Artigos sobre Concertação Social
32 Anos da Constituição (parte 2)
Há duas semanas abordei a importância da Constituição, não apenas para a implementação da democracia, mas, acima de tudo, para a defesa da liberdade e da igualdade. Mais que um instrumento democrático, é um pilar de toda uma sociedade e país.
Governo quer fundir DGT e IGT para criar uma autoridade reguladora
O ministro de Estado da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social revelou hoje que o Governo pretende fundir a Direcção-Geral do Trabalho e a Inspeção-Geral do Trabalho, resultando na criação de uma autoridade reguladora do sector. Esta medida visa promover maior eficiência na administração do trabalho, garantindo também maior independência relativamente aos poderes políticos para resolver conflitos laborais de forma imparcial e eficaz.
Edição 1085
Em vésperas de se assinalar o Dia da Diplomacia cabo-verdiana o Expresso das Ilhas faz manchete com a entrevista ao Ministro dos Negócios Estrangeiros, Rui Figueiredo Soares.
Governo propõe aumento faseado do Salário Mínimo
Governo propõe aumento faseado do salário mínimo. Centrais sindicais com visões diferentes: CCSL aceita enquanto a UNTC-CS quer aumento imediato para 15 mil escudos já em 2023. Patronato diz que não há condições para aumentos no sector privado.
“Os governos andaram a dormir. Não podemos colocar as culpas só na crise”
A propósito do debate do Estado da Nação, o deputado da União Cabo-Verdiana Independente e Democrática (UCID), António Monteiro, fala de um momento “muito difícil”. Admite que as múltiplas crises que afectam o mundo são um problema para o país, mas responsabiliza os sucessivos governos pela não resolução de problemas estruturais, como a falta de água para a agricultura. O parlamentar apela a uma maior capacidade de diálogo, capaz de garantir paz social e defende o aumento dos salários mais baixos.
Sindicatos ameaçam com manifestação se governo continuar a rejeitar aumento de salários
Sem aumentos salariais, a plataforma sindical Unir e Resgatar a UNTC-CS promete realizar uma manifestação. Garantia dada pelo presidente do SISCAP, depois do primeiro-ministro ter afirmado que não há margem para subida de salários.
Concertação Social: CCSL diz que alteração ao Código Laboral pode esperar – UNTC-CS quer conhecer estudo de impacto
A Confederação Cabo-verdiana dos Sindicatos Livres (CCSL) considerou hoje não ser o momento para alteração ao Código Laboral cabo-verdiano, justificando que o País vive ainda momento complicado provocado pela pandemia e também com os impactos da conjuntura internacional.
“Se não há vacinação, não há abertura dos mercados”
Tomou posse em Dezembro, assumindo a liderança da Câmara de Comércio de Barlavento (CCB) a meio de uma crise sanitária com repercussões económicas por calcular. Jorge Maurício quer uma agremiação aberta a todos os empresários e defende novas medidas de apoio às empresas, capazes de preparar a retoma. Quanto à vacinação, reconhece as dificuldades em adquirir vacinas, mas recorda que é a chave para a reabertura do mercado turístico.
Privados e sindicatos “satisfeitos” com visão de Cabo Verde para 2030
Os representantes do privado, da CCSL e da UNTC-CS manifestaram-se, esta terça-feira, satisfeitos com o roteiro para a construção da visão do país para 2030, alegando que o desenvolvimento só será possível com a execução dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Administração pública sem aumentos em 2020
No próximo ano não haverá aumentos salariais na função pública. Garantia deixada hoje, pelo vice-Primeiro-Ministro e Ministro das Finanças, em declarações aos jornalistas, no término do Conselho de Concertação Social, reunido na cidade da Praia.
SITTHUR quer Código Laboral revisto em 2019
O Sindicato de Transportes, Telecomunicações, Hotelaria e Turismo (SITTHUR) defende uma revisão urgente do Código Laboral que entrou em vigor em 2016. Em causa, a perda e restrição de direitos dos trabalhadores ao longo dos anos.
Salários do quadro comum com aumento de 2,2%. Pensões sobem entre 1,5 e 2%
O Governo anunciou segunda-feira que os funcionários do quadro comum da Administração Pública vão ter, em 2019, um aumento de 2,2%. Para os pensionistas, este aumento varia conforme o valor da pensão. O número saiu da reunião de Concertação Social, que decorreu ao longo de todo o dia, na Praia.
UNTC-CS quer salários a crescer "não menos" de 5%
A UNTC-CS vai pedir ao governo um aumento salarial de cinco por cento. A revelação foi feita esta manhã, pela Secretária-Geral da central sindical, antes da entrada para a reunião do Conselho de Concertação Social, que decorre na Praia.
mais