurança Nacional através da criação de figura do Secretário de Segurança Interna como forma de reforçar a segurança e actuar de forma assertiva a diversos níveis.

Entre Janeiro e Agosto foram registados 18 homicídios no país
Entre Janeiro e 31 de Agosto do corrente ano foram registados 18 homicídios a nível nacional, menos quatro no mesmo período de 2020. Durante o mês de Agosto, a cidade da Praia registou sete homicídios.

“Entrar na criminalidade não é uma fatalidade”
A Cidade da Praia vive por estes dias sob o signo de uma nova onda de violência e criminalidade. Dois homicídios e o registo de vários outros crimes puseram a capital do país em estado de alerta. Para nos ajudar a perceber as múltiplas facetas da criminalidade, o Expresso das Ilhas conversou com José Rebelo, especialista em segurança interna. Rebelo começa por questionar se estamos, de facto, perante uma nova onda de criminalidade, ou, se pelo contrário, não se trata de um fenómeno que tem vindo a crescer desde 1996, quando a Polícia Nacional passou a divulgar dados mais concretos sobre a criminalidade. Para pôr cobro à insegurança que se vive actualmente no país, José Rebelo recomenda aos serviços de segurança uma leitura da mobilidade criminal no tempo para poderem antecipar os seus efeitos e ir directamente aos grupos de risco, a par de medidas de prevenção primária e adopção de políticas públicas mais assertivas de inclusão e reinserção social.

MAI assegura, para os próximos dias, operações especiais de prevenção criminal na capital
O ministro da Administração Interna, Paulo Rocha, assegurou hoje que nos próximos dias as autoridades policiais vão realizar operações especiais de prevenção criminal enquadradas, devidamente, nos termos da lei para combater a onda de violência e ocorrências criminais na Praia.

PAICV exige do governo medidas concretas para pôr cobro à criminalidade na capital
O PAICV exigiu hoje do governo medidas concretas para pôr cobro à criminalidade na capital. Para a oposição, a situação está a tornar-se preocupante.

Criminalidade desceu 7,2% em 2020
Polícia Nacional apresentou esta segunda-feira os dados relativos às ocorrências criminais em todo o país e nota que a criminalidade continua a descer. Dados são relativos a 2020.

Delinquência Juvenil: “Daqui a pouco a coisa vai complicar” – Pastor Licínio Lopes
Vários sinais têm vindo a mostrar que a delinquência, confrontos de grupos e criminalidade juvenil podem aumentar no curto prazo. Há um cocktail de motivos, que passam inclusive pelos impactos da COVID-19 nos rendimentos, mas vão muito mais além. Sem o envolvimento de todos e uma política do Estado voltada para essa juventude em risco, o pastor Lícinio não tem dúvidas de que “vamos ter problemas” muito em breve.

Polícia Judiciária alerta para necessidade urgente de reforço de meios humanos
A Polícia Judiciária (PJ) continua a carecer do reforço urgente de meios humanos. O alerta, do Director Nacional da Polícia Judiciária, consta de uma mensagem, em vídeo, publicada na página de Facebook da instituição, no âmbito dos 27 anos da criação da PJ, celebrado esta terça-feira.

Criminalidade desceu 17,4% num ano - Director Nacional da Polícia Nacional
Em 2019 a Polícia Nacional registou menos 3.165 ocorrências criminais em comparação com o ano de 2018, anunciou esta manhã o Director Nacional da Polícia Nacional, Emanuel Estaline, na abertura do 14º Conselho de Comandos que se realiza hoje e amanhã na Praia.

Sensibilização e proximidade. Prioridades da Polícia Nacional na Boa Vista
O Comando Regional da Polícia Nacional da Boa Vista destaca a sensibilização, a proximidade, o controlo nos estabelecimentos comerciais e a fiscalização rodoviária como prioridades da operação Natal e fim de ano.

PAICV considera que conjunto de medidas anunciadas pelo Governo para a segurança “é sinal de que a situação é grave”
O PAICV considerou esta terça-feira que o conjunto de acções de prevenção e combate à criminalidade anunciado segunda-feira pelo chefe do executivo é sinal de reconhecimento por parte do Governo que a situação de insegurança no país “é grave”.

Contributos do desporto ao combate à criminalidade
Temos assistido recentemente a várias noticias que dão conta de alguns casos pontuais de aumento da criminalidade violenta na cidade da praia. O fenómeno da criminalidade é bastante complexo e acarreta vários fatores que devem ser considerados na sua análise e na construção de um plano para o seu combate.
mais