Artigos sobre FMI

Guiné com desempenho "satisfatório" na 2.ª avaliação do programa com FMI
A segunda avaliação ao programa de Facilidade de Crédito Alargado com a Guiné-Bissau foi "satisfatória", com destaque para as reformas estruturais, onde foram alcançados os objectivos, disse hoje o chefe da missão do Fundo Monetário Internacional, José Gijon.

A economia do país antes da crise
É o retrato económico pré-pandémico definitivo. Os números de 2019 foram publicadas esta terça-feira pelo INE e mostram como estava a evoluir a riqueza do país antes da grande queda provocada pelo surto da Covid-19.

Disputa de protagonismo
Em declarações à imprensa o presidente da república José Maria Neves disse que espera que, ao que chamou de “disputa de protagonismo” entre o presidente português Marcelo Rebelo de Sousa e o primeiro-ministro António Costa, não faça escola em Cabo Verde. Pelas declarações que fez a seguir, a propósito de fundos para apoiar jornalistas e órgãos de comunicação social na cobertura de visitas presidenciais e do governo, fica-se com forte impressão de que aqui também já há essa disputa.

FMI aprova terceira tranche de ajuda a Cabo Verde com 6 milhões de dólares
O Fundo Monetário Internacional (FMI) anunciou hoje a aprovação da terceira tranche de ajuda a Cabo Verde, com 6,08 milhões de dólares, ultrapassando 36 milhões desembolsados num ano, ao abrigo do programa trianual de 60 milhões assinado em 2022.

Zona de comércio livre africana pode aumentar mais de 50 % as trocas comerciais – FMI
A criação da Zona de Comércio Livre Continental Africana (ZCLCA) poderá levar a um aumento superior a 50 % nas trocas entre os países do continente, segundo um relatório publicado pelo Fundo Monetário Internacional (FMI).

Edição 1116
Esta semana o Expresso das Ilhas faz manchete com a qualidade do ensino em Cabo Verde.

Ministro das Finanças em Washington para Reuniões de Primavera do FMI e do BM
O Ministro das Finanças, Olavo Correia, participa na reunião anual do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional (FMI), em Washington, de 10 a 16 deste mês, segundo informou hoje o Governo. Durante a missão será discutida a nova abordagem que o FMI deverá ter com os países insulares em termos de acesso aos financiamentos, e será analisada com o Banco Mundial a possibilidade de o país aceder a novos pacotes de financiamento para projectos transformadores e catalíticos para a economia nacional.

Casa comum
As últimas previsões de crescimento económico mundial do FMI para 2023 melhoraram, mas continuam aquém do que seria o normal desejável. O ano continua nebuloso com várias incertezas designadamente quanto ao impacto da guerra na Ucrânia, ao comportamento da inflação e aos efeitos da pandemia da covid-19 na China.

FMI descarta uma recessão global este ano e revê PIB em alta
O FMI descarta uma recessão global para este ano, tendo revisto em ligeira alta o crescimento do PIB mundial para 2,9%, reflectindo a resiliência acima do esperado em várias economias, mas abaixo dos 3,4% estimados para 2022.

FMI aponta para crescimento de 10,5% do PIB e para abrandamento em 2023
O Fundo Monetário Internacional apontou hoje que o crescimento do PIB nacional em 2022 terá sido de 10,5%. Este ano o PIB continuará a crescer, mas a valores mais moderados (4,4%).

Os riscos orçamentais que Cabo Verde enfrenta
Declaração de Riscos Orçamentais (DRO), da Comissão de Gestão de Riscos Orçamentais, aponta para uma variedade de fontes de riscos associados às projeções do PIB, inflação, oscilações da taxa de câmbio, receita do Estado, despesa, endividamento, dívida pública, operações das empresas públicas e outras formas de passivos contingentes e riscos institucionais.

Cabo Verde com avaliação “altamente positiva” na primeira revisão de mecanismo de crédito alargado com FMI
Cabo Verde foi avaliado de forma positiva na primeira revisão de mecanismo de crédito alargado assinado em Junho de 2022 com o FMI para a disponibilização de 63 milhões de dólares e cujo relatório foi publicado esta terça-feira, 17.

Em 2022 o mundo mudou
É hoje ponto geralmente assente que o mundo mudou em 2022. Ao longo da década passada grandes mudanças já se vinham verificando a todos os níveis designadamente políticos, económicos, sociais e culturais.

Corrida ao voto não deve prevalecer
Segundo os dados do Instituto Nacional de Estatísticas divulgados ontem, dia 29 de Novembro, o indicador de confiança no consumidor continuou a cair no terceiro trimestre.

Fundo Monetário Internacional vai disponibilizar 16 milhões de dólares a Cabo Verde
O Fundo Monetário Internacional (FMI) vai disponibilizar a Cabo Verde cerca de 16 milhões de dólares para apoiar o país a atravessar as sucessivas crises, anunciou esta sexta-feira, 11, o chefe da missão do FMI a Cabo Verde, Justin Tysonm.

Missão do FMI realça a necessidade de reforçar as políticas sociais com Cabo Verde
O novo chefe de Missão do Fundo Monetário Internacional para Cabo Verde, Justin Tyson, reuniu-se esta terça-feira com o ministro da Família, e vincou a possibilidade de continuar a trabalhar com Cabo Verde no sentido de reforçar os programas existentes.

Recomendações para os tempos actuais
Na última reunião das instituições de Bretton Woods em Washington no dia 14 de Outubro a directora do FMI propôs que se adoptasse uma mentalidade mais proactiva e preventiva para poder construir resiliências num mundo mais propenso a choques. Isso porque, segundo ela, as escolhas certas podem evitar os priores resultados num futuro que se vislumbra de incertezas e imprevistos.

FMI diz que Turismo ajuda recuperação de Cabo Verde
O chefe de divisão no Departamento Africano do Fundo Monetário Internacional (FMI) considerou hoje que Cabo Verde está a recuperar da recessão de 2020 e acrescentou que o impacto da guerra na Ucrânia está relativamente contido no arquipélago.

123 milhões de pessoas em África correm risco de morrer à fome
O chefe de divisão no Departamento Africano do FMI disse este sábado que em três anos aumentou em cerca de 40 milhões de pessoas o número de africanos que podem morrer de fome.

World Economic Outlook: FMI com previsões negativas para 2023
A economia mundial “está a atravessar momentos turbulentos”, avisa o FMI no World Economic Outlook divulgado esta terça-feira. A instituição faz referência à “inflação mais elevada em décadas, a condições financeiras mais restritivas na maioria das regiões do mundo, à invasão russa da Ucrânia, e à persistência da pandemia de COVID-19” como factores decisivos na elaboração deste documento.
mais