Artigos sobre FMI

Todas as medidas do governo são no sentido de afastar o cenário da fome e mitigar a insegurança alimentar - Gilberto Silva
Há quase dois anos que os preços dos alimentos têm vindo a subir de forma acentuada. A guerra da Ucrânia veio aumentar a escalada, catapultando esses preços para novos recordes. A insegurança alimentar está a agravar-se em todo o mundo e o espectro da fome ameaça milhões de pessoas. Em Cabo Verde, país que importa mais de 80% dos produtos que consome, a situação é, claro, também complicada. Contudo, acredita o ministro da Agricultura, todas as medidas que estão a ser tomadas pelo governo deverão evitar que se chegue ao extremo de ter Fome em Cabo Verde.

Cabo Verde precisa de 50 milhões de euros para conter escalada de preços - Ministro
Cabo Verde estima precisar de cerca de 50 milhões de euros até ao final do ano para manter os preços estáveis face à crise provocada pela guerra na Ucrânia, mais 10 milhões do previsto em abril, segundo o Governo.

Por um jogo de soma positiva
Há um ano atrás tomava posse o novo governo saído das eleições legislativas de 18 de Abril. O país encontrava-se então em meio do surto da variante Delta do Sars-CoV-2, mas já se descortinava algum alívio das graves restrições de 2020 em resposta à pandemia que conduziram à contracção de 14,8% da economia nacional.

“Não posso decidir em função das críticas”
Primeiro veio a seca severa, depois a pandemia e, agora, uma guerra de forte impacto nos custos de vida. Num momento em que Ulisses Correia e Silva cumpre um ano sobre o seu segundo mandato (tomou posse a 21 de Maio de 2021), a governação em tempos de crise abre a conversa e permeia vários temas abordados.

Crise alimentar pode acabar em "agitação social e violência" - FMI
A insegurança alimentar vivida em muitos países, aliada à alta inflação, leva a situações de fome, que muitas vezes desencadeia agitação social e violência. O alerta é da directora executiva do Fundo Monetário Internacional (FMI).

51% da dívida dos países pobres é ao G7. Activistas querem perdão destes encargos
A Organização Não-Governamental Debt Justice defendeu, este domingo, que a reunião dos ministros das Finanças do G7 deve apelar ao perdão de dívida dos credores privados e salientou que metade dos pagamentos serão para os países do G7.

Com a desglobalização passos falsos pagam-se mais caros
As reuniões de Abril das instituições de Bretton Woods ficaram marcadas pela más notícias que dominam a actual conjuntura mundial.

FMI diz que impacto da guerra é muito negativo e muito grave em África
O conselheiro do Departamento Africano do Fundo Monetário Internacional (FMI), Alex Segura, disse hoje à Lusa que o impacto da guerra na Ucrânia é "muito negativo e muito grave em África", devido às vulnerabilidades já existentes.

Cabo Verde é um dos 15 países do mundo mais afectados pela pandemia
Entre as economias emergentes e as economias em desenvolvimento, o arquipélago está entre as nações que mais perderam economicamente por causa da Covid, com o PIB cabo-verdiano a ter uma queda de -14,8% em 2020. Na África subsaariana, só as Maurícias tiveram um resultado pior, com uma descida de -14,9% no produto interno bruto. Os números de 2021 já contam uma história diferente, mas a recuperação teve agora um abrandamento por causa da guerra na Ucrânia.

Cabo Verde quer discutir programa de reformas económicas estruturais com FMI
O governo pretende discutir com o Fundo Monetário Internacional (FMI) um novo programa de “reformas económicas estruturais” no arquipélago, indicou hoje fonte do executivo.

O emergir de uma nova ordem mundial
Catorze dias pós a invasão da Rússia, parece não haver qualquer dúvida que se está a presenciar a emergência de uma nova ordem mundial. Pôs-se em movimento algo cujas consequências provavelmente não se tinha previsto, mas que não vai parar.

FMI vai rever em baixa a previsão de crescimento da economia mundial
O Fundo Monetário Internacional (FMI) vai rever em baixa em Abril a sua previsão de crescimento da economia internacional devido à invasão russa da Ucrânia, anunciou quinta-feira a sua diretora-geral, Kristalina Georgieva.

José Maria Neves: o campeão da Dívida Pública
O Presidente da República está muito preocupado com a Dívida Pública. No seu discurso inaugural mencionou a Dívida Pública como uma das suas grandes preocupações e tem vindo a abordar o mesmo tema noutras ocasiões. Como se nada tivesse a ver com o assunto.

2021: Economia em revista
COVID-19, recessão económica, queda do PIB, lay-off, moratórias, aumento da dívida interna foram algumas das palavras que mais ouvimos, lemos e dissemos durante este ano.

O contexto da crise que atravessamos
É o retrato da conjuntura ainda pouco certa que estamos a atravessar. No terceiro trimestre deste ano, a economia não teve o desenvolvimento esperado a nível global. Apesar do crescimento continuar, o seu impulso diminuiu e as incertezas aumentaram. Cabo Verde também sente o impacto.

Os deuses devem estar loucos
“O homem superior é persistente no caminho certo e não apenas persistente.” Confúcio

Edição 1046
Os 30 anos das primeiras eleições autárquicas democráticas fazem a manchete desta semana do Expresso das Ilhas.

BCV revê em alta as previsões avançadas em Abril
Banco de Cabo Verde antecipa um crescimento económico de 6,6% em 2021, acima da previsão do FMI (4% para este ano) e dos números do governo (entre 3,5% e 6%). Segundo o governador, Óscar Santos, esta estimativa é, inclusive, a mais negativa. Este ano, acredita, o PIB até poderá ter uma subida superior a 7%.

Descobrir a origem das coisas
Findo o ciclo eleitoral, as próximas eleições que serão para as câmaras municipais só vão realizar-se no último trimestre de 2024 ficando as legislativas para 2026. Este grande intervalo de tempo sem eleições podia ser uma grande oportunidade para – num quadro plural, mas que também deve ser de convergência em aspectos fundamentais – a sociedade se mobilizar e encontrar vias para a construção de uma prosperidade sólida e sustentável.

FMI prevê crescimento para Cabo Verde acima do projectado pelo governo
A economia cabo-verdiana pode crescer 6,5% em 2022, cinco décimas acima da previsão mais optimista do governo para o próximo ano, 6%. Estes são os dados do último Outlook sobre a economia mundial, publicado pelo Fundo Monetário Internacional esta terça-feira.
mais