Artigos sobre Política Externa
Só houve uma apropriação generalizada da CRCV depois da revisão de 2010
Celebrou-se no passado dia 25 de Setembro, 32º aniversário da Constituição da República de Cabo Verde (CRCV) e também o Dia Nacional dos Direitos Humanos. Uma data partilhada em torno de um princípio fundamental, o da dignidade humana, que serve de ponto de partida para uma conversa com Simão Monteiro, onde se abordam os desafios superados na aplicação da CRCV (nomeadamente a sua aceitação e apropriação na política), as relações e equilíbrios entre os diferentes poderes e entre estes e os cidadãos. Nesta entrevista, o jurista e ex-ministro da justiça esclarece também o que dita a CRCV sobre diferentes temas, e apresenta algumas sugestões de aspectos a ter em conta numa futura revisão. Seja como for, mesmo não havendo leis perfeitas, esta CRCV é “boa“ e tem cumprido o seu desígnio, avalia.
Relações entre a Rússia e a África são um domínio prioritário da política externa russa
África em rápido desenvolvimento ocupa um lugar especial no atual sistema mundial multifacetado, o que levou a um interesse enorme na região por parte de muitos parceiros internacionais. O desenvolvimento de laços com o continente foi identificado pelos dirigentes russos como um dos objectivos estratégicos da política externa.
Edição 1120
Com mais um dia do Município à porta o Expresso das Ilhas dá manchete à Cidade da Praia.
Governo reitera execução de uma política externa séria, credível e com previsibilidade
O Governo reiterou hoje que a política externa deve continuar a merecer uma análise profunda, cuidada e responsável, mas sem preconceitos ideológicos, e garantiu a execução de uma política externa séria, credível e com previsibilidade para o bem de Cabo Verde.
Colocar a igualdade de género em primeiro lugar
Raramente no mundo os direitos das mulheres e das raparigas foram postos em causa como têm sido no Afeganistão. Os últimos desenvolvimentos são motivo de grande preocupação.
Política Externa: O que propõem os partidos?
Os partidos políticos concorrentes às eleições de 18 de Abril querem apostar na diplomacia, no sentido de reforçar a imagem e o bom nome do arquipélago na cena internacional. A promoção de uma agenda virada para a CEDEAO e uma maior proximidade com as comunidades cabo-verdianas são algumas das apostas.
Governo anuncia “leis estruturantes” para melhorar a política externa
O Governo espera apresentar, ainda neste mandato, ao Parlamento, dois diplomas que considera estruturantes para a acção externa de Cabo Verde: uma lei sobre o Sistema Nacional da Política Externa e outra sobre o Protocolo de Estado. O anúncio foi feito hoje pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros, Rui Figueiredo Soares.
“Tentativa de ligação do Governo e do MpD à extrema direita e a financiamentos obscuros é de uma grande irresponsabilidade” -PM
Para o Primeiro-ministro (PM) a tentativa de ligação do Governo e do MpD à extrema direita e a financiamentos obscuros, “para além de ridícula, é de uma grande irresponsabilidade”.
UE "agradada" por voltar a estatuto diplomático "habitual" junto dos EUA
A União Europeia afirmou-se hoje "agradada" com a decisão dos Estados Unidos de anular a redução do estatuto diplomático da sua representação em Washington e voltar a conceder-lhe o estatuto de "Estado".
mais