Artigos sobre FMI

Parlamento argentino dá luz verde a Milei para assinar acordo de empréstimo com FMI
O parlamento argentino deu luz verde ao governo do ultraliberal Javier Milei para concluir um acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI) sobre um novo empréstimo para refinanciar a dívida argentina.

Oito ex-líderes africanos lançam iniciativa para aliviar crise da dívida
Oito antigos líderes africanos lançaram hoje uma iniciativa para aliviar a crise da dívida que está a sufocar dezenas de países do continente e do sul global, enquanto crescem os apelos à reforma da arquitetura financeira mundial.

Dívida das empresas estatais ultrapassa os 8% do PIB
As empresas públicas são um dos riscos assinalados pelo Fundo Monetário Internacional o documento que resultou da quinta avaliação da Linha de Crédito Ampliada (ECF) e a segunda avaliação do Financiamento para a Resiliência e Sustentabilidade (RSF). Cabo Verde é vulnerável a choques externos e internos e as reformas das empresas estatais (SOE) continuam a ser essenciais, diz o FMI, para melhorar o desempenho financeiro e reduzir os riscos fiscais e do sector financeiro.

Edição 1212
Destaque de manchete para a entrevista com Lawrence Gonzi, antigo primeiro ministro de Malta que esteve em Cabo Verde a convite do governo.

FMI defende que recursos de voos internacionais deveriam ser usados para melhorar ligações interilhas
O Fundo Monetário Internacional (FMI) defendeu que os recursos usados para suportar os voos internacionais da TACV seriam melhor utilizados para desenvolver os voos domésticos, lê-se no mais recente relatório sobre o país.

FMI recomenda acompanhamento atento da exposição do sector bancário
O Fundo Monetário Internacional (FMI) considera, no seu mais recente relatório sobre Cabo Verde, que os riscos de exposição do sector bancário do arquipélago exigem um acompanhamento atento, reflectindo alertas do banco central.

Banco Mundial e FMI apontam para crescimento da economia nacional
Estimativas do Banco Mundial apontam para um crescimento do PIB de 4,9% em 2025 e as do FMI para 4,8%.

A oscilação entre o antigo regime e a democracia desune o país e não deixa focar no futuro
Donald Trump tomou posse na segunda-feira, dia 20, e confirma-se que o mundo mudou. A ordem política e económica instituída na sequência da segunda guerra mundial vai dar lugar a uma outra ordem cujos contornos ainda não se vislumbram. A presidente da Comissão Europeia Ursula von der Leyen já veio dizer que a economia mundial já começou a fracturar ao longo de novas linhas e que em relação ao comércio global é de se evitar uma corrida para o fundo.

Edição 1208
Esta semana damos destaque de manchete à entrevista com o Governador do Banco de Cabo Verde, Óscar Santos.

FMI aprova novos desembolsos para Cabo Verde no âmbito dos programas ECF e RSF
O Conselho Executivo do Fundo Monetário Internacional (FMI) concluiu a quinta revisão do desempenho de Cabo Verde no programa de Facilidade de Crédito Prolongado (ECF), em vigor desde Junho de 2022, autorizando o acesso a cerca de 5,87 milhões de dólares. Paralelamente, foi finalizada a revisão do acordo de Facilidade de Resiliência e Sustentabilidade (RSF), iniciado em Dezembro de 2023, que viabilizará um desembolso adicional de 3,43 milhões de dólares.

“Estamos contentes com as nossas taxas de crescimento e isso não é bom”
Economista e consultor internacional, especialista na área do turismo, Victor Fidalgo falou com o Expresso das Ilhas sobre a economia para este ano que agora começa. Os cenários interno e externo, a atração de investimento directo estrangeiro – ou a falta de – o aumento das taxas de juros, a diversificação e, claro, o turismo.

Taxa de Carbono começa a ser cobrada em 2025
É um imposto que começa a ser cobrado um pouco por todo o mundo e é considerado um instrumento fundamental para reduzir as emissões de CO2 por parte de dois dos maiores poluentes: os transportes aéreos e os transportes marítimos. Em Cabo Verde, o governo espera arrecadar cerca de um milhão de contos, mas o dinheiro só poderá ser utilizado para a acção climática.

FMI revê crescimento do PIB em alta
O Fundo Monetário Internacional anunciou, esta terça-feira, a revisão em alta das perspectivas de crescimento económico em Cabo Verde para o próximo ano. PIB deverá crescer mais 1,3% do que o que tinha sido anunciado na previsão anterior.

Edição 1200
O que pensam os jovens dos períodos eleitorais é o tema que faz a manchete desta edição do Expresso das Ilhas.

FMI melhora estimativas de crescimento
O Fundo Monetário Internacional (FMI) melhorou hoje as estimativas de crescimento económico de Cabo Verde, em 1,3 pontos percentuais este ano e 0,3 pontos percentuais em 2025, segundo dados divulgados por uma missão do fundo, na Praia.

“Cabo Verde deve sentir orgulho do seu crescimento económico” -representante do FMI
O representante do Fundo Monetário Internacional(FMI) Justin Tyson considerou esta quinta-feira que Cabo Verde deve sentir orgulho do seu crescimento económico neste período de três anos, após a pandemia da covid-19.

O mundo mudou
Os resultados das eleições americanas de 5 de Novembro apontam para mudanças nas regras do jogo a vários níveis nas relações internacionais. A eleição de Donald Trump para a presidência com maioria folgada juntamente com o controlo do Senado e da Câmara dos Representantes pelos republicanos vai-lhe conceder poder suficiente para pôr em prática as promessas mais disruptivas das políticas feitas durante a campanha eleitoral. Sem grande perspectiva de ver esse poder controlado pelo Supremo Tribunal de Justiça, considerando a sua composição com uma maioria confortável nomeada pelo próprio Trump e a sua aversão aos checks and balances do sistema político, aumenta a probabilidade de que o impacto dessas políticas seja profundo e abrangente.

Rússia promete ajudar África e quer reforma do sistema financeiro
A Rússia vai continuar a oferecer ajuda a África e defende uma reforma do sistema financeiro mundial que se adeque a estes países, disse Vladimir Putin no discurso de encerramento da primeira conferência ministerial da associação Rússia-África.

Crescimento estável, mas desanimador
Para Cabo Verde, as previsões do Fundo Monetário Internacional são mais baixas do que as do governo. A nível global, as melhorias esperadas para os Estados Unidos compensam as descidas das outras economias avançadas, em particular, os maiores países europeus.

“Podemos fazer melhor”
Discurso de abertura das Reuniões Anuais do FMI e do Grupo Banco Mundial de 2024 pôs o dedo em várias feridas. Georgieva salientou a importância de valorizar o que de positivo foi alcançado, mas também alertou para o que pode correr mal no futuro, com ênfase nas dívidas públicas e no estreitar dos espaços fiscais. No fundo, uma visão realista de onde estamos e para onde vamos.
mais