Artigos sobre Segurança
Segurança das crianças na ida e vinda da escola
Na cidade da Praia, muitos pais enfrentam o dilema da segurança dos filhos no trajecto escolar, agravado pela superlotação dos autocarros nas horas de ponta, o que frequentemente faz com que muitos alunos cheguem atrasados às aulas. Para evitar esses atrasos, muitos pais acabam por optar por táxis, apesar dos custos mais elevados. Com horários de trabalho que impossibilitam o acompanhamento dos filhos, as crianças são obrigadas a deslocar-se sozinhas, seja de autocarro, táxi, “hiace”, táxi clandestino, ou mesmo a pé. A exposição a riscos quotidianos e a falta de supervisão têm preocupado famílias e levantado questões sobre a segurança e bem-estar dos mais jovens nos seus trajectos diários, sobretudo depois do caso da criança de seis anos dada como desaparecida após ser colocada num táxi clandestino.
São Vicente: Aberta época das regatas com segurança a preocupar gerência da Marina do Mindelo
A segurança no espaço da Marina do Mindelo e dos tripulantes dos iates constitui actualmente “a grande preocupação” dos responsáveis da infra-estrutura, devido ao “aumento considerável” de pedintes e de assaltos aos tripulantes e nos iates.
Escola Secundária Pedro Gomes reforça medidas de segurança com introdução de câmara vigilância
A Escola Secundária Pedro Gomes vai reforçar as medidas de segurança neste novo ano lectivo com a introdução de uma câmara de vigilância para garantir maior tranquilidade à comunidade educativa e inibir “intenções maléficas” no ambiente escolar.
PN deteve 16 pessoas no Festival da Baía das Gatas
A Polícia Nacional deteve 16 pessoas no Festival Internacional de Música da Baía das Gatas. A maioria das detenções, 8, foram em flagrante delito, por introdução em casa alheia e tentativa de furto, desordem na via pública e posse de arma branca e de produtos estupefacientes.
Canadá retira filhos de diplomatas em Israel
O Canadá anunciou ter retirado os filhos do pessoal diplomático em Telavive devido à "situação de segurança imprevisível" e ao receio de uma eventual retaliação pelos recentes assassínios atribuídos a Israel.
Edição 1183
No dia em que no Parlamento se debate o estado da Nação, o Expresso das Ilhas faz manchete com a entrevista ao Primeiro-ministro Ulisses Correia e Silva.
EUA, Japão, Índia e Austrália reforçam cooperação para conter China
Os chefes da diplomacia dos Estados Unidos, Japão, Índia e Austrália, membros da parceria Quad, comprometeram-se hoje a reforçar a sua cooperação em matéria de segurança marítima no Indo-Pacífico, face à crescente assertividade da China na região.
PAICV: “Cabo Verde tem um governo esgotado, cristalizado”
Líder parlamentar do maior partido da oposição traça um cenário negativo da governação do país e acusa o Primeiro-ministro de ser incapaz de introduzir ‘sangue novo’ na sua equipa.
PM admite que apesar dos progressos, Cabo Verde ainda enfrenta elevados níveis de vulnerabilidade diante de choques externos
O Primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, afirmou que, apesar dos avanços alcançados, Cabo Verde, como Pequeno Estado Insular em Desenvolvimento, ainda enfrenta elevados níveis de vulnerabilidade diante de choques externos de natureza económica, ambiental e climática.
Edição 1178
Destaque de manchete, nesta edição do Expresso das Ilhas, para a entrevista com Ângelo Correia.
MNE espanhol em Cabo Verde para reforçar cooperação
O ministro dos Negócios Estrangeiros espanhol visita hoje Cabo Verde com o objectivo de reforçar o compromisso do seu Governo com o futuro económico do país e com as reformas da economia azul e o aumento da segurança.
São Vicente regista 77 detenções no mês de Maio
A Polícia Nacional informou hoje que durante o mês de Maio foram detidos, em São Vicente, 77 indivíduos por crimes diversos.
“O problema em África é que temos lideranças que não se querem desapegar do poder”
De acordo com o Institute for Security Studies, a principal fonte de insegurança em África é a fragilidade do Estado, que leva à fragilidade também dos mecanismos regionais de segurança. Neste contexto, cada conflito resulta de uma complexa combinação de factores, embora tenham sido identificadas três causas principais: transições de governo, disputas entre Estados e movimentos extremistas violentos.
Transportes, segurança, pescas, Ocidente. PM em balanço de oito anos de governo
No Mindelo, Ulisses Correia e Silva prometeu estabilidade nos voos domésticos até final do ano, fez críticas à comunicação das polícias, garantiu empenho para melhorar frota pesqueira e reafirmou compromisso com aliados ocidentais.
“De forma geral, a nossa polícia não comunica muito bem” – Ulisses Correia e Silva
As autoridades devem fazer tudo para evitar impunidade para quem pratica crimes, apesar da complexidade de alguns delitos. Quem o diz é o Primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, que sugere uma melhor comunicação por parte das autoridades policiais.
Pelo menos 14 mortos num ataque a escola corânica no Mali
Pelo menos 14 pessoas, incluindo 10 crianças, foram mortas num bombardeamento por drone do exército maliano contra uma escola corânica na cidade de Mondoro, perto da fronteira com o Burkina Faso, informou a emissora Radio France Internationale.
ONU preocupada com ligação entre tráfico de droga e terroristas em Moçambique
O chefe do escritório da Agência das Nações Unidas sobre Droga e Crime (UNODC) em Moçambique assumiu hoje preocupação com as “crescentes apreensões de droga” e “interligações” entre tráfico e financiamento de grupos terroristas.
Haiti vítima de "barbárie" semelhante a zonas de guerra, diz ministro
O povo haitiano "não aguenta mais" diante da "barbárie" de gangues armados semelhante à de zonas de guerra "que movem o mundo", denunciou hoje o ministro das Relações Exteriores do país caribenho perante o Conselho Segurança da ONU.
UCID pede estratégia sustentável para reforço de efectivos da PN
A UCID alerta para a necessidade de uma estratégia sustentável para o reforço de efectivos da Polícia Nacional. Os democratas-cristãos recordam que há ilhas, como Santo Antão, onde a situação atinge níveis preocupantes.
As expectativas dos jovens para 2024
Envolvidos por anseios e aspirações, os jovens cabo-verdianos reflectem sobre as vivências de 2023 e antecipam com esperança as possibilidades de 2024. Confrontados com desafios como desigualdade social, falta de emprego e questões de segurança, esta geração anseia por mudanças significativas e oportunidades que impulsionem um futuro promissor em Cabo Verde.
mais