Artigos sobre António Monteiro

Constitucional rejeita requerimento do deputado António Monteiro por “falta de legitimidade”
O Tribunal Constitucional (TC) rejeitou por “falta de legitimidade” o requerimento em que o deputado António Monteiro, da UCID, pede nulidade do acórdão nº 17/2023, de 01 de Março, que validou a detenção de Amadeu Oliveira.

Partidos lamentam “marginalização” dos advogados no sistema de justiça
Os partidos com representação parlamentar são unânimes em afirmar que o papel do advogado em Cabo Verde é marginalizado pelo sector da justiça, quando também faz parte da espinha dorsal do sistema. Posições expressas na noite desta segunda-feira, durante o programa “Plenário” da Rádio Morabeza.

UCID aceita, mas discorda da leitura do Tribunal Constitucional sobre caso Amadeu Oliveira
A UCID respeita a decisão do Tribunal Constitucional sobre a detenção de Amadeu Oliveira, mas tem dúvidas quanto ao posicionamento expresso no acórdão. O Tribunal considera que a detenção do ex-deputado não foi inconstitucional.

O beco político-eleitoral da Ucid tem saída?
Sempre tive um olhar cândido sobre a União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID), provavelmente por ser o primeiro partido político do pós-independência, ter surgido na emigração e desenvolvido com denodo a sua actividade de oposição ao partido único, nas circunstâncias difíceis de então.

UCID pede reanálise da imunidade dos deputados
A União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID) atribui à Assembleia Nacional “uma grande dose de responsabilidade” no desfecho do processo que levou à condenação de Amadeu Oliveira a 7 anos de prisão. Em causa, a autorização da detenção do então deputado, dada pela comissão permanente.

“Os governos andaram a dormir. Não podemos colocar as culpas só na crise”
A propósito do debate do Estado da Nação, o deputado da União Cabo-Verdiana Independente e Democrática (UCID), António Monteiro, fala de um momento “muito difícil”. Admite que as múltiplas crises que afectam o mundo são um problema para o país, mas responsabiliza os sucessivos governos pela não resolução de problemas estruturais, como a falta de água para a agricultura. O parlamentar apela a uma maior capacidade de diálogo, capaz de garantir paz social e defende o aumento dos salários mais baixos.

Edição 1078
Esta semana a manchete é sobre o debate do Estado da Nação que se realiza na próxima sexta-feira. O Expresso das Ilhas falou com líderes e representantes dos três partidos com assento parlamentar.

Impossibilidade de operações nocturnas no aeroporto Cesária Évora compromete aspirações de São Vicente - UCID
A UCID espera que o Estado encontre todas as soluções técnicas necessárias que permitam ao Aeroporto Internacional Cesária Évora, em São Vicente, ter operações nocturnas. Posição reafirmada, hoje, no parlamento pelo deputado António Monteiro.

João Luís confirmado como novo presidente da UCID
João Luís foi eleito, na noite de sábado, presidente da União Cabo-Verdiana Independente e Democrática (UCID, oposição). O candidato único conseguiu a eleição com votos de 135 dos 148 delegados ao XVIII congresso da UCID, que decorre em São Vicente, sob o lema “crescer mais, servir melhor”.

Entre actos de contrição e recados para dentro, Monteiro disse adeus à presidência da UCID
O presidente cessante da União Cabo-Verdiana e Democrática (UCID) admite que o que fez não bastou para colocar o partido na posição de "ajudar na governação" e apela à mobilização dos militantes. António Monteiro discursava na noite de sexta-feira, no início do XVIII congresso da força política, a decorrer no Mindelo.

“UCID: Edson Ribeiro reafirma sua militância e fala em situações caricatas”
Na sequência da entrevista concedida ao jornal Expresso das Ilhas pelo senhor presidente da UCID, Eng. António Monteiro, penso ser necessário esclarecer algumas informações que se relacionam à minha pessoa.

“Não tive a capacidade para fazer a UCID ganhar outra dimensão”
Presidente da UCID desde 2009, depois de uma primeira passagem pela liderança, anos antes, António Monteiro está prestes a deixar o cargo, no congresso marcado para 25, 26 e 27 de Março. Em jeito de balanço, admite ter falhado no objectivo de afirmar o partido fora do círculo de São Vicente, mas realça o aumento do número de votantes na terceira força política nacional. Sobre o caso Amadeu Oliveira, acredita que o deputado apenas está preso porque criticou o sistema de justiça.

Edição 1058
Nesta que é a primeira edição de Março, mês da Mulher, trazemos-lhe a reportagem sobre as mulheres em tempos de guerra.

UCID satisfeita com subida a plenário do levantamento da imunidade a Amadeu Oliveira
A UCID congratula-se com a decisão da Comissão Permanente, que remeteu para plenário a análise do pedido de revogação da decisão que autorizou a detenção do deputado Amadeu Oliveira. A discussão do diploma, na Assembleia Nacional, deverá acontecer na sessão parlamentar que começa no dia 9.

Disputa a dois. Futuro da UCID decide-se entre a ruptura e a continuidade
São para já dois os candidatos ao lugar deixado vago por António Monteiro. De um lado, um militante recente, que quer reposicionar o partido. Do outro, o braço-direito do actual presidente, que conta com o apoio das principais figuras do aparelho.

Monteiro sai de cena. UCID procura novo líder
Liderança de António Monteiro chegou ao fim. XVIII congresso servirá para iniciar um novo ciclo

António Monteiro deixa liderança da UCID em Março
Após 12 anos consecutivos à frente da União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID), António Monteiro deixa, em Março, a liderança da força política. Monteiro diz que deixa um partido forte, mas gostaria que tivesse a mesma performance em todas as ilhas, como aquela que tem na ilha do Porto Grande.

"A alta taxa de abstenção foi uma das razões que ditaram a derrota de Carlos Veiga"- Presidente da UCID
O presidente da UCID aponta a elevada taxa de abstenção como uma das razões que levaram à derrota de Carlos Veiga nas eleições presidenciais realizadas domingo. O líder partidário admite o voto obrigatório como possibilidade.

UCID quer tribunais “obrigados” a cumprirem prazos
A UCID afirma que o Conselho Superior da Magistratura Judicial deve “obrigar” os tribunais e o Supremo Tribunal de Justiça (STJ) a cumprirem os prazos.

“Medidas para minimizar o impacto do preço da electricidade são insuficientes” – UCID
A UCID entende que o governo deveria ter ido mais longe no quadro das medidas anunciadas para minimizar os efeitos do impacto do aumento do preço da electricidade que deverá vigor a partir de 1 de Outubro.
mais