Artigos sobre FMI

Covid-19: Cabo Verde pede ao FMI prorrogação até 31 de Março do programa de ajuda técnica
O governo pediu ao FMI a prorrogação, até 31 de Março, do programa de ajuda técnica, alegando que o impacto económico da pandemia de covid-19 provocou “atrasos” para concluir a terceira e última revisão.

Ulisses Correia e Silva, Primeiro-ministro e Presidente do MpD : “Este é o governo que governou no contexto mais difícil jamais registado em Cabo Verde”
2020 foi um ano de privações e provações para os cabo-verdianos, mas Ulisses Correia e Silva não tem dúvidas que se o país não tivesse tido um bom desempenho económico até 2019, os efeitos da pandemia seriam desastrosos. O Primeiro-ministro afirma que Cabo Verde está no caminho certo para vencer a pandemia e criar assim as condições para a recuperação da economia e para o relançamento da vida social normal.

Os caminhos para a diversificação económica em Cabo Verde
A diversificação da economia nacional é um dos pontos centrais da estratégia pós-pandemia para regressar aos trilhos do crescimento. Ainda há dias, os três partidos com assento parlamentar, MpD, PAICV e UCID, numa rara unanimidade, defenderam a diversificação, no debate na Assembleia Nacional. O economista e investigador cabo-verdiano João Estêvão ajuda-nos a perceber o futuro percurso do país.

Economia chinesa contraria recessão mundial e cresce quase 2% este ano
O Fundo Monetário Internacional (FMI) previu hoje que a economia da China cresça 1,9%, este ano, e 8,2%, em 2021, evitando a contracção registada a nível global devido à pandemia da covid-19.

“Não se deve fazer apologia de que o Governo recebeu milhões para o combate da COVID-19 e não dá às pessoas necessitadas” – PM
O primeiro ministro condenou hoje os discursos que afirmam que o governo recebeu milhares de contos em ajuda, mas que não está a dividir pelos mais necessitados. Avançou ainda que até o dia 31 deste mês, o executivo vai decidir se vai ou não manter o estado de calamidade vigente.

"O governo do MpD tudo tem feito para impedir que o vírus se alastre" - MpD
A posição foi defendida pela líder da bancada parlamentar da maioria, Joana Rosa, esta manhã, em conferência de imprensa de balanço das jornadas parlamentares.

FMI/Previsões: Todas as economias lusófonas africanas voltam a crescer em 2021
O Fundo Monetário Internacional (FMI) previu hoje num relatório sobre a África subsaariana que todas as economias dos países lusófonos africanos cresçam já em 2021, depois de todas ultrapassarem a recessão antecipada para este ano.

World Economic Outlook : Cabo Verde com crescimento negativo de 6,8% em 2020
O World Economic Outlook de Outubro compilado pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) e divulgado esta terça-feira aponta para um crescimento global de -4,4% em 2020, uma contracção menos severa do que a prevista na actualização das Perspectivas Económicas Mundiais (WEO) de Junho de 2020. O mesmo documento prevê que este ano a quebra do PIB nacional atinja os 6,8%.

Destaques da edição 985
Esta semana a manchete principal do Expresso das Ilhas aborda o tema dos crimes sexuais contra menores.

Fragmentos de um discurso sobre a diplomacia caboverdiana
Este ensaio pretende ser uma breve contribuição para um debate sobre a nossa “identidade política” – que pode não ser monolítica mas que possuí traços que identificam a nossa nação crioula e, sobre os rumos da nossa diplomacia.

EDITORIAL : Deixar de repetir os mesmo erros
Aproximam-se as eleições e para a má sorte de todos a questão da TACV ameaça tornar-se outra vez um foco importante de discórdia entre os partidos remetendo outras matérias para um plano secundário. O problema é que sempre se quis confundir a transportadora aérea com a política de transportes no país e não se vê qualquer solução para os problemas de deslocação das pessoas entre as ilhas e para o estrangeiro que não passam por salvar de uma forma ou de outra a “companhia de bandeira”.

Covid-19 e a crise económica: A maior recessão em um século
De mês para mês as previsões económicas são mais pessimistas. Para Cabo Verde é esperada uma queda do PIB que pode chegar aos -6%, para a África subsaariana as perdas esperadas podem chegar aos 79 mil milhões de dólares. Mas nem tudo é negativo, no meio deste cenário tão sombrio, a crise é também uma oportunidade para acelerar a transição para um crescimento mais produtivo, sustentável e equitativo, isto se o investimento for direccionado para as novas tecnologias verdes e digitais e se a rede de protecção social for alargada.

Credores oficiais já dispensaram 1,3 mil milhões de dólares em dívida
O Clube de Paris já dispensou 1,3 mil milhões de dólares em pagamentos de dívida de 18 dos países mais pobres do mundo para os ajudar a libertar verbas para combater a pandemia de COVID-19.

Sector da construção “é essencial para garantir alguma retoma económica”
Presidente da Associação Cabo-verdiana de Empresas de Construção (ACEC), Paulo Figueiredo, aborda nesta entrevista ao Expresso das Ilhas a situação do sector da construção civil em Cabo Verde no contexto da crise provocada pela COVID-19. Os prejuízos, diz, serão menores que os sofridos pelo Turismo e defende que a construção vai ter um papel importante na redinamização económica de Cabo Verde.

Próximos tempos vão exigir um super governo e um super banco central – economista
O economista e secretário-geral da Câmara de Comércio de Sotavento (CCS), José Luís Neves, afirmou esta quinta-feira que os próximos tempos vão exigir um super governo e um super banco central.

EDITORIAL: Soltem os melhores anjos
Quando já nuvens negras pairavam sobre os Estados Unidos e se tornava real a possibilidade de uma guerra entre o Norte e o Sul Abraham Lincoln no seu discurso inaugural como presidente fez um apelo aos “melhores anjos da natureza” dos seus compatriotas no sentido de se ultrapassar as fracturas que ameaçavam a União.

Covid-19. Impacto no Empobrecimento e na Recuperação da Economia
A economia mundial vai sofrer um recuo de 3% do PIB, o que poderá ser a maior recessão desde a grande depressão. Estamos longe de conhecer o fim do túnel. Por essa razão multiplicam-se estímulos para aumento de liquidez da economia e das famílias, facilitando o acesso ao crédito e reforçando apoio social.

Ulisses Correia e Silva, Primeiro-Ministro : Mais liberdade traz mais responsabilidade
Enquanto se espera a decisão do Presidente da República, sobre a continuação, ou não, do estado de emergência em Santiago e na Boa Vista, o Chefe do Governo falou com o Expresso das Ilhas sobre como será feita a saída do confinamento e as regras que continuarão a vigorar.

Fundo Soberano de Garantia vai aumentar a dívida pública em 5,7% - FMI
O alerta está no último relatório do Fundo Monetário Internacional. O fim do Trust Fund e o uso dos seus recursos para a criação do Fundo Soberano de Garantia e do Fundo de Emergência foram analisados no documento.

Destaques da edição 961
Nesta edição, o Expresso das Ilhas destaca a entrevista com Óscar Santos, presidente da Câmara Municipal da Praia: Cordão sanitário? “Em termos práticos não é possível, em termos económicos não é recomendável”.
mais