Artigos sobre FMI
Ultrapassar obstáculos e crescer mais para combater a pobreza
Em discussão está o Orçamento do Estado (OE) de 2026. Considerando que as legislativas vão se realizar entre abril e junho, trata-se de um OE que vai ser executado em grande medida na próxima legislatura e por outro governo, mesmo que seja da mesma cor política.
FMI em Cabo Verde para nova avaliação das reformas e políticas económicas
Uma equipa do Fundo Monetário Internacional (FMI) encontra-se em Cabo Verde entre 22 de Outubro e 4 de Novembro, no âmbito da 7.ª revisão do Acordo da Facilidade de Crédito Alargado (ECF) e da 3.ª e 4.ª revisão do Acordo da Facilidade de Resiliência e Sustentabilidade (RSF).
FMI destaca “boas políticas macroeconómicas” em Cabo Verde, mas continua a alertar para riscos da dívida das empresas estatais
António David, subchefe da Divisão de Estudos Regionais do Departamento Africano do Fundo Monetário Internacional, analisa o desempenho da economia cabo-verdiana e comenta as perspectivas para a África Subsaariana.
Edição 1247
Destaque de manchete, esta semana, para a entrevista com o Presidente do Tribunal Constitucional, José Pina Delgado.
FMI revê em alta crescimento económico de Cabo Verde
Outlook de Outubro sobe perspectivas para o arquipélago – de 5,0% em Abril, para 5,2%. Já as expectativas para a economia mundial mantêm-se sombrias. Embora a previsão de curto prazo seja modestamente revista em alta, o crescimento global permanece contido.
FMI destaca resiliência da África subsaariana “num contexto externo difícil”
A África Subsariana deverá crescer 4,1% em 2025, em linha com o crescimento de 2024 (4,1%) e ligeiramente abaixo da estimativa para o próximo ano (4,4%), avança o Fundo Monetário Internacional (FMI) nas Perspectivas Económicas Regionais de Outubro, divulgadas hoje, em Washington.
Edição 1246
Esta semana a manchete é feita com o apuramento inédito de Cabo Verde para o Campeonato do Mundo de Futebol que se vai realizar a partir de 11 de Junho do próximo ano nos EUA, Canadá e México.
África cresce, mas não se desenvolve: a realidade por trás dos números
Nos últimos dez anos, África registou uma taxa média de crescimento económico de 3,8%, acima da média mundial, segundo o African Economic Outlook 2024, do Banco Africano de Desenvolvimento. Para 2025, a previsão é ainda mais otimista: mais de 4%.
Rodrigo García-Verdú, representante residente do FMI em Cabo Verde: “Crescimento económico de 2024 surpreendeu-nos a todos”
O Conselho de Administração do FMI concluiu a sexta revisão no âmbito do acordo de Facilidade de Crédito Alargado (ECF) e aprovou uma extensão de quinze meses e um aumento equivalente a trinta por cento da quota no âmbito do acordo ECF. O Conselho de Administração também aprovou uma extensão de quinze meses do acordo de Facilidade de Resiliência e Sustentabilidade (RSF) e o reescalonamento das datas de disponibilidade no âmbito do acordo RSF. A perspectiva económica de médio prazo de Cabo Verde continua favorável, mas sujeita a riscos. De Washington, onde esteve a participar na reunião, o economista mexicano Rodrigo García-Verdú, representante residente do FMI em Cabo Verde, falou com o Expresso das Ilhas sobre estes e outros temas.
Edição 1233
A entrevista a Rodrigo García-Verdú, representante residente do FMI em Cabo Verde, faz a manchete da edição desta semana do Expresso das Ilhas.
FMI prolonga por 15 meses e aumenta o programa em Cabo Verde para 60 milhões de euros
O Fundo Monetário Internacional (FMI) aprovou um aumento e prolongamento do financiamento dos programas de assistência a Cabo Verde por 15 meses, desembolsando de imediato 6 milhões de dólares, e elogiando o cumprimento das metas.
A real leitura dos dados macroeconómicos em Cabo Verde
Ao concluir a licenciatura, qualquer aluno de Economia fica com uma confirmação irrefutável: qualquer teoria económica só é válida se for testada empiricamente. Num sentido mais lato, para além da economia, qualquer opinião só pode ser considerada relevante se estiver fundamentada em dados e factos. Caso contrário, não passa de uma opinião sentimental.
Cabo Verde e Comores lideram construção de economias resilientes
Dois projectos-piloto, dois arquipélagos – um do lado de cá do continente, no Atlântico, outro do lado de lá, no Índico. Cabo Verde e Comores são considerados modelos a seguir por outros países africanos na construção de economias resilientes ao clima, inclusivas e sustentáveis. No entanto, nem tudo está bem, como alerta a UNECA.
FMI anuncia novos desembolsos e extensão de programas em Cabo Verde
O Fundo Monetário Internacional (FMI) e as autoridades cabo-verdianas anunciaram, na terça-feira, na Praia, mais uma avaliação intercalar positiva dos dois programas a decorrer no arquipélago, permitindo novos desembolsos do fundo e uma extensão até dezembro de 2026.
FMI aprova extensão técnica dos programas de apoio a Cabo Verde
O Fundo Monetário Internacional (FMI) aprovou o pedido do governo para uma extensão técnica de três meses, até Setembro, dos dois programas financeiros de apoio ao país, concedendo mais tempo para completar as respectivas metas.
FMI antecipa queda da inflação na Europa com "choque da procura"
A directora do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, disse esta segunda-feira em Los Angeles que as implicações das tarifas impostas pelos Estados Unidos na região europeia vão pressionar a procura e reduzir a inflação.
Edição 1222
O tema da Migração faz manchete esta semana, com uma entrevista a Christian Kaunert, especialista em segurança europeia.
FMI mais optimista sobre Cabo Verde e Guiné-Bissau
O Fundo Monetário Internacional (FMI) melhorou a previsão de crescimento para Cabo Verde, Guiné-Bissau e Guiné Equatorial, deteriorando as projecções para Angola, Moçambique e São Tomé e Príncipe.
Tarifas: FMI avisa que riscos para estabilidade financeira "aumentaram"
Os riscos para a estabilidade financeira mundial "aumentaram significativamente" com a "elevada volatilidade" que se seguiu ao anúncio de tarifas pelo Presidente dos EUA, disse esta semana o Fundo Monetário Internacional (FMI).
Líderes financeiros mundiais discutem a incerteza económica nos encontros de Primavera do FMI
São os encontros que moldam o futuro da economia mundial. As Reuniões de Primavera do FMI e do Banco Mundial desta semana, em Washington, são das mais instáveis de que há memória, com uma guerra comercial progressiva, uma perspectiva global insegura, orçamentos de ajuda em declínio e uma administração dos EUA a redefinir a postura global. Preocupações com as disputas comerciais, a inflação iminente, os altos níveis de dívida global e o impacto da inteligência artificial na economia mundial serão os temas principais em cima da mesa dos decisores políticos.
mais
homepage






