Artigos sobre Rui Figueiredo Soares

Novo ministro dos Negócios Estrangeiros vai continuar abertura das embaixadas em Bissau e na CEDEAO
O ministro dos Negócios Estrangeiros e das Comunidades e ministro da Defesa, Rui Figueiredo, empossado ao fim da tarde desta quinta-feira, afirmou que vai dar continuidade ao processo de abertura das embaixadas de Cabo Verde na Guine Bissau e na CEDEAO.

Rui Figueiredo Soares é o novo ministro dos Negócios Estrangeiros
Tomada de posse vai realizar-se hoje às 18h00.

Governo quer saldar atrasos no pagamento da taxa comunitária na CEDEAO – ministro
O Governo está a procurar formas alternativas de pagar as dívidas em atraso na transferência da taxa comunitária da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), num valor de cerca de 20 milhões de dólares, de modo a que Cabo Verde possa ter participação efectiva naquela comunidade.

Cabo Verde vai debater desafios e constrangimentos da sua integração na CEDEAO enquanto país insular
O ministro da Integração Regional vai estar no Senegal e Nigéria no final do mês para debater os desafios e constrangimentos da integração de Cabo Verde na CEDEAO e solicitar o atendimento das suas especificidades enquanto país insular.

Estragos das chuvas em São Vicente ascendem a 20 mil contos
Os trabalhos de reparação dos danos provocados pelas últimas chuvas em São Vicente deverão custar cerca de 20 mil contos. Informação avançada hoje pelo ministro-adjunto do primeiro-ministro, Rui Figueiredo Soares, na sequência da visita realizada à ilha, para se inteirar do impacto das chuvas do último fim-de-semana.

Governo diz ser prematuro falar de continuidade do estado de emergência
O Governo assumiu ontem a necessidade de manter os resultados alcançados no combate à pandemia de covid-19 no arquipélago, mas diz ainda ser “prematuro” falar na prorrogação do actual estado de emergência.

“Saio com o sentimento de missão cumprida”, diz José Gonçalves
José Gonçalves foi hoje substituído por Paulo Veiga e Carlos Santos que tomaram posse como ministros da Economia Marítima e do Turismo e Transportes. Rui Figueiredo Soares foi empossado como ministro da Integração Regional.

Joana Rosa, líder da bancada parlamentar do MpD : Governo tem conseguido ganhos importantes nos sectores dos transportes, economia marítima e turismo
O debate com o Ministro do Turismo e Transportes e Ministro da Economia Marítima marca esta quarta-feira a primeira sessão parlamentar de 2020. A nova líder da bancada do MpD afirmou em conferência de imprensa que os ganhos do governo nesses sectores “devem ser ressaltados, partilhados e saudados”.

Governo homenageia amanhã Comissão Técnica e Científica do processo de elevação da Morna
A equipa técnica que trabalhou no processo de candidatura da Morna a Património Cultural Imaterial da Humanidade vai ser homenageada amanhã pelo Governo. O anúncio foi feito hoje no Parlamento, pelo líder da bancada parlamentar do MpD.

Partidos divergem quando à (des)igualdade social
Abandono do mundo rural, desinvestimento na agricultura, minguadas políticas para as crianças e adolescentes em situação de risco e redução dos direitos dos segurados do INPS. Eis o retrato traçado pelo PAICV relativamente à situação do país no que diz respeito às políticas de inclusão social adoptadas pelo Governo.

Rui Figueiredo Soares indicado para Ministro-adjunto e da Integração Regional
O actual líder parlamentar do MpD é o nome escolhido pelo Primeiro-ministro para desempenhar as funções de Ministro-adjunto do Primeiro-ministro para a Integração Regional.

Orçamento privativo da Assembleia Nacional aprovado com “objecção” da oposição
O orçamento privativo da Assembleia Nacional para o ano económico de 2020 foi aprovado, esta quarta-feira, com 34 votos a favor do MpD, e 26 abstenções da oposição, 23 do PAICV e 3 da UCID, que contesta o montante do documento.

Governo defende sucesso das políticas de emprego. Oposição não acredita
O Governo reafirma que está no caminho certo no que respeita às políticas direccionadas para a juventude e fala no aumento da empregabilidade resultado das políticas de emprego, formação e estágios profissionais.

Oposição pede políticas claras para atenuar efeitos das alterações climáticas
Os partidos debatem hoje, no parlamento a estratégia do país para fazer face às alterações climáticas. Se, por um lado, os partidos na oposição pedem medidas claras de combate ao fenómeno, tendo em conta as vulnerabilidades do país aos choques externos, por outro, a maioria fala numa perspectiva de desenvolvimento sustentável, com efeitos práticos na economia.

Discussão da Lei da Paridade prevista ainda para Outubro
Começa no dia 9 de Outubro a 1ª Sessão Plenária da Assembleia Nacional, dando início ao novo ano parlamentar que arranca sob o signo da reforma do Parlamento. Em conversa com o Expresso das Ilhas os líderes das bancadas do MpD e do PAICV fazem o balanço do primeiro ano de funcionamento do novo modelo da Assembleia Nacional e perspectivam o novo ano parlamentar que inicia na próxima semana, sem a Lei da Paridade na agenda.

“Um país maquilhado”, diz o PAICV e a realidade “que não convence” a UCID
Os dois partidos da oposição mostraram-se hoje descontentes com os resultados da governação de Ulisses Correia e Silva. Para o MpD os resultados da governação estão à vista de todos os cabo-verdianos.

Partidos querem Cabo Verde num outro patamar
Os partidos políticos com assento parlamentar destacam os ganhos conseguidos com a independência mas defendem que o desafio passa por colocar o país num outro patamar de desenvolvimento, com a adopção de políticas nas mais diversas áreas. Posição expressa hoje, na Assembleia Nacional, durante a sessão solene comemorativa dos 44 anos da independência nacional.

Economia num "bom momento", diz MpD. "Cabo-Verdianos não sentem", responde PAICV
“A economia cabo-verdiana está num bom momento”, disse, hoje o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva na abertura do debate sobre economia sustentável e ao “crescermos 5 vezes mais do que há 3 anos, o governo conseguiu colocar este crescimento económico ao serviço das pessoas”, acrescentou.

Governo garante crescimento, oposição aponta erros e problemas
“Cabo Verde está hoje mais confiante, previsível, seguro e a crescer muito mais: 5,5%”, defendeu, esta manhã, o ministro das Finanças, Olavo Correia, na abertura do debate parlamentar na Assembleia Nacional.

UCID quis urgência na aprovação de pensões para torturados. MpD não aceita
Presidente da UCID pediu o agendamento com carácter de urgência do diploma que atribui a pensão de 75 mil escudos aos torturados de São Vicente e Santo Antão. MpD impediu e governo não se pronunciou.
mais