Edição 1233

PorExpresso das Ilhas,16 jul 2025 0:02

A entrevista a Rodrigo García-Verdú, representante residente do FMI em Cabo Verde, faz a manchete da edição desta semana do Expresso das Ilhas.

O Conselho de Administração do FMI concluiu a sexta revisão no âmbito do acordo de Facilidade de Crédito Alargado (ECF) e aprovou uma extensão de quinze meses e um aumento equivalente a trinta por cento da quota no âmbito do acordo ECF. O Conselho de Administração também aprovou uma extensão de quinze meses do acordo de Facilidade de Resiliência e Sustentabilidade (RSF) e o reescalonamento das datas de disponibilidade no âmbito do acordo RSF. A perspectiva económica de médio prazo de Cabo Verde continua favorável, mas sujeita a riscos. De Washington, onde esteve a participar na reunião, o economista mexicano Rodrigo García-Verdú, representante residente do FMI em Cabo Verde, falou com Expresso das Ilhas sobre estes e outros temas.

Em período de férias escolares, destaque ainda para a reportagem: “Férias em frente do ecrã. Que impactos na saúde das crianças?” Durante as férias escolares é comum que as crianças passem mais tempo a brincar. Entretanto, muitos pais trabalham nesse período e nem sempre conseguem levar os filhos a passear ou a brincar ao ar livre, ou não podem suportar os custos de uma colónia de férias. Como resultado, os mais pequenos acabam por passar o Verão diante da televisão ou ao telemóvel. Mas como é que a troca das brincadeiras ao ar livre por horas em frente aos ecrãs impacta a saúde das crianças?

Chamada de Primeira Página para um artigo sobre a conferência “Desafios da Actual Situação Geopolítica Internacional”, proferida por Durão Barroso, presidente da Aliança Global para as Vacinas (GAVI), antigo presidente da Comissão Europeia e ex-Primeiro-Ministro de Portugal. “Como é que funciona este mundo? E o que é que está, neste momento, a acontecer no mundo?”. Foi a essas perguntas que o convidado procurou responder. Uma coisa é certa, sublinha: “Nada voltará ao que era dantes”.

Ontem celebrou-se o Dia Nacional da Segurança Social. Na ocasião, o presidente do Instituto Nacional de Previdência Social (INPS), Mário Rui Fernandes, assegurou que a sustentabilidade financeira da instituição está reforçada, com o Fundo de Reserva da Previdência a crescer de cerca de 40 milhões de contos em 2010 para mais de 100 milhões actualmente.

O polémico Manual de Língua e Cultura Cabo-verdiana voltou esta semana a dar que falar. Em destaque trazemos também este tema. Na sequência das críticas, que o consideram um “atentado linguístico”, uma tentativa de “engenharia artificial” e de “criação de uma nova variedade linguística”, o Ministério da Educação esclareceu que o manual da disciplina de Língua e Cultura Cabo-verdiana, introduzida de forma opcional no 10.º ano, tem carácter experimental e visa fomentar a construção de consensos pedagógico-científicos sobre o ensino da língua cabo-verdiana.

Na opinião, a ler: “Falsos Messias com velhas fraquezas - Democratas de ocasião, estalinistas de formação”, de Paulo Veiga; “A real leitura dos dados macroeconómicos: factos”, de Gilson Pina; e ainda a rubrica “Repensar a Educação”, de Brito-Semedo, que esta semana traz “Educação Inclusiva: Construir Pontes, não Barreiras”.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,16 jul 2025 0:02

Editado porSara Almeida  em  16 jul 2025 9:43

pub.
pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.