Artigos sobre Criminalidade
Parlamento: PAICV alerta para aumento da criminalidade juvenil na Praia
O PAICV alertou hoje, no Parlamento, para o aumento da criminalidade juvenil no País e pediu medidas urgentes ao Governo para fazer face a esta problemática.
UCID alerta para risco de “alarme social” em São Vicente
A UCID chama atenção para a ocorrência de actos de criminalidade que podem levar a “alarme social” em São Vicente. Posição expressa hoje. no parlamento, pela deputada Zilda Oliveira, numa reacção ao assassinato de um homem, na noite desta quarta-feira, na localidade de Chã de Cemitério.
Criminalidade aumentou 6% em Cabo Verde em 2023
Um total de 22.838 ocorrências, segundo dados da Polícia Nacional consultados pela Lusa
Compreendendo a realidade da criminalidade entre jovens
Nos becos e ruas movimentados da cidade da Praia, um fenómeno tem preocupado autoridades e comunidades locais, ganhando cada vez mais destaque: a crescente participação dos jovens na criminalidade. Nesta reportagem vamos explorar as raízes desse problema que afecta a capital, buscando entender os factores que levam os jovens a entrarem no mundo do crime e as possíveis soluções para reverter essa “tendência preocupante”. Trouxemos relatos de pessoas que vivem esta situação e suas consequências, assim como especialistas e instituições que trabalham a problemática.
Geografia do crime inclui toda a cidade da Praia – analistas
O sociólogo Redy Lima considera que a geografia do crime na capital inclui toda a cidade da Praia e não apenas um ou outro bairro, sublinhando que “os dados da polícia dizem isso”.
Oposição leva "onda de criminalidade" ao parlamento
O PAICV vai interpelar esta semana o Governo sobre a "onda de criminalidade que assola o país", durante a primeira sessão parlamentar ordinária de Junho, que começa na quarta-feira.
Edição 1122
A edição desta semana do Expresso das Ilhas faz manchete com a entrevista a João Domingos Correia, PCA da CVTelecom.
Criminalidade no país está estável - ministro
O ministro da Administração Interna garantiu hoje que a situação da criminalidade no país, particularmente na Praia, é de alguma estabilidade e ressaltou que o acompanhamento é permanente, tendo em conta que os desafios são enormes, sobretudo na questão da delinquência juvenil.
44 arguidos da mega-operação de ASA em prisão preventiva
O Tribunal da Comarca da Praia decretou prisão preventiva a 44 suspeitos de prática dos crimes de homicídio agravado, na forma tentada, quadrilha ou bando, roubo, furto qualificado, entre outros.
Governo quer reforçar fiscalização de divertimentos públicos para combater brigas e violência
O governo está a trabalhar, numa perspectiva supletiva e de complementaridade, no reforço da fiscalização e da regulamentação das condições de exercício de actividades de funcionamento de eventos, de shows e de outros divertimentos públicos, organizados nas vias publicas e demais lugares públicos ao ar livre, assim como do funcionamento de estabelecimentos de bebidas.
Governo quer scanners de armas e munições em todos os portos nacionais
O governo está a trabalhar para dotar os portos do país com scanners, que permitem identificar vários tipos de armas e a mais pequena das munições, para uma acção de fiscalização mais musculada, bem como para reforçar a actuação policial no combate à criminalidade.
Governo aperta cerco à criminalidade com aprovação de medidas mais gravosas
A Assembleia Nacional aprovou hoje, na especialidade, por proposta do Governo, as novas alterações ao diploma que aperta o cerco à criminalidade com medidas mais gravosas das penalizações e coimas, decorrente das armas e suas munições.
Criminalidade na Cidade da Praia atingiu níveis “dramáticos” - PR
O Presidente da República, José Maria Neves, afirmou este sábado que a situação criminal da violência e insegurança que assola a capital do País é “extremamente preocupante” sendo que já atingiu níveis “dramáticos”.
Edição 1098
Esta semana o Expresso das Ilhas faz manchete com a entrevista à Juíza Januária Costa.
Desporto e prevenção da criminalidade - II
O Comité Olímpico Internacional elegeu como tema para o dia Olímpico 2022 (que celebra a sua fundação) a paz. Este tema, é oportuno devido aos diversos conflitos armados globalmente, em particular na invasão da Ucrânia. A temática da paz pode também ter uma conotação comunitária quando nos referimos à prevenção da criminalidade.
Desporto e prevenção da criminalidade - I
A cidade da Praia tem sido palco de vários assaltos diurnos, por vezes, recorrendo a armas de fogo nas últimas semanas. Esta prática tem se intensificando e a resposta das forças de segurança não tardou a ser notícia nos principais noticiários. Contudo, desde 2017 que o Governo de Cabo Verde lançou um programa nacional de segurança, com foco na prevenção e com uma forte componente social e educativa, para diminuir a criminalidade e a violência no país.
6 detidos e 50 suspeitos identificados em operação policial na Praia
Uma operação especial da Polícia Nacional na Praia, levou à detenção, em flagrante delito, de seis pessoas e à apreensão de armas de fogo, drogas e objectos provenientes de furtos e roubos. Foram identificados 50 indivíduos suspeitos.
MpD quer propor ao governo protocolo com Associação Amigos de Safende para prevenção de criminalidade
Os deputados do MpD de Santiago Sul comprometeram-se hoje a propor ao governo, nas jornadas parlamentares, a assinatura de protocolos entre o Ministério da Família, Ministério da Administração Interna, Ministério da Justiça e a Associação Amigos de Safende para trabalhar na prevenção da criminalidade naquele bairro.
A criminalidade em Cabo Verde é gritante – PAICV
A situação da criminalidade em Cabo Verde é gritante e as pessoas vivem de forma extremamento intranquila. A afirmação é do conselheiro da comissão Política do PAICV, esta manhã em conferência de imprensa na cidade da Praia
“Na prática, nunca passamos da repressão para a prevenção”
Os dados das ocorrências registadas pela Polícia Nacional em 2021 mostram um aumento na ordem dos 33%. Retoma da vida económica e maior conflitualidade social estão entre as razões apontadas pelas autoridades para a acentuada subida, face a 2020. Em entrevista ao Expresso das Ilhas, o sociólogo Redy Wilson Lima comenta os dados e as justificações, alerta para os perigos das “operações especiais” que se querem implementar e lamenta que a prevenção nunca tenha passado do discurso e coffee breaks.
mais