Artigos sobre criminalidade

Dados da PN sobre criminalidade: José Rebelo afirma que não há diminuição dos crimes, mas sim das queixas
O especialista em segurança José Rebelo afirmou à RCV que a aparente redução da criminalidade em Cabo Verde, divulgada nos dados da Polícia Nacional, não reflecte a realidade. Segundo o especialista, a diminuição registada diz respeito apenas ao número de ocorrências reportadas à polícia e não à real incidência de crimes no país.

PN: Criminalidade caiu 10,1% em 2024
Menos furtos, menos roubos, menos violência, menos homicídios. Estes são os principais dados do balanço anual da Polícia Nacional (PN), que registou 20.524 ocorrências criminais no ano passado, menos 2.314 casos do que em 2023, uma redução de 10,1%.

Criminalidade cai 10,1% em 2024
A Polícia Nacional registou 20.524 ocorrências criminais no país no ano de 2024, representando uma redução acumulada de 11% no volume de crimes anualmente registados na última década. Em comparação com 2023, o país teve uma diminuição de 10,1% das participações criminais, com menos 2.314 ocorrências.

Parlamento: PAICV alerta para aumento da criminalidade juvenil na Praia
O PAICV alertou hoje, no Parlamento, para o aumento da criminalidade juvenil no País e pediu medidas urgentes ao Governo para fazer face a esta problemática.

UCID alerta para risco de “alarme social” em São Vicente
A UCID chama atenção para a ocorrência de actos de criminalidade que podem levar a “alarme social” em São Vicente. Posição expressa hoje. no parlamento, pela deputada Zilda Oliveira, numa reacção ao assassinato de um homem, na noite desta quarta-feira, na localidade de Chã de Cemitério.

Criminalidade aumentou 6% em Cabo Verde em 2023
Um total de 22.838 ocorrências, segundo dados da Polícia Nacional consultados pela Lusa

Compreendendo a realidade da criminalidade entre jovens
Nos becos e ruas movimentados da cidade da Praia, um fenómeno tem preocupado autoridades e comunidades locais, ganhando cada vez mais destaque: a crescente participação dos jovens na criminalidade. Nesta reportagem vamos explorar as raízes desse problema que afecta a capital, buscando entender os factores que levam os jovens a entrarem no mundo do crime e as possíveis soluções para reverter essa “tendência preocupante”. Trouxemos relatos de pessoas que vivem esta situação e suas consequências, assim como especialistas e instituições que trabalham a problemática.

Geografia do crime inclui toda a cidade da Praia – analistas
O sociólogo Redy Lima considera que a geografia do crime na capital inclui toda a cidade da Praia e não apenas um ou outro bairro, sublinhando que “os dados da polícia dizem isso”.

Oposição leva "onda de criminalidade" ao parlamento
O PAICV vai interpelar esta semana o Governo sobre a "onda de criminalidade que assola o país", durante a primeira sessão parlamentar ordinária de Junho, que começa na quarta-feira.

Edição 1122
A edição desta semana do Expresso das Ilhas faz manchete com a entrevista a João Domingos Correia, PCA da CVTelecom.

Criminalidade no país está estável - ministro
O ministro da Administração Interna garantiu hoje que a situação da criminalidade no país, particularmente na Praia, é de alguma estabilidade e ressaltou que o acompanhamento é permanente, tendo em conta que os desafios são enormes, sobretudo na questão da delinquência juvenil.

44 arguidos da mega-operação de ASA em prisão preventiva
O Tribunal da Comarca da Praia decretou prisão preventiva a 44 suspeitos de prática dos crimes de homicídio agravado, na forma tentada, quadrilha ou bando, roubo, furto qualificado, entre outros.

Governo quer reforçar fiscalização de divertimentos públicos para combater brigas e violência
O governo está a trabalhar, numa perspectiva supletiva e de complementaridade, no reforço da fiscalização e da regulamentação das condições de exercício de actividades de funcionamento de eventos, de shows e de outros divertimentos públicos, organizados nas vias publicas e demais lugares públicos ao ar livre, assim como do funcionamento de estabelecimentos de bebidas.

Governo quer scanners de armas e munições em todos os portos nacionais
O governo está a trabalhar para dotar os portos do país com scanners, que permitem identificar vários tipos de armas e a mais pequena das munições, para uma acção de fiscalização mais musculada, bem como para reforçar a actuação policial no combate à criminalidade.

Governo aperta cerco à criminalidade com aprovação de medidas mais gravosas
A Assembleia Nacional aprovou hoje, na especialidade, por proposta do Governo, as novas alterações ao diploma que aperta o cerco à criminalidade com medidas mais gravosas das penalizações e coimas, decorrente das armas e suas munições.

Criminalidade na Cidade da Praia atingiu níveis “dramáticos” - PR
O Presidente da República, José Maria Neves, afirmou este sábado que a situação criminal da violência e insegurança que assola a capital do País é “extremamente preocupante” sendo que já atingiu níveis “dramáticos”.

Edição 1098
Esta semana o Expresso das Ilhas faz manchete com a entrevista à Juíza Januária Costa.

Desporto e prevenção da criminalidade - II
O Comité Olímpico Internacional elegeu como tema para o dia Olímpico 2022 (que celebra a sua fundação) a paz. Este tema, é oportuno devido aos diversos conflitos armados globalmente, em particular na invasão da Ucrânia. A temática da paz pode também ter uma conotação comunitária quando nos referimos à prevenção da criminalidade.

Desporto e prevenção da criminalidade - I
A cidade da Praia tem sido palco de vários assaltos diurnos, por vezes, recorrendo a armas de fogo nas últimas semanas. Esta prática tem se intensificando e a resposta das forças de segurança não tardou a ser notícia nos principais noticiários. Contudo, desde 2017 que o Governo de Cabo Verde lançou um programa nacional de segurança, com foco na prevenção e com uma forte componente social e educativa, para diminuir a criminalidade e a violência no país.

6 detidos e 50 suspeitos identificados em operação policial na Praia
Uma operação especial da Polícia Nacional na Praia, levou à detenção, em flagrante delito, de seis pessoas e à apreensão de armas de fogo, drogas e objectos provenientes de furtos e roubos. Foram identificados 50 indivíduos suspeitos.
mais